COLUNISTAS
Coerência na essência
Sempre digo que de nada vale a teoria sem a prática. Isso se aplica ao “meu mundo da coleta e análise de dados” mas, essencialmente, se aplica à vida. As tendências nos levam para inovação, inclusão, equidade, diversidade... e então, as empresas e seus profissionais...
Vaidotização: Porque os apelos de estética crescem entre influenciadores e influenciados?
Um número vertiginoso de procedimentos e cirurgias estéticas cresceu no ano de 2020. Um ano que, em plena pandemia, nos fez refletir sobre nossas formas de ganho, em como cuidar de nós mesmos e dos nossos, em como conviver de forma madura com a coletividade, ainda...
Os afetos secretos do Natal
Qual dos Natais que está ganhando mais espaço na preferência das pessoas? O Natal-cultural, com ceia em família, a árvore e pisca-pisca na sala, os amigos-secretos, festas de firma, partilha de presentes? Ou será o Natal-fim-do-ano-fiscal, com fechamento do balancete...
Sobre Valores e Valores
Entre as décadas de 80 e 90, uma empresa chamada Talent estava entre as 15 maiores agências de propaganda do país. Para quem não sabe, a Talent foi responsável por criar, durante os anos 80, o clássico “Bonita Camisa Fernandinho” para a marca de Camisas US Top e a...
Até onde a lei da proteção cuida de nós?
Uma semana antes da OMS emitir o alerta sobre a epidemia do novo coronavírus na China, a startup de inteligência artificial BlueDot detectou a doença e os locais onde iria se espalhar. O alerta poderia ser dado antecipadamente para toda sociedade, porém a tecnologia...
Brand Safety em tempos de fake news
Primeiro a desconfiança sobre a eficácia, depois o encantamento: algoritmos que escolhem com base em IA quais melhores sites/portais/apps para sua campanha ser exibida! A automatização da mídia ou mídia programática é amplamente usada para melhorar a performance de...
Sobre o coronavírus, o marketing e as empresas
“Toda crise gera uma oportunidade” ou “Enquanto uns choram outros vendem lenços” são adágios conhecidos de todos. Com o coronavírus não tem sido diferente, mas além de algumas oportunidades, a pandemia tem provocado uma série de ações por parte das empresas...
Atendimento em tempos de Coronavírus
Era esperado para uma geração que não viveu a gripe espanhola, nem a guerra, e que só viu o ebola pelo cinema ter dificuldade de compreender o que estamos passando. Meu filho de 11 anos me perguntou: mas quando você era do meu tamanho teve uma doença assim? Um vírus...
15 insights da COVID-19 para criação de negócios internacionais
Estamos em um momento completamente incerto, onde as maiores economias mundiais despencam seus números e desnudam de uma vez por todas seu lado frágil, pouco visto durante décadas. Para termos uma ideia, de acordo com o FMI, prevê-se uma queda de 3% do PIB mundial, já...
Reflexões sobre Fake News e o poder
Informação é poder. Sempre foi. Até o século 20, quem detinha a informação detinha o poder. No século 21 o poder é de quem compartilha a informação. Isso está atrelado ao crescimento da internet e às redes sociais. Então, podemos afirmar que o fenômeno das fake news...
O necessário preço da incerteza
Crime de responsabilidade. Crime de falsidade ideológica. Interferências políticas na autonomia da justiça. A negação da sustentação de toda a base de um discurso. Gravíssimo.Freud já nos falava da nossa predisposição natural a recusar fatos que contrariassem a nossa...
“Gripezinha”, a marca registrada
O Coronavírus já tem uma marca registrada: “Gripezinha”. E não foi criação de nenhum publicitário de renome, pelo contrário, o idealizador do conceito é um cidadão de baixos instintos e pouca cultura, admirador de ídolos de pê de barro, um deles um americano também de...
Lições aprendidas de dentro de casa!
Há quase 20 dias eu me mudei, para a minha própria casa! Agora vivo aqui, 24 horas por dia, de onde eu escrevo este texto! O lar virou o meu refúgio, um porto seguro, o local de trabalho, o espaço de lazer e de descanso. Nunca imaginei que de dentro da...
2020: A Década da Reputação
Podemos dizer que 2018 foi o ano da Queda de Reputação, 2019 o ano das Manifestações e Protestos e 2020, a Década da Reputação. Isso porque de 2018 pra cá, assistimos os escândalos de grandes empresas. A começar pelo Facebook, expondo os riscos da violação de dados...
Investimentos na saúde em tempos de crise
“Investimentos no setor de saúde não são apenas investimentos no setor de saúde. São investimentos para o crescimento econômico e para um futuro mais justo e próspero para todos”. Esta frase foi dita pelo diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros...
junte-se ao mercado