Quem são os reais influenciadores?

Maio/2020

Uma percepção do ponto de vista do Marketing de Influência, do posicionamento dos canais de comunicação e do contexto atual

 

Na semana anterior, que muito se falou sobre o caso de “Gabriela Pugliesi” aqui no Brasil, e do seu exemplo totalmente contraditório enquanto ser humano e influenciadora, a Revista Marie Clare México & Latinoamérica traz uma capa INCRÍVEL e uma super reflexão do papel de influência – inclusive roubando a cena de diversas outras grandes do segmento.

Durante esses últimos anos, a influência foi marcada pelos vetores das redes sociais: curtidas, comentários, filtros e selos azuis de uma vida perfeita.

Convenhamos: nunca foi.

Fomos influenciados a valorizar uma vida inexistente. Eu, costumo chamar de “mundo de unicórnios”, onde tudo é perfeito e o imperfeito é jogado para debaixo do tapete, quando não excluído. Aplaudimos a “grama verde” do outro sem sequer saber se existia.

Pela primeira em muito tempo, temos a oportunidade de aplaudir heróis de verdade. Pessoas que estão tendo verdadeiras missões com a humanidade, construindo PONTES e não MUROS.

2020 chega e marca uma mudança profunda, trazidas através dos aprendizados com o Covid19, sobre o que é importante e merece a nossa atenção ou não.

Em épocas em que se fala e utiliza tanto do marketing de influência, quem são realmente os verdadeiros influenciadores?

Pois essa, será uma competência fundamental para saber quem nos influencia. E influenciar não está só no fato de imputar uma ideia, um conceito. Vai além disso. Influenciar é um movimento de liderança rumo as escolhas que fazem sentido.

Nesse contexto, a revista faz uma homenagem aos profissionais de saúde, que com muita coragem e determinação estão enfrentando esses desafios pelas PESSOAS. E, podemos estender essa homenagem a todos os outros, que de uma forma direta ou indireta estão também dando o seu melhor.

O culto a influência precisa ser revisto. Quem realmente merecemos chamar de ídolos? 

A verdadeira influência é aquela que inspira por sua história agregadora, pelo propósito e pelas ações que transforma. A influência lidera.

E nesse passo, eu pergunto? Quem é líder para você?

Laila Bensabath

Laila Bensabath

Colunista Convidada

Growth Hacker Manager & Digital Marketing
LinkedIn Laila Bensabath

Mais artigos

Sobre o coronavírus, o marketing e as empresas

“Toda crise gera uma oportunidade” ou “Enquanto uns choram outros vendem lenços” são adágios conhecidos de todos. Com o coronavírus não tem sido diferente, mas além de algumas oportunidades, a pandemia tem provocado uma série de ações por parte das empresas...

ler mais

Atendimento em tempos de Coronavírus

Era esperado para uma geração que não viveu a gripe espanhola, nem a guerra, e que só viu o ebola pelo cinema ter dificuldade de compreender o que estamos passando. Meu filho de 11 anos me perguntou: mas quando você era do meu tamanho teve uma doença assim? Um vírus...

ler mais

Reflexões sobre Fake News e o poder

Informação é poder. Sempre foi. Até o século 20, quem detinha a informação detinha o poder. No século 21 o poder é de quem compartilha a informação. Isso está atrelado ao crescimento da internet e às redes sociais. Então, podemos afirmar que o fenômeno das fake news...

ler mais

A segunda tela aumenta a eficiência da TV

Estudo revela que o consumo da chamada segunda tela (celulares e tablets) durante o tempo em que pessoas assistem TV aumenta a eficiência da publicidade neste meio Ao contrário do mito que se estabeleceu desde o crescimento do uso da chamada segunda tela (celulares e...

ler mais

junte-se ao mercado