Arroz e feijão continuam essenciais em mais de 90% dos pratos na Grande Salvador, diz pesquisa sobre segmento que investiu mais de R$300 mi em mídia

Será que o baiano está preocupado com o que come no dia a dia? Para conhecer melhor o comportamento deste público diante das prateleiras do supermercado na Grande Salvador, a Associação Baiana do Mercado Publicitário e a Kantar IBOPE Media divulga uma pesquisa reveladora. Pouco surpreende quanto à predileção, nos últimos 12 meses, de mais de 90% pela dupla arroz e feijão, assim como por manteiga/margarina, leite e óleos. Por outro lado, dispara um alerta para os 77,7% da população que consome congelados.

Café, seja em pó ou grão, está na lista de compras de 87,5% dos entrevistados e foi o mais consumido (73,4%) nos últimos sete dias entre as bebidas não alcóolicas, seguido de refrigerante (69,4%). Já cerveja e vinho lideram na categoria alcóolica com 39,8% e 19,7%, respectivamente. Na hora de escolher o que vai levar, 67% busca se informar sobre os produtos novos antes de efetuar a compra, 42,5% consulta o valor nutricional e 36,7% considera as calorias dos alimentos que come.

Quando se trata do consumo de lanche nos últimos sete dias, chocolates, bombons e biscoitos salgados lideram entre 65,9% das pessoas consultadas. Em seguida, vem o biscoito doce e o iogurte, com 64,5% e 54%, respectivamente. No senso comum, as pessoas que consomem estes produtos apresentam afinidade com as frases “eu confio na televisão pra me manter informado” e “eu confio no rádio para me manter informado”.

Publicidade – Talvez por isto os setores de Alimentos e de Bebidas estejam entre os maiores investidores em mídia. Em Salvador, no ano passado, injetaram juntos R$325 milhões de verba no mercado publicitário, sendo 96% destinado aos anúncios em TV, depois para rádio, jornal, cinema e mídia digital out of home (exterior).

Através do método de estudo Target Group Index, a ABMP e a Kantar podem cruzar dados de consumo de produtos, serviços e mídia a estilos de vida e características sociodemográficas. Desta forma é possível saber com quais programas de TV quem bebe refrigerante tem mais afinidade, por exemplo. Resposta que, entre outras informações, está no relatório completo da pesquisa, disponível no link  Pesquisa Kantar Ibope Media ABMP (Alimentação).