abr/2021

Pioneiro na transmissão online em redes sociais da programação que exibe na TV Aratu, o AratuON segue mudando para oferecer mais conteúdo de qualidade e utilidade ao seu público. Neste domingo (11), o site entrou no ar com novidades na estética, design e, principalmente, no conteúdo jornalístico com enfoque em novas editorias e diversidade de colunas que vão ser publicadas diariamente. Lançou também o documentário inédito e exclusivo, “BAVI – O silêncio de um clássico”, sobre a partida de futebol realizada em Salvador, sem público por conta da pandemia.

O AratuON é o conjunto de produtos digitais do Grupo Aratu que contempla o site, o aplicativo, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, oferecendo ampla variedade de conteúdo exclusivo, ao vivo, feito de baianos, sobre baianos e para baianos. Indo além da notícia a que se propõe, traz uma nova forma de pensar o digital, investindo em produção de conteúdo audiovisual, com publicações explicativas, nos formatos texto e vídeo, para entreter o espectador e facilitar sua compreensão sobre os principais assuntos pautados no estado e no mundo.

“A pandemia fez com que a gente percebesse o quanto a notícia e o entretenimento podem ser valiosos na vida das pessoas. Esse conteúdo, feito com a responsabilidade e a tradição de 52 anos do Grupo Aratu, pode, literalmente, salvar vidas”, destaca Pablo Reis, gerente de conteúdo e inovação do grupo. “Os acionistas e toda a equipe percebemos que ampliar as nossas formas de atuação, buscando ao máximo valorizar a singularidade da Bahia, as coberturas ao vivo e as plataformas digitais que só a Aratu tem são o caminho para o protagonismo de nossos produtos digitais”, completa.

Dentre os novos produtos inseridos no portal, estão o AratuON Explica, em formato de vídeo com explicações mais detalhadas sobre temas cotidianos; uma série de entrevistas feitas através do canal de política Linha de Frente; o Colunistas On, com conteúdo opinativo em formato de texto e vídeo para os mais variados públicos; além de um podcast, o Onset, que está em fase de implementação. Outros novos projetos já estão sendo elaborados e deverão ser implementados até 2022.

 

Fora da caixa – Ainda neste ano, outra novidade é a implantação de unidades do AratuON no Salvador Hub e, posteriormente, no Doca 1, equipamento voltado para abrigar players da economia criativa que está sendo construído no bairro do Comércio. “Entendemos que é imprescindível para nossos produtos digitais estarmos perto da comunidade que está fazendo isso acontecer na Bahia. Assim, vamos buscar aprimorar nossas ferramentas e também oferecer o que o grupo tem de melhor, que é a expertise em se comunicar com os baianos”, ressalta a CEO do grupo Aratu, Ana Coelho.

 

Documentário – “BAVI – o Silêncio de um clássico” aborda a partida entre Bahia e Vitória no dia 13 de março pela Copa do Nordeste, em plena pandemia da Covid-19. Sem poder ir ao Estádio Manoel Barrada, os torcedores assistiram pela TV Aratu, transmissora oficial da competição na Bahia. “Através de um outro olhar, o documentário transmite o sentimento de vazio e ausência que ronda o clássico, ao mesmo tempo que destaca como a vibração e o clima de festa se transportam para a frente da televisão através da transmissão do jogo.”, traduz Murilo Deolino, diretor e roteirista do vídeo feito pela Mantu Filmes e coproduzido pelo AratuON. O vídeo vai estar disponível no site e canal do Youtube a partir de 0h deste domingo.

 

Colunistas – Para chancelar a produção de conteúdo diverso e qualificado, o AratuON passa a ter cerca de 20 colunistas rotativos, ao menos com uma coluna a ser publicada por dia, seja sobre política, economia, saúde, justiça, diversidade, social, cultura, entre outros segmentos. “Ouvir as demandas e dar voz à população sempre foi uma premissa do Grupo Aratu. Através das colunas, o espectador vai ter acesso aos mais variados temas que permeiam por diferentes setores da sociedade, com o conhecimento e expertise dos autores que são, na sua maioria, profissionais do mercado baiano”, explica Diorgenes Xavier, coordenador de conteúdo do portal.

Dentre os nomes já confirmados, estão especialistas como a promotora Lívia Maria Sant’Anna Vaz, reconhecida como uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo; Dra. Ana Cristina Batalha, vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia – ABCGIN; Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo – Saltur; e Onã Rudá, ativista e fundador da torcida LGBTricolor.

 

Propósito – A renovação do AratuON passa também pelo redirecionamento do propósito. “Não é um portal, é a vida ao vivo, em tempo real” passa a ser o motivo principal dos produtos digitais. Isso é resultado de um período de quatro meses de análises e provocações da consultoria baiana River, conduzida pelos experientes profissionais da comunicação Ana Queiroz e Maurício Magalhães. “A partir desta análise, ficou constatado que a produção de conteúdo audiovisual ao vivo é um ativo muito forte da Aratu e que combina bem com a demanda atual dos nativos digitais”, avalia Pablo.