>

nov/2018

Criatividade, tecnologia e mídias foram os temas debatidos pelos mais de 70 palestrantes que movimentaram o Centro Histórico de Salvador ontem, 23, no primeiro dia do Scream Festival (Salvador Criativity and Midia Festival), maior evento de mídia do Nordeste. O evento, que termina hoje, 24, se desenvolve em três espaços, Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e Fera Palace Hotel, além das atividades culturais gratuitas na Praça Castro Alves. O Scream Festival é uma realização da ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário), em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur (Empresa Salvador Turismo). Entre os nomes que falaram ao público estão Antônio Mazzafera, Maurício Magalhães, Bob Wollheim, Fábio Freitas, Tiago Afonso e Elísio Lopes.

Durante a palestra “Futuro inteligente: os próximos 20 anos” Cleber Paradela, vice-presidente de planejamento de marketing digital da agência Sunset Comunicação, trouxe ao público apostas para o futuro sobre nossa relação cotidiana com a tecnologia. “A tendência é que, em um futuro próximo, todas as coisas em nossa casa passarão a ter a tecnologia smart, como hoje já vemos garfos, copos e escovas de dentes inteligentes”, garante Paradela. O palestrante trouxe detalhes de itens como roupas, acessórios acoplados ao corpo e até mesmo preservativos smart, que calculam dados sobre saúde e performance física. Além disso, colocou em pauta nossa relação com a tecnologia através dos assistentes de voz inteligentes, cada vez mais populares no mundo, como Siri, Alexa e Google Assistente.

Ana Cortat, co-fundadora da empresa do laboratório de pesquisa Hybrid Colab, falou sobre o engajamento social do mundo corporativo, através da diversidade, ética e economia em sua palestra “Vozes do mundo: ética, diversidade e economia circular” e apresentou a importância e os dados da produtividade de um grupo de trabalho diverso. “Pesquisas afirmam que equipes homogêneas são mais fáceis de gerir, porém elas não atingem os mesmos resultados de um grupo com pessoas de diferentes realidades”, destacou.

A presidente da ABMP, Ana Coelho, comemora o sucesso do evento. “O primeiro dia foi surpreendente, com muitas provocações. O que mais impressiona está sendo o grande envolvimento das pessoas, em um evento que tem três espaços de programação simultânea. A gente fica querendo ir pra todas ao mesmo tempo”, comenta. Ana também explica que tudo está sendo digitalizado e ficará disponível após o evento. “Quem não conseguiu assistir a todas que gostaria vai poder assistir online a essas palestras. Elas estão sendo transmitidas ao vivo e o conteúdo vai ficar disponível no site da ABMP. Além disso, um grupo de jornalistas está captando insights de cada palestra para gerarmos um documento Scream da ABMP, que também vai estar disponível para acesso depois do festival” adianta Ana.

Para finalizar o primeiro dia de evento, o público aproveitou a apresentação do grupo Quabales e show aberto do Afroelétrico, com Davi Moraes e Pierre Onassis, na Praça Castro Alves, onde o Coreto Hype está ocupando durantes os dois dias de evento com programação gratuita de exposições, atividades culturais, feira e food trucks. Hoje, 24, segundo dia de evento, irá terminar com a música de Diamba, a partir das 19h, em show também gratuito na Praça Castro Alves. Para ver a programação completa, acesse o site www.screamfestival.com.br e fique por dentro de tudo.