>

dez/2017

O dado aparece em pesquisa realizada na Região Metropolitana de Salvador pela Kantar IBOPE Media e ABMP, e também apura a relação desse público com os meios de comunicação

 

Para os praticantes de alguma modalidade esportiva, a saúde é levada muito a sério. Pelo menos 86% deste público diz que “pagaria qualquer preço por minha saúde”, segundo pesquisa realizada em parceria pela ABMP – Associação Baiana do Mercado Publicitário e Kantar Ibope Media, empresa especializada em dados sobre consumo, desempenho e investimento de mídia.

A pesquisa é feita por um software de pesquisa comportamental, o Target Group Index, da Kantar, e abrange universo aproximado de 3,2 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Salvador, no intervalo de um ano, entre 2016 e 2017.

O trabalho identificou que 79% dos respondentes concordam que é importante manter a forma física, enquanto 31% dizem ter praticado algum esporte nos últimos 12 meses. Entre os praticantes, 70% se exercitam pelo menos uma vez por semana.

A pesquisa identificou que entre os praticantes de alguma atividade esportiva, 73% declaram assistir esportes pela TV. Para 69% desse público, a televisão é apontada como meio confiável para obter informações. Para 65% dos esportistas “a propaganda na televisão é interessante e proporciona assunto para conversar”. Também foram citados como meios para informação o rádio (citado por 54%) e jornal (48%).

A relação entre a audiência desses meios e a busca por produtos anunciados nos comerciais aparece na pesquisa com o público esportista. A frase “enquanto assisto TV, faço buscas na Internet sobre os produtos que vejo anunciados” esteve mais presente entre os que praticaram esportes do que entre os que não praticaram.

A pesquisa também aborda o quesito comodidade. Entre os esportistas, 75% afirmam gostar de produtos que facilitem o dia a dia e 76% não abrem mão do conforto. Sobre promoções nas vendas, 78% concordam com a frase “eu sempre procuro ofertas e descontos”. Porém, os praticantes de esporte demonstram prezar por qualidade, uma vez que 69% dizem que “quase sempre compensa pagar mais caro por produtos de qualidade”.

O relatório completo com todos os dados da pesquisa está disponível no link  Pesquisa Kantar Ibope Media ABMP (Esporte).