Entrevista: João Gomes – Presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário – (ABMP)
“O mercado está ficando mais unido e mobilizado para qualificar mais as equipes. E entendo que qualificação e modernização são fundamentais para valorizarmos ainda mais o que já temos de muito bom.”
ABMP: O ano de 2016 marcou o início de uma nova fase da ABMP, com o lançamento de marca e site renovados neste segundo semestre, além de pesquisa sobre o mercado. O que motivou essa renovação e como você avalia os resultados já alcançados? Como seria o balanço do ano para a entidade?
J.G: Na verdade, a economia e a sociedade passam por uma rápida e intensa transformação. A ABMP é uma entidade agregadora, que deve espelhar os interesses dos diversos segmentos de comunicação da Bahia. É condição sine qua non que a entidade seja cada vez mais gregária, tendo uma base sólida de associados, firme nas parcerias com as demais entidades da comunicação do Estado e dialogue permanentemente com os entes públicos e privados.
Também entendemos que é necessário reapresentar o potencial do mercado Bahia e a qualidade do mercado de comunicação baiano. O Estado oferece inúmeras oportunidades que precisam ser mostradas com intensidade, e até mais em momentos adversos como o que estamos passando. Nosso trade tem muita qualidade. Temos serviços de ponta com fornecedores de comunicação; veículos importantes no cenário local e nacional; agências de propagandas reconhecidas até internacionalmente pela criatividade, planejamento e conhecimento; empresas com serviços fornecedores que nos permite realizar eventos mundiais e de ponta. Estes fatores motivaram a necessidade de reapresentarmos, 18 anos depois, o papel da ABMP.
A mudança da marca é um reflexo natural desta necessidade de reapresentarmos a entidade. É uma marca solar, trazendo a luz da Bahia para nossa atividade, nosso mercado, nossa gente. E também para tornar a ABMP mais transparente para seus associados e para a sociedade. Estamos tendo uma receptividade muito boa.
ABMP: Sobre a pesquisa acerca do mercado de comunicação baiano, divulgada recentemente, como tem sido a repercussão entre os profissionais e empresas do meio?
J.G: A pesquisa era um desejo muito antigo de todas pessoas do mercado. Acho que conseguimos um feito inédito. E é um estudo que pode ser mais aprofundado e será atualizado a cada dois anos. É um instrumento valioso para identificarmos como funciona nosso mercado. Só tínhamos dados nacionais ou no máximo sobre a região Nordeste. Mas vamos complementar os dados deste estudo com outras parcerias. Estamos buscando a SEI (Secretaria de Planejamento do Estado) e também firmamos agora uma parceria inédita com o Kantar Ibope Media, que beneficiará todos que atuam ou se interessam pela atividade de comunicação do Estado.
ABMP: Além da renovação da marca da ABMP, uma campanha para a valorização do profissional de comunicação foi lançada recentemente, em sua gestão. Como você avalia o atual cenário do mercado de comunicação baiano? Quais medidas podem contribuir para a valorização deste profissional?
J.G: O mercado está em constante mutação. São novas mídias, novas tecnologias; fatores econômicos e sociais que mudam o contexto. Creio que nossas empresas estão se movimentando e encontrando a forma de coexistir com tudo o que surge de novo. Vejo muito empenho e vontade de unir esforços para que todos atravessem os desafios que se apresentam. O mercado está ficando mais unido e mobilizado para qualificar mais as equipes. E entendo que qualificação e modernização são fundamentais para valorizarmos ainda mais o que já temos de muito bom. E precisamos mostrar de forma bastante consistente o nosso valor para a economia e para a sociedade.
ABMP: Toda essa renovação da entidade foi um primeiro passo para um planejamento que irá se desenrolar em 2017? Quais são os planos e próximos passos da entidade para este novo ano?
J.G: Sim. Tínhamos até metas mais ambiciosas, mas o ano foi desafiador e recheado de fatos emblemáticos. Ainda assim, conseguimos realizar as ações já citadas, e sobretudo unir e integrar mais as entidades. Isso é fundamental. Para 2017 temos como ações fortalecer a integração e parceria com as entidades do mercado e prover mais conteúdos no novo site da ABMP, que já conta com parceiros importantes, como o Kantar Ibope Media. A página oferecerá matérias sobre oportunidades econômicas e uma maior participação dos associados, apresentando as suas ações, além de depoimentos de artistas e personalidades baianos e colunistas renomados, como Carlos Linhares, Goli Guerreiro, Fernando Guerreiro, Sergio Siqueira, Nelson Cadena e outros que ainda passarão a integrar esse time.
Também planejamos realizar um grande seminário sobre Comunicação; ampliar a base de associados, agregando empresas do interior; e preparar a entidade para as suas próximas eleições. O futuro Presidente e Corpo Diretivo deverão ser escolhidos em um processo simples e transparente, com a votação dos associados aptos, conforme manda o Estatuto da entidade.
Teremos muitas novidades em 2017. E aproveito para desejar votos de Boas Festas e um Ano Novo melhor para todos.
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