Precisa-se de Humanos 2.0

set/2019

Na Inglaterra do século XIX, as pessoas testemunharam a explosão do Ludismo, um movimento de tecelões que viam as máquinas, recém-criadas pela Revolução Industrial, como uma ameaça aos seus empregos. Desde então, o medo tem sido um sentimento presente nas relações que envolvem homens e máquinas e continua fortalecido no século XXI. Alguns analistas acreditam que a Inteligência Artificial será, em um futuro próximo, responsável por exterminar milhares de postos de trabalho em todo o mundo. Mas, conhecendo a história, será mesmo que devemos nos preocupar? Podemos fazer algo para preservar nossas carreiras e nos mantermos atuantes?

A resposta para ambas as questões é: sim! Devemos nos preocupar e desenvolver ações para nos mantermos competitivos. Neste contexto, é importante ter clareza que se há uma máquina ou tecnologia viável economicamente ela deverá executar as tarefas para a qual foi criada de forma mais eficiente que um ser humano. Mas, mesmo podendo capturar, armazenar, analisar milhares de dados e ainda por cima aprender, elas nunca terão algo que apenas nós temos: humanidade. Por isso, para começar precisamos mudar o mindset e colocar as máquinas em seus devidos lugares.  Tecnologias existem para facilitar o nosso trabalho e deixar a nossa vida melhor. Existem para nos servir e não o contrário. Vendo as máquinas como parceiras e não como inimigas, podemos refletir mais livremente sobre como elevar a nossa humanidade exponencialmente. Isso realmente se faz necessário.

A intuição, por exemplo, é a capacidade que temos de identificar e/ou prever situações sem que haja elementos prévios concretos e racionais para chegar a determinada conclusão. Há alguns anos, a intuição deixou de ser um tema associado ao esoterismo e ao misticismo para ser estudada por matérias como psicologia e neurociência. Ela vem sendo cada dia mais usada em ambientes corporativos sendo, inclusive, investigada por recrutadores em seus processos seletivos.

A meditação também é outra técnica que foi durante muitos anos associada ao misticismo. Hoje, o mundo já entende que meditar com frequência pode estimular as pessoas a alcançarem níveis elevados de consciência, elaborem raciocínios mais sofisticados e resolvam problemas complexos. Usando a intuição e técnicas de meditação, todos nós humanos poderemos praticar a empatia, desenvolver melhor competências socioemocionais e estabelecer conexões de cooperação e afeto.

Em um mundo onde os carrinhos de supermercado poderão monitorar nossas emoções visando influenciar decisões comerciais, só teremos chance se elevarmos a nossa humanidade a outro nível.

Alessandra Calheira

Alessandra Calheira

Colunista

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de Cibercultura, pela UFBA; Especialista em Marketing pela ESPM e Publicitária pela UCSal. É sócia fundadora da Proxima e consultora para Gestão Educacional e Empregabilidade da Rede FTC. É ainda professora da Pós-Graduação da UNIFACS e colunista do Bahia Notícias.

Atuou como criativa e redatora publicitária quando foi laureada com um Leão no Festival Internacional de Cannes, com uma medalha no Clube de Criação de São Paulo, Top de Marketing da ADVB, entre outros.

Mais artigos

Davi: um símbolo de representatividade e superação no BBB24

A vitória de Davi no Big Brother Brasil 24 representa um marco importante para a representatividade do país. Davi, um jovem negro, mostrou que é possível que pessoas de diferentes origens tenham espaço e voz na mídia e na sociedade. Sua vitória não apenas quebra...

ler mais

O conhecimento é inovador e ilimitado

Todos sabem o quanto sou apaixonada pela temática de inovação e empreendedorismo. Além disso, nos últimos anos me interesso cada vez mais em participar de eventos nessa área, a fim de buscar refletir sobre o estado da arte de todas as áreas. Um evento de inovação...

ler mais

Desafios de branding para empreendedores

Eu sou consultar e empreendedor e por isso enfrento desafios grandes em relação à construção das minhas marcas (Objeto Dinâmico, essa não existe mais, a Branding Dinâmico – consultoria, a Baitech agência focada em tecnologia, e a Bait agência 360º). Obviamente, em...

ler mais

A criatividade consiste no olhar curioso ao Cotidiano

A criatividade é um elemento essencial no arsenal de qualquer comunicador, especialmente no mundo da publicidade. A todo momento, somos instruídos a exercitar esse aspecto, cultivando uma rica bagagem cultural através de visitas a museus, exposições e outras...

ler mais

junte-se ao mercado