Publicação adotou estratégia com foco em produção digital, se tornando inovador e conquistando audiência

Em sintonia com as reformulações de mercado e necessidades dos mais diversos públicos, o jornal Correio redesenhou sua estratégia de negócio, com foco em produção digital. Com esse novo modelo, a publicação se tornou referência em inovação e conquistou audiência, o que chamou a atenção de veículos internacionais, a exemplo do site britânico Journalism e do americano IJNet, Internacional Journalists’ Network.

A estratégia adotada incluiu uma mudança em toda a redação, com alteração de horários, processos e até criação de novas funções. Quase todos os profissionais, que antes trabalhavam com uma lógica de produção de impresso, agora trabalham online, gerando conteúdo de qualidade para todas as plataformas e canais. A nova rotina foi implantada em dezembro. E os resultados foram observados rapidamente: de dezembro para janeiro, o jornal teve um crescimento de mais de 13% de leitores leais. O número de leitores frequentes e novos também chama atenção. O primeiro cresceu mais de 35% e o segundo, mais de 102%.

Os princípios, valores e qualidade do impresso, que continua em circulação, foram preservados, contudo a produção de conteúdo é, agora, essencialmente digital.  No site Journalism, por exemplo, eles destacam os 10 passos que o Correio adotou em busca dessa transformação, o que inclui a definição da estratégia, mudança na organização da redação, uso de métricas, colaboração de diferentes departamentos, oferta de treinamento interno, intensificação do uso de mídias sociais e vídeos, produção de conteúdo com profundidade, estreitamento de relação entre o setor tecnológico e a redação, identificação do potencial dos profissionais e consciência da importância de estar sempre se atualizando. Para ver a matéria completa, acesse o link http://bit.ly/journalismuk. A matéria do site IJNet pode ser acessada aqui http://bit.ly/IJNetorg.