Jornal líder no estado, o Correio apresenta um novo layout do site e mudanças na forma de se produzir conteúdo local e exclusivo

O site de notícias favorito dos baianos está de cara nova. Com um design mais leve e atual, navegação mais fácil e intuitiva e com um conteúdo ainda mais conectado aos baianos, o novo site do Correio* entrou no ar neste sábado (5). O layout, desenvolvido por uma designer portuguesa, dá mais valor à curadoria e à análise dos conteúdos, que agora são apresentados em cinco seções totalmente inovadoras: Minha Bahia, Ba-Vi, Sua Diversão, Brasil & Mundo e Só se vê no Correio*, além de espaço reservado para galerias de fotografias e videorreportagens.

Em um momento em que as tecnologias se redesenham e que o consumidor vive uma mudança de comportamento, o jornal Correio*, líder no estado, também passa por sua própria transformação. Há cerca de um ano, em uma mudança liderada pelo diretor executivo Roberto Gazzi, o veículo vem reformulando sua estratégia de negócio, investindo na produção de conteúdo multiplataforma. Com a nova configuração do site, o leitor baiano sente de imediato a qualidade do jornalismo e a agilidade de como o noticiário chega até ele, seja pelo seu celular, suas redes sociais, computador e também pelo jornal impresso.

“O lançamento do novo Correio* é mais um passo na consolidação dos avanços que estamos implementando. Reafirmando nosso caráter inovador, a intenção é que o site seja uma referência em notícia no estado e que informe o leitor baiano exatamente com o que ele quer ler. Para isso, investimentos em um design bonito e limpo, bem intuitivo e com a cara do Correio*”, defende Gazzi.

No site, liderado pela designer portuguesa Mariana Santos, o encontro com o internauta é peça chave, por isso o formato preza pela interatividade, tendo uma linguagem e uma navegação elegante, com foco no conteúdo. Referência mundial em jornalismo digital, com passagem por The Guardian (Reino Unido), Fusion (Miami), Jogos Rio-2016 e CEO do projeto Chicas Poderosas, Mariana passou um mês em Salvador, prestando consultoria, trabalhando na redação do CORREIO* e planejando com o time do jornal na nova identidade digital do jornal.

 

Conteúdo

O resultado do novo momento do Correio* pode ser visto pelo leitor nas cinco novas seções do site: Minha Bahia, Ba-Vi, Sua Diversão, Brasil & Mundo e Só se vê no Correio*.  Além disso, o novo site conta com espaço para fotos galeria e reportagens de vídeos e muito mais. Na primeira divisão, que leva o nome do estado, o leitor pode encontrar os assuntos que influenciam a vida de quem mora na capital e nas cidades do interior, além de análises e leituras sobre como o noticiário nacional ou mundial pode interferir na vida do baiano.

Na seção Ba-Vi, voltada para o esporte, destaque para cobertura sobre os dois maiores clubes de futebol que representam o estado, sem deixar de lado os lances do futebol do Brasil e do mundo e as novidades mais importantes das outas outras modalidades. Em Sua Diversão, as pautas são as opções de entretenimento, lazer e artes, fazendo uma curadoria da programação cultural com o Guia Correio*, resenhas de gastronomia, dicas de filmes e séries, e ainda matérias sobre comportamento e diversão.

Já na página Só se vê no Correio*, dedicada ao conteúdo mais opinativo, crítico, analítico e especial, é onde o internauta tem acesso às colunas, artigos, editoriais e reportagens exclusivas sobre os mais variados temas. “O Só se vê no Correio* é mais que uma seção, é um selo. “Nossa intenção foi criar um espaço em que o leitor conheça e siga os nossos talentos. É um lugar de reflexão e debate, de opinião, de um conteúdo com o nosso olhar e jeito de fazer jornalismo. ”, explica Linda Bezerra, editora-chefe.

Nesse cenário, Bezerra destaca que todo o redesenho da redação foi inspirado no brilho dos profissionais. “Nossos colaboradores são as estrelas, não dá para fazer um bom conteúdo sem capital humano. Apostamos nos nossos talentos e temos uma vitrine para eles brilharem”, afirma.

Quem é assinante do jornal, pode continuar aproveitando as vantagens do Clube Correio, que proporciona experiências, prêmios, conteúdos e outras vantagens exclusivas através de diversos canais de relacionamento disponíveis – Site, Aplicativo, Facebook, Instagram e Central de Atendimento ao Assinante -, além de poder acompanhar tudo que acontece na cidade através do Guia.

 

Um novo jeito de trazer a notícia

Aliado à reformulação no conteúdo jornalístico, o Correio* também investe em novas estratégias de negócio, com foco em geração de valor para o leitor e para os anunciantes. “Do ponto de visto do Marketing, o novo Correio* apresenta um produto moderno e feito para atender as principais demandas dos nossos leitores, um site orientado a uma experiência mobile e veloz. Mudamos o posicionamento de nossa mídia display, ampliando a visibilidade dos banners, gerando uma melhor experiência para o usuário e aumentando a performance para nossos anunciantes. Nosso objetivo é aumentar o viewability e conversão de cliques e leads para nossos parceiros”, garante Fábio Góis, gerente de marketing e mídias digitais do Correio*.

O executivo ainda assegura que a análise do comportamento do leitor foi fator crucial para reformulação do veículo. “Estamos próximo dos nossos leitores e queremos estar acessíveis, levando a notícia para o dia a dia dos baianos, reunindo o que há de mais importante no estado. O site do Correio* traz esse conceito em sua essência. Por isso, não estamos apenas mudando o desenho do site, mas principalmente a forma que veiculamos a notícia”, complementa.