COLUNISTAS

Coerência na essência

Coerência na essência

Sempre digo que de nada vale a teoria sem a prática. Isso se aplica ao “meu mundo da coleta e análise de dados” mas, essencialmente, se aplica à vida. As tendências nos levam para inovação, inclusão, equidade, diversidade... e então, as empresas e seus profissionais...

ler mais
Os afetos secretos do Natal

Os afetos secretos do Natal

Qual dos Natais que está ganhando mais espaço na preferência das pessoas? O Natal-cultural, com ceia em família, a árvore e pisca-pisca na sala, os amigos-secretos, festas de firma, partilha de presentes? Ou será o Natal-fim-do-ano-fiscal, com fechamento do balancete...

ler mais
Sobre Valores e Valores

Sobre Valores e Valores

Entre as décadas de 80 e 90, uma empresa chamada Talent estava entre as 15 maiores agências de propaganda do país. Para quem não sabe, a Talent foi responsável por criar, durante os anos 80, o clássico “Bonita Camisa Fernandinho” para a marca de Camisas US Top e a...

ler mais
Até onde a lei da proteção cuida de nós?

Até onde a lei da proteção cuida de nós?

Uma semana antes da OMS emitir o alerta sobre a epidemia do novo coronavírus na China, a startup de inteligência artificial BlueDot detectou a doença e os locais onde iria se espalhar. O alerta poderia ser dado antecipadamente para toda sociedade, porém a tecnologia...

ler mais
Brand Safety em tempos de fake news

Brand Safety em tempos de fake news

Primeiro a desconfiança sobre a eficácia, depois o encantamento: algoritmos que escolhem com base em IA quais melhores sites/portais/apps para sua campanha ser exibida! A automatização da mídia ou mídia programática  é amplamente usada para melhorar a performance de...

ler mais
Sobre o coronavírus, o marketing e as empresas

Sobre o coronavírus, o marketing e as empresas

“Toda crise gera uma oportunidade” ou “Enquanto uns choram outros vendem lenços” são adágios conhecidos de todos. Com o coronavírus não tem sido diferente, mas além de algumas oportunidades, a pandemia tem provocado uma série de ações por parte das empresas...

ler mais
Atendimento em tempos de Coronavírus

Atendimento em tempos de Coronavírus

Era esperado para uma geração que não viveu a gripe espanhola, nem a guerra, e que só viu o ebola pelo cinema ter dificuldade de compreender o que estamos passando. Meu filho de 11 anos me perguntou: mas quando você era do meu tamanho teve uma doença assim? Um vírus...

ler mais
Reflexões sobre Fake News e o poder

Reflexões sobre Fake News e o poder

Informação é poder. Sempre foi. Até o século 20, quem detinha a informação detinha o poder. No século 21 o poder é de quem compartilha a informação. Isso está atrelado ao crescimento da internet e às redes sociais. Então, podemos afirmar que o fenômeno das fake news...

ler mais
O necessário preço da incerteza

O necessário preço da incerteza

Crime de responsabilidade. Crime de falsidade ideológica. Interferências políticas na autonomia da justiça. A negação da sustentação de toda a base de um discurso. Gravíssimo.Freud já nos falava da nossa predisposição natural a recusar fatos que contrariassem a nossa...

ler mais
“Gripezinha”, a marca registrada

“Gripezinha”, a marca registrada

O Coronavírus já tem uma marca registrada: “Gripezinha”. E não foi criação de nenhum publicitário de renome, pelo contrário, o idealizador do conceito é um cidadão de baixos instintos e pouca cultura, admirador de ídolos de pê de barro, um deles um americano também de...

ler mais
Lições aprendidas de dentro de casa!

Lições aprendidas de dentro de casa!

Há quase 20 dias eu me mudei, para a minha própria casa! Agora vivo aqui, 24 horas por dia, de onde eu escrevo este texto!  O lar virou o meu refúgio, um porto seguro, o local de trabalho, o espaço de lazer e de descanso.  Nunca imaginei que de dentro da...

ler mais
2020: A Década da Reputação

2020: A Década da Reputação

Podemos dizer que 2018 foi o ano da Queda de Reputação, 2019 o ano das Manifestações e Protestos e 2020, a Década da Reputação. Isso porque de 2018 pra cá, assistimos os escândalos de grandes empresas. A começar pelo Facebook, expondo os riscos da violação de dados...

ler mais
Investimentos na saúde em tempos de crise

Investimentos na saúde em tempos de crise

“Investimentos no setor de saúde não são apenas investimentos no setor de saúde. São investimentos para o crescimento econômico e para um futuro mais justo e próspero para todos”. Esta frase foi dita pelo diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros...

ler mais

junte-se ao mercado