ago/2019

Edição especial do Quem sabe faz a live comemorou Dia do Outdoor com profissionais renomados da publicidade baiana e nacional

“Uma grande campanha começa por um grande outdoor”. Foi com esta frase que o publicitário Raul Nogueira Filho iniciou sua fala na edição especial do Quem sabe faz a live, que celebrou os 10 anos do Dia do Outdoor. Realizado na tarde desta quinta-feira (29), o programa foi apresentado por Léo Sampaio e teve como convidados o ex-presidente da Central de Outdoor Nacional, Valério Junkes e o presidente da Central de Outdoor Bahia, Roberval Luania, substituindo o vereador de Salvador, Geraldo Bastos, que não pôde comparecer.

Em aproximadamente 50 minutos de conversa, o programa da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) abordou assuntos como o atual cenário nacional do mercado de outdoors, capacidade de penetração desse tipo de mídia e o que torna a Bahia tão especial em relação às demais praças do país. Na edição extraordinária da live, um time com publicitários e profissionais do mercado baiano foi formado, integrando o bate-papo.

Para Junkes, o case dos outdoors na Bahia reflete no mercado nacional de maneira impactante, alavancando profissionais criativos locais para empresas e equipes renomadas de todo o país. “De Salvador saem muitos talentos e as agências de publicidade locais cumprem um papel revelando essas pessoas, sendo um celeiro e exemplo de impostação, por produzir e veicular bons conteúdos nas ruas e avenidas”, destaca.

Nogueira completa pontuando que a Bahia foi fundamental na definição deste formato como principal representante do mercado de mídia exterior. “Se aqui no estado o outdoor é o segundo modelo que gera maior faturamento, a nível nacional ele ocupa a terceira posição no mercado publicitário, ficando atrás da televisão e internet. O curioso disso tudo é que os indicativos a cada ano só melhoram e a perspectiva de crescimento para o futuro é a melhor possível”, pontua o publicitário.

Roberval Luania, em sua principal fala, chamou a atenção para a relação custo-benefício de se investir em outdoor: “O valor entregue de investimento por vezes é alto, mas o retorno obtido é ainda melhor. É um serviço de resultado e Salvador detém essa particularidade, de gerar impacto através de um único anúncio”.

Modernidade – Em dado momento da live, foi debatida a influência da tecnologia no mercado de outdoors. Raul Nogueira pondera que se trata de um caminho sem volta. “Se observarmos, estamos na era dos carros elétricos e autônomos. De novidades, a principal é a introdução do LED, que trouxe o movimento ao anúncio. Mesmo que de forma tímida, é um passo à frente. Porém, não acredito em grandes alterações, pois o outdoor é a essência da comunicação por ser o veículo de todos os veículos”.

Já Valério Junkes reconhece que, no exterior, essa integração com a tecnologia encontra-se em estágio mais avançado. “Estamos engatinhando. Precisamos elaborar estudos mais avançados em relação a essa conectividade com o digital. Mas algumas soluções acredito que são inevitáveis, como a disponibilização de wi-fi grátis, câmeras de monitoramento e o aprimoramento da audiência de impacto”.

A próxima live da ABMP será no dia 10/09, terça-feira (horário tradicional), 15h30, com tema já definido: “Publicidade para construir marcas fortes”. O programa especial sobre os outdoors está disponível no Facebook , site e canal do Youtube da associação.