ARTIGOS
SEPARAÇÃO não é um BICHO PAPÃO (não deveria ser)
A lei do divórcio (6.515/1977), sancionada em 26 de dezembro de 1977, foi responsável por mudanças profundas na sociedade brasileira. Antes dela, o casamento era pautado pelo vínculo indissolúvel, e, por isso, muitas pessoas se mantinham juntas, mesmo quando...
Por um letramento histórico e racial na propaganda
Adoro passear na cidade e observar as propagandas que estão em todos os lugares. Dos outdoors duplos e triplos que visam impactar de forma estratégica seu público-alvo, aos cartazes de quando andamos nas ruas em pequenos centros comerciais. Gosto de observar o que as...
Comporte-se e liberte-se!
São muitas variáveis que percorrem o entorno dos consumidores e, quando se trata de entender seu comportamento, testar opções pode ser mais adequado considerando um ambiente em constantes mudanças. Além das análises tradicionais que, atualmente, muitos softwares de...
Se o seu algoritmo é branco, a culpa é sua
Em setembro deste ano assisti a uma palestra da atriz e apresentadora Regina Casé, direcionada para uma turma de artistas, criativos, formadores de opinião e empresários de todo o país. Entre ponderações, risadas e provocações, uma fala me atiçou à reflexão: não cabe...
Se a sua marca não tem um propósito, está na hora de ter
Chegamos ao ponto de virada. Segundo Antonio Guterres (Secretário Geral da ONU) nós entramos na era da “ebulição global”, ou seja, deixamos o estágio de “aquecimento global” – há predições sobre 2023 ser o ano mais quente em centenas de anos. Além disso, alguns...
2024 | o ano das (re) descobertas
Ei! Se apresse! Você está preparado para 2024? O futuro está cada vez mais próximo e é importante estarmos preparados para as mudanças que estão por vir. O ano de 2024 promete ser um marco em diversos aspectos, desde avanços tecnológicos até transformações sociais e...
Não aperte a minha mente: saúde mental em tempo de urgência
O tempo está passando muito veloz, a velocidade é o novo valor, virou uma commodity, a regra do quanto mais rápido melhor se consolidou. Não apenas comemos fast food, como também escutamos música e recados no WhatsApp de forma acelerada. E há quem assista filmes em...
O ESG vai morrer?
Alguns termos, quando muito utilizados, acabam se banalizando ou ainda se transmutando para um tom pejorativo. Desde que comecei a estudar “marketing”, várias décadas atrás, vi o termo sendo utilizado das formas mais diversas e interessantes. Porém, o que mais me...
Os Criativos vêm aí!
E vocês, estão preparados? O nosso Scream está chegando, o maior festival de criatividade e inovação do nordeste e, melhor ainda, na primeira capital do país. Salvador, que inspira cultura, história e beleza. Em meio a diversos eventos de inovação que venho...
Eu quero é paz
O momento presente nos coloca na aflição que o bafejo da violência e da Guerra estão impondo à humanidade. A geopolítica mundial está em mudança total e traz de volta a chamada Guerra Fria. Novamente o armistício cria blocos entre economias centrais e periféricas e o...
Porque convivemos com tantas incertezas
A busca dos líderes é ser extremamente racional para decidir com base em análises igualmente racionais. Daí surge a síndrome do Dr. Spock! Simplesmente porque o personagem do seriado Star trek (Jornada nas estrelas) personifica o raciocínio lógico próprio, sem...
Por um renascimento 2.0: o protagonismo do ser humano em tempos de algoritmos
A cobertura sobre inovação destaca sempre o impacto da tecnologia. Os carros voarão. A casa ligará sozinha todos os eletrodomésticos. Os robôs tomarão os empregos das pessoas. Esse enquadramento coloca o ser humano numa posição de coadjuvante e as máquinas na de...
Sete reflexões sem inteligência artificial
Há exatos 10 anos, eu estava diretora de planejamento estratégico de uma grande agência do mercado, e ao sentir a necessidade de montar um workshop interno para explicar melhor a função e diferenciais do departamento que eu orgulhosamente gestava, resolvi aferir...
O Ano é 2023, mas ainda precisamos falar sobre a importância da diversidade
Discutir a necessidade de diversidade nas organizações deveria ser pauta antiga e fora de moda, mas infelizmente ainda é muito atual. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua – 2021), a população brasileira é composta por...
Mercado Publicitário: Inovação e Impacto positivo é uma realidade na Bahia?
A dinâmica do mercado atual é influenciada, diretamente, pelo resultado do cenário de incerteza, dos últimos anos, que foi marcado por mudanças abruptas e temor do futuro. Vínhamos fazendo uma transição do mercado industrial para as Big techs, com forte presença da...
junte-se ao mercado