>

Pesquisa revela ainda que TV continua na preferência para entretenimento

Viajar é bom, de férias é melhor ainda. Pelo menos é o que 70,8% da população da região metropolita de Salvador sinaliza ao afirmar que “férias verdadeiras sempre incluem uma viagem”. Desses, 29,5% são jovens curiosos, com alto poder aquisitivo, que escolhem com cautela os próximos destinos para aproveitar ao máximo. Estas e outras informações foram levantadas pela Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP e Kantar IBOPE Media para traçar o perfil do viajante baiano.

A pesquisa aponta ainda que quase metade da RMS viajou nos últimos 12 meses de carro, ônibus ou avião, equivalente 47,2%. Das pessoas que viajaram, 37,8% optaram por se deslocar de avião e 37,1% devem viajar em até um ano. Os principais critérios de compra de passagem para este público são o preço e conveniência de horários, 80,9% e 55,4%, respectivamente. Destes que optam por decolar, 49,9% costuma assistir TV e acessar a internet ao mesmo tempo, sendo os meios de maior consumo simultâneo.

De todos os entrevistados, 82% fizeram viagens rodoviárias de ônibus ou carro no último ano. Para estes, a TV desempenha um papel importante, com penetração de 90,3%, sendo ainda uma fonte confiável para 60,1%. “É interessante observar que, mesmo diante de novas mídias surgindo quase que diariamente, com a facilidade da informação pelo celular, a televisão se mantém como meio relevante e confiável tanto para entretenimento, quanto para conteúdo informativo”, afirma João Gomes, diretor-presidente da ABMP.

Ainda na RMS, de acordo com o TGR – estudo que cruza os dados da audiência com dados comportamentais, utilizado pela Kantar -, os gêneros mais assistidos na TV, entre os que fizeram viagens de carro ou ônibus em 2016, foram novela, minissérie e futebol.

O relatório completo da pesquisa está disponível no link abaixo:

Pesquisa Kantar Ibope Media_ABMP (Viagem)