“Deus me livre não ser baiana”

maio/2023

O meu lugar, é caminho de Ogum e Iansã, como já dizia o mestre Arlindo Cruz!

São com esses versos que me refiro à falta do último mês, a luta e a batalha me consumiram mais do que me deveriam ou eu desejava. Mas como boa Filha, eu não fujo das batalhas e sei que elas estão ai para nos fortalecer e seguir em frente.

Como já disse um amigo meu, mas é só dar o primeiro passo, com fé… sem olhar toda a escada. E é assim que eu me redimo, buscando novamente a maior, a minha fé. E, penso, a minha força vem da minha fé….. Um passo de cada vez, sem olhar para trás, vivendo os prazeres do presente e os sonhos do futuro. Porque Deus guarda o melhor para a gente.

Tenho refletido muito também sobre quem eu sou, minhas origens (muito além de onde nasci ou minha genética), mas de como sou composta espiritualmente.

A força de cada região que eu já vivi/convivi/renasci,

O meu orgulho de ser gaúcha,

O meu sentimento de já ser paulista, 

Mas…. 

A força do nordeste é maior

Ah, e a força da Bahia.

Tenho certeza que quando embalam “quem me dera não ser baiana” meu coração bate mais forte.

E é isso, vou multicultural, isso sem falar da origem pela sua tradução literal (até seria uma boa temática para a próxima coluna). Mas buscando como meu EU é composto.

A Bahia me reergeniza, me traz paz, renova minha fé. Me olhem e me identifiquem, uma vez, por favor, “Deus me livre não ser baiana”. A estética só confunde, o que vale é o interior e como nos identificamos.

Tenho certeza que algum pedaço da minha alma é baiana, e quem me conhece também tem.

E, muitas vezes, é sobre isso que busco até inspirar quem está ao meu redor, busque o seu lugar no mundo, independente do pré-definido ou pré-concebido. Seu lugar é onde você renasce toda vez e onde sua alma fica em paz!!

 

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Fred Mette

Fred Mette

Colunista

Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de inovação, empreendedorismo e novos modelos de negócios. Possui com experiência em consultoria, mentorias, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Atualmente é professora, coordenadora do curso de Administração e diretora acadêmica nacional de negócios e tecnologia da ESPM.

Mais artigos

Acolhimento e Fé: O Poder de Unir Corações

Acolher é um ato de empatia e humanidade que transcende qualquer crença religiosa. Independentemente de nossa fé ou das doutrinas que seguimos, todos temos a capacidade de oferecer e receber acolhimento, um gesto que está no cerne do que significa ser humano. A fé,...

ler mais

A Dança da Inclusão: Gestos que transformam

A importância de convidar, tirar para dançar e dar carona de volta em um baile vai muito além das ações em si; elas simbolizam a essência da diversidade e inclusão que a sociedade tanto almeja. Num mundo onde muitas vezes as diferenças são vistas como barreiras, esses...

ler mais

junte-se ao mercado