>

Mexa esses neurônios gordos.

fev/2017

Sim, estamos todos nesse mesmo barco, observando atordoados naves espaciais voando sobre nossas cabeças. Não sei você, mas essa é a sensação que percebo na maioria dos publicitários do século passado, eu incluso. De repente, acabou toda a nossa tranquilidade de receber um briefing bem comportado, com objetivo relativamente claro, pra apenas traduzir em algo criativo e “vendedor”. Bons tempos. Nada de métricas, nenhum compromisso sério com metas. Não que este modelo de atirar no escuro não seja ainda o padrão de uma série de jobs que recebemos. O problema é que eles já não servem mais como serviam antes. Essas campanhas perderam eficiência e não preciso repetir o porquê, pois você já deve estar cansado dessa conversa apocalíptica. A audiência mudou, o público está mais difícil de ser encontrado de bobeira por aí e, pior, parece desprezar as mensagens old fashion, tal qual rechaçamos a presença daquele vendedor chato que nos aborda durante as compras no shopping.

Nossa sorte é que neurônio serve pra tudo. Numa era em que tudo muda o tempo todo, nada mais poderoso que a criatividade pra criar o porvir (palavra retrô, né?). Nosso cérebro ainda pode ser muito útil para redesenhar processos e negócios, colaborar no design de produtos e serviços, descobrir novos canais pra chegar mais fácil e rápido ao coração do consumidor, antecipar suas necessidades com um olhar mais sensível sobre toda essa miríade de informações hoje disponíveis,  e chegar a insights originais como sempre fizemos, ou seja, inovar. Talvez assim nós possamos exercer a plenitude da nossa alcunha: criativos.

Agora só depende de você. Temos sempre a opção de usufruir dos últimos frutos da cansada galinha dos ovos de ouro e viver da propaganda tradicional por mais alguns anos. Ou podemos turbinar a nossa massa cinzenta com novos estímulos, estudando obcecadamente. Particularmente, com toda humildade, tenho muito orgulho de ter voltado ao banco de escola e ter aprendido com meus ex-alunos e até com alguns alunos deles. Também tenho aberto a cabeça a fórceps pra entender o que dizem meus sábios colegas millennials. No mais, é viver e não ter a vergonha se der feliz. Perguntar sempre foi a minha melhor estratégia pra tudo na vida. Não temos, nem nunca tivemos, obrigação de saber tudo. Mas podemos sempre aprender qualquer coisa, se formos suficientemente curiosos.

Pois é. Se quiser mudar de fase e ganhar vidas, atualize esse aplicativo que você tem aí atrás dos olhos.  Se jogue.

João Dude

João Dude

Convidado

Diretor de Planejamento da Leiaute Propaganda. Foi sócio-diretor de criação da Única Comunicação de 1995 a 2012, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Marketing e especialista em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Inspirado pelo curso de inovação da Perestroika – Escola de Atividades Criativas. Foi diretor da Academia de Neurônios, empresa de desenvolvimento de conteúdo, entre 2003 e 2005 e professor de cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições.

Mais artigos

Da Paternidade à Filantropia

Ao me tornar pai, já imaginava que minha vida ia passar por transformações, mas jamais da forma como aconteceram. Aos nove anos, meu filho foi diagnosticado com câncer. Travamos uma batalha que felizmente foi vencida e, a partir daí, uma nova força foi gerada. Durante...

ler mais

O resgate pela resiliência: o caso dos Javalis Selvagens

Era o dia 23 de junho, o time dos Javalis Selvagens havia acabado a partida de futebol. Um almoço festivo os esperava na casa de um dos integrantes do time para cantar parabéns. Mas eles convenceram a Ake, o técnico do time, a darem um passeio de bike na direção das...

ler mais

20 anos da ABMP

Toda entidade de classe nasce de uma necessidade, ou, de uma provocação. A ABMP nasceu das duas. A necessidade foi a de se constituir uma entidade que reunisse todos os segmentos da comunicação. Existia um precedente, a AP-Bahia (sigla de Associação de Propaganda da...

ler mais

A conexão através da comunicação

Contribuir para uma gestão mais eficiente, estabelecer canais de diálogo, promover interação, compartilhar informações com os diversos públicos. No dia a dia das organizações, a comunicação constitui um patrimônio valioso para alcançar objetivos sólidos e permanentes....

ler mais

Dois de Julho

Sorte nossa de comemorarmos duas independências, a da Bahia e a do Brasil. Comemoramos a primeira em 2 de julho com uma festa dita cívica, mas com elementos caraterísticos de outras festas populares: capoeira, samba, grupos de fanfarras, alegorias. E comemoramos em 07...

ler mais

Por uma antropologia da viagem

Comecei a reparar em conversas informais com brasileiros com quem me deparei na Europa, em viagem recente, em lojas, cafés e metrôs, que havia um grupo sem entusiasmo e indiferente aos valores europeus, apenas focado em consumir souvenires, cumprir roteiros óbvios e...

ler mais

junte-se ao mercado