Muitos empreendedores acabam não aproveitando as oportunidades que um planejamento de comunicação pode oferecer por falta de conhecimento ou por questões financeiras. Pensando justamente nesse cenário que a Associação Brasileira de Agências de Publicidade-ABAP/Bahia lança agora em agosto o Programa Start, que busca incentivar a inserção de novos anunciantes no mercado baiano através de uma série de descontos e condições especiais de pagamento na criação e veiculação de peças publicitárias e campanhas.

A iniciativa, que contará com uma ocasião especial de lançamento, no dia 30 de agosto, em um almoço no restaurante Amado com a participação dos veículos de comunicação e agências de publicidade, está disponível para empresas que nunca fizeram publicidade ou que estão fora da mídia há pelo menos 24 meses, além de estar sediadas na Bahia ou anunciar em veículos locais. A série de vantagens oferecidas pelo Programa Start é válida pelo período de um ano e inclui ainda cursos e palestras ministrados gratuitamente pela ABAP/Bahia para os participantes sobre temas como a importância da publicidade para o negócio, conhecimento da concorrência e planejamento estratégico.

 

Planejando

Américo Neto, vice-presidente da ABAP/Bahia, diz que o primeiro passo dentro do Programa Start é a realização de um planejamento de comunicação realizado por uma das agências de publicidade afiliadas à ABAP/Bahia ou ao Sindicato das Agências de Propaganda-Sinapro/BA. “Nesse momento, são feitos diversos estudos sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa, situação do mercado e da concorrência, perfil do público alvo, entre outras coisas”, elenca Américo.

Ele informa também que é no planejamento que são avaliados quais os veículos e tipos de anúncios mais adequados para cada segmento. O vice-presidente explica, por exemplo, que uma empresa de blindagem pode se beneficiar com a iniciativa por ser um mercado bem específico. “O perfil do consumidor desse segmento é de classe social elevada e pode-se fazer uma estratégia voltada a atingir especificamente esse cliente, através de anúncios em revistas segmentadas e em banners de internet com um direcionamento através do público alvo”, relata.

 

Oportunidade

“O que se vê é que muita empresa nova acaba não anunciando por achar que esse é um serviço caro, e queremos mudar essa concepção, ao oferecer uma série de descontos desde a elaboração do anúncio junto à agência de publicidade, produção do material e divulgação nos veículos de comunicação”. Entre as possibilidades estão comerciais de televisão, spots de rádio, anúncios para jornal e revista, adesivos para a mídia exterior, produção de outdoor e produção de banners para a internet. As facilidades também estão presentes no pagamento, que contarão com um prazo maior entre as faturas que podem ser divididas em até três vezes.

Com a economia tendo uma retomada, mesmo que pequena, Américo ressalta que o momento é oportuno para esse tipo de investimento. “A necessidade de anunciar existe justamente para encontrar oportunidades em novos mercados, oferecendo assim maiores resultados para o empreendedor”. Todas as informações do Programa Start podem ser acompanhadas no hotsite, que será lançado no mesmo dia da iniciativa e está disponível no endereço www.programastart.com.br