Na última quarta-feira, dia 11, a Facebook Inc. lançou o projeto mundial ‘Facebook para Jornalismo’, que vai buscar a aproximação entre os desenvolvedores da rede social com a indústria jornalística. A proposta da plataforma é criar parcerias, ampliar as colaborações com as empresas de mídia e entender qual a melhor forma de manter o leitor informado na era digital. Para isso, engenheiros desenvolverão mecanismos e disponibilizará equipes técnicas no auxílio aos jornalistas no compartilhamento da notícia.

O objetivo inicial do Facebook é atuar no aperfeiçoamento das ferramentas que já estão em funcionamento, como a transmissão ao vivo, vídeos em 360° e “Instant Article”, que permite o acesso do leitor a notícia na própria rede social, sem a abertura de novos links, possibilitando uma interação mais direta entre veículos de notícias e os usuários da rede social.

Notícias falsas – Ainda foi anunciado uma outra grande novidade do Facebook: “Fact-Checking”. Este mecanismo foi criado em parceria com as organizações de mídia ABC News e Snopes, que vai diagnosticar com maior rapidez a veracidade da notícia compartilhada na rede social, alertando através de um selo que aquele conteúdo é falso. Consequentemente, a postagem perderá relevância no feed de notícias, sendo ainda impossibilitada de comprar anúncios na rede social e de viralizar, através de uma combinação de algoritmos que impedem spams de se tornarem acessados.