ago/2021

Grafiteiro é o convidado do ABMPtalks, nesta terça (3), às 18h, pelo Instagram

O graffiti surgiu nas paredes e muros do mundo na década de 1970 traduzindo, em riscos e cores, manifestações socioculturais. O que, para uns sempre foi arte, para outros era marginalização, vandalismo. Com grandes nomes no cenário mundial em destaque e ainda muitas questões para esclarecer, a Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP convida o artista plástico Marcos Costa para discutir o tema “Graffiti – Mitos e Verdades. Cada espaço é uma oportunidade para colorir histórias”, na próxima live, a ser realizada na terça-feira (3), às 18h, pelo perfil da entidade no Instagram.

Referência na modalidade artística no estado, com mais de 20 anos de experiência no graffiti, Marcos é artista visual formado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Ufba. Tem prêmios por seu trabalho em ilustrações, cenografia, pintura corporal e também com arte em educação. Apesar dos avanços sociais e fama de grafiteiros brasileiros mundo afora, “na prática, ainda existe muito preconceito e os graffiteiros pretos são muito mais abordados pela polícia do que os brancos. Alguns grupos têm muito mais oportunidades do que outros e o talento e criatividade nem sempre são fatores determinantes do sucesso e reconhecimento”, explica.

Para Marcos, outro mito clássico que ele pretende esclarecer na live é de que a arte é livre e não tem a ver com a política. Desde já, ele antecipa que “a arte do graffiti é muito revolucionária e fazer graffiti na rua é um ato de resistência. Promove o acesso à cultura para todas as pessoas sobre tudo, aos mais desprovidos de boas condições financeiras”.

Para este bate-papo sobre o mundo do graffiti, o ABMPtalks desta terça vai ser mediado por Diego Oliveira, CEO da Youpper, coordenador dos grupos de trabalho da associação e participante da curadoria do Scream – Salvador Creativity and Media Festival.


 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por ABMP (@abmpbahia)