A Bahia foi o único estado do Nordeste a apresentar saldo positivo de empregos formais entre janeiro e abril de 2017. A informação é da pesquisa divulgada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que aponta que Estado foi o único da região que não apresentou diminuição dos postos de trabalho no primeiro quadrimestre deste ano.

A agropecuária foi o setor que mais admitiu trabalhadores, com criação de 5.059 vagas de emprego. A segunda colocação fica para a Administração Pública, com 2.514 novos postos de trabalho. Em seguida, vem a Indústria de Transformação (+2.199 postos), os Serviços Industriais de Utilidade Pública (+1.554 postos) e o setor de Serviços (+171 postos).

Entre os municípios que mais contribuíram para o resultado positivo na geração de empregos formais na Bahia, estão Luís Eduardo Magalhães, Itamaraju, Dias D´Ávila, Eunápolis, Jequié, Casa Nova, Jacobina e Barreiras. Já Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Porto Seguro apresentaram os maiores saldos negativos no estado.

 

Agropecuária

O bom desempenho do setor agropecuário baiano já havia sido apontado em pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com o estudo, a agropecuária do estado registrou expansão de 30% no valor adicionado no primeiro trimestre de 2017.

A expansão foi resultado do bom desempenho em culturas tradicionais e que tem grande peso na atividade econômica baiana, como o cultivo da soja, que apontou expansão de 50% na produção, assim como nas culturas de milho, com 60%, e feijão, com 70%.

Fonte: Site Bahia Já