CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA

Durante a realização do Fórum de Propaganda, em dezembro de 1997 na Praia do Forte, foi sugerida a criação de uma entidade que reunisse todos os segmentos do mercado, em torno de um objetivo comum. Naquele encontro ficou claro que interesses divergentes não seriam o melhor caminho para se planejar o futuro de nossa atividade. Assim nasceu a ABMP, reunindo agências de propaganda, veículos e fornecedores, com o único objetivo: Promover ações voltadas para promover o crescimento do mercado local. Uma comissão provisória foi formada para redigir o estatuto e legalizar a entidade, através de registro no 2º Cartório de Títulos e Documentos da Cidade de Salvador, sob o nº 03.030.754/0001-82 de Pessoas Jurídicas.

Durante o ano de 1998 e 1999, a ABMP traçou um plano de trabalho e efetivamente definiu o seu campo de atuação. Inicialmente, foram convidados para compor a diretoria, representantes do mercado local e representantes de outras entidades do mercado publicitário, como ABAP-BA e SINAPRO – Sindicato das Agências de Propaganda.

Com o objetivo de ampliar sua atuação, em 2004 a ABMP deu inicio a sua expansão regional e, em 16 de julho, fundou o capitulo Sul em Itabuna. Em 2005, foram fundados os Capítulos Feira de Santana e Oeste em Barreiras. Neste mesmo ano, foi assinado um acordo de parceria com o CENP. E em 2006, foi fundado o Capítulo Sudoeste em Vitória da Conquista. Hoje a ABMP possui um total de 49 associados.

Também em 2006 foi lançado o prêmio ABMP, evento realizado anualmente, no Dia Mundial da Propaganda (04 de dezembro) e que tem por objetivo destacar o trabalho de profissionais que atuam nos departamentos de marketing de anunciantes, dirigentes de veículos de comunicação, agências de propaganda da capital e interior, e fornecedores de serviços de comunicação.

Objetivos:
A ABMP é uma entidade associativa sem fins lucrativos, empenhada em promover o desenvolvimento do mercado publicitário e tem os seguintes objetivos:

1- Aplicar, difundir, estudar e aprimorar os princípios e métodos de informação, voltados para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais de publicidade, desenvolvendo e profissionalizando esse mercado;

2- Criar mecanismos para mensurar e disponibilizar informações sobre o mercado baiano;

3- Congregar os segmentos que compõem o mercado – Agências, Veículos, Fornecedores e Entidades;

4- Atuar junto aos poderes públicos, Associações e Federações em questões de interesse do mercado;

5- Promover o desenvolvimento do mercado anunciante.

formada por profissionais que conhecem

João Gomes

João Gomes

Gestão 2015 a 2017

Marcelo Lyra

Marcelo Lyra

Gestão 2003 A 2006 / 2006 A 2007

Pedro Dourado

Pedro Dourado

Gestão 2011 A 2013 / 2013 A 2015

Rodolfo Tourinho

Rodolfo Tourinho

Gestão 1998 A 2000 / 2000 A 2003

Nei Bandeira

Nei Bandeira

Gestão 2007 A 2009 / 2009 A 2011

diretorias anteriores

30/10/2015 – Diretoria

Presidente: João Gomes

Vice Relações Públicas: André Lemos

Vice Planejamento: Kiko Silva

Conselheiros: Nei Bandeira/Cláudio Nogueira/Edmilson Vaz/Fernando Passos/Marluce Barbosa/Pedro Dourado

30/05/2013 E 30/10/2015 – Diretoria

Presidente: Pedro Dourado

Vice Relações Públicas: Edmilson Vaz

Vice Planejamento: João Gomes

Conselheiros: Cláudio Nogueira/Marluce Barbosa/Roberval Luânia/Marcia Tucunduva/Liani Sena/Fernando Passos

30/05/2011 – Diretoria

Presidente: Pedro Dourado

Vice Relações Públicas: Hélide Borges

Vice Planejamento: Dante Iacovone

Conselheiros: Cláudio Nogueira/Marluce Barbosa/Roberval Luânia/Mauricio Xavier/Liani Sena/Fernando Passos

15/05/2009 – Diretoria

Presidente: Nei Bandeira

Vice Relações Públicas: Pedro Dourado

Vice Planejamento: Eduardo Santos

Conselheiros: Hélide Borges/Alberto Adler/Bruno Guimarães/João Gomes/Fernando Passos/Márcia Tucunduva

05/09/2006 – Diretoria

Presidente: Marcelo Lyra

Vice Relações Públicas: Renato Tourinho

Vice Planejamento: Mauricio Xavier

Conselheiros: Rodolfo Tourinho/André Lemos/Alexandre Raposo/Carla Copello/Hélide Borges/Maria Eduarda Baleeiro

01/10/2003 – Diretoria

Presidente: Marcelo Lyra

Vice Relações Públicas: Renato Tourinho

Vice Planejamento: Mauricio Xavier

Conselheiros: Rodolfo Tourinho/André Lemos/Alexandre Raposo/Carla Copello/Hélide Borges/Maria Eduarda Baleeiro

16/09/2000 – Diretoria

Presidente: Rodolfo Tourinho

Vice Relações Públicas: Sidônio Palmeira

Vice Planejamento: André Lemos (Vice Presidente De Planejamento)

Conselheiros: Cláudio Carvalho/Cléo Silva/Pedro Dourado/José Linhares/Mauricio Xavier

05/08/1998 – Diretoria Provisória

Presidente: Rodolfo Tourinho

Vice Relações Públicas: Sidônio Palmeira

Vice Planejamento: André Lemos

junte-se ao mercado