40 anos em 4 meses: o que o período da pandemia me revelou

jul/2020

Este mês, completo quatro anos como empreendedor nas áreas de comunicação e marketing e também meus 40 anos de vida.

 

O número quatro veio com tudo, não apenas para mim, mas também na numerologia – é ele quem rege o ano de 2020. E o que dizem os astrólogos sobre esse fato? Que significa um período de transformações, mudanças e reestruturação. Acredito que nem os mais famosos futurólogos, astrólogos etc pensariam que essa previsão seria tão literal e arrebatadora.

 

Astrologia e crenças à parte, decidi elencar aqui 40 coisas que aprendi/descobri nesse 2020 ao avesso, e que fizeram eu repensar meus 40 anos de vida e os 4 de empreendedor em 4 meses – desde coisas simples do dia a dia até as mais filosóficas e profundas.

 

  1. Propósito se tornou, mais do que nunca, a palavra do momento. Mas só tem validade se, de fato, for real e verdadeiro.
  2. Ajudar o próximo é mais do que agir em benefício do outro, mas em benefício de si próprio.
  3. Pesquisa é essencial para definir rotas, principalmente em tempos difíceis.
  4. Olho no olho, mesmo que no virtual, faz toda a diferença. Nenhum software substitui a relação entre as pessoas.
  5. Aprendemos a ter um novo olhar sobre o tempo e o que fazer com ele.
  6. Em alguns casos, é possível trabalhar de qualquer lugar e, muitas vezes, ser mais produtivo do que estar 8 horas em um escritório.
  7. Lideranças tiveram que aprender a confiar mais em seus colaboradores e na execução de suas tarefas.
  8. Tivemos de aprender a conviver com a gente mesmo e, em alguns casos, isso gerou muita ansiedade
  9. Netflix é vida.
  10. Livros são vida.
  11. Música é essencial – mas isso já era antes da pandemia.
  12. Meditação ajuda muito, em diversos momentos e em diferentes situações.
  13. A escadaria do prédio é uma ótima academia.
  14. Aprendi a me alimentar melhor e em horários decentes. Isso não é uma novidade, mas a pandemia me proporcionou essa mudança.
  15. Lives, lives e mais lives….ah, e webinars também.
  16. Reuniões em plataformas digitais que até então quase ninguém usava.
  17. Marcas e empresas tiveram de readaptar e reorganizar sua forma de se comunicar.
  18. Algumas não entenderam e se deram mal.
  19. Muitas compreenderam como se conectar e arrasaram.
  20. Diversidade não é #
  21. Descobrimos quem realmente é essencial em nossas vidas.
  22. Uma nova forma de investir em mídia nas redes sociais e o seu poder para as marcas.
  23. O poder das marcas nas redes, principalmente nas que não inibem ações que envolvem preconceitos.
  24. Todos os dias temos o que celebrar e agradecer, não precisamos de grandes acontecimentos para fazer isso.
  25. A pandemia me fez ter mais certeza de qual é o meu Plano A.
  26. Meu papel como professor vai muito além da sala de aula.
  27. A cada dia reafirmo que a grande essência e o que faz a diferença em qualquer área de atuação é entender de gente.
  28. Temos chance de renascer nesse momento chamado pandemia.
  29. Aprendemos a compartilhar as dores humanas.
  30. Descobrimos que o mundo tem muito mais negacionista do que poderíamos imaginar.
  31. Como especialistas em comunicação e marketing, tivemos de descobrir onde o nosso público estava durante a pandemia.
  32. Mas também nos deparamos com negacionistas e e entender que, muitas vezes, nossas reclamações significam nada perto do que o não , aprendo a cada dia, no envolvimento com alunos
  33. Definitivamente, entendemos o significado de conteúdos relevantes.
  34. Revisitamos nossas histórias por meio de fotos e acontecimentos que nos marcaram antes da pandemia.
  35. Reaprendemos a ligar para as pessoas, mesmo que por meio de aplicativo.
  36. Nos irritamos mais.
  37. Mas também aprendemos a ser mais generosos com a gente mesmo e com o próximo.
  38. Vimos o amor brotar, exercitamos torná-lo mais explícito e a verbalizá-lo.
  39. Não temos controle de nada.
  40. Mas temos a certeza de que dias melhores virão.

E você, o que aprendeu/descobriu durante esse período de pandemia?

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights. Publicitário e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projetos pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda.
Mais artigos

Uma releitura sobre a importância do branding, pós pandemia

Neste exato momento, protagonizamos um dos maiores acontecimentos globais, vivendo um mundo totalmente inesperado e cheio de incertezas. Situações caóticas em vários níveis de segmentação, que nos deixaram desprevenidos para uma etapa anterior: a preparação para este...

ler mais

Até onde a lei da proteção cuida de nós?

Uma semana antes da OMS emitir o alerta sobre a epidemia do novo coronavírus na China, a startup de inteligência artificial BlueDot detectou a doença e os locais onde iria se espalhar. O alerta poderia ser dado antecipadamente para toda sociedade, porém a tecnologia...

ler mais

Brand Safety em tempos de fake news

Primeiro a desconfiança sobre a eficácia, depois o encantamento: algoritmos que escolhem com base em IA quais melhores sites/portais/apps para sua campanha ser exibida! A automatização da mídia ou mídia programática  é amplamente usada para melhorar a performance de...

ler mais

Newstalgia – Tendência do Marketing 4.0

Quem viveu a década de 90, muito provavelmente deve se lembrar do sucesso das campanhas em comerciais de TV que faziam a família toda cantar. Em nossas lembranças a influência da publicidade e do marketing são marcadas por jingles, flash mobs e cenas de filmes...

ler mais

Da tela do celular ou do laptop direto para o PDV

Dizer que o digital veio para ficar não é nenhuma novidade, é algo que já vem sido espalhado aos quatro ventos há muito tempo. Mas será que a evolução das empresas nesse planejamento para aderir ao universo online foi tão rápida quanto a consolidação desse mercado?...

ler mais

Sobre o coronavírus, o marketing e as empresas

“Toda crise gera uma oportunidade” ou “Enquanto uns choram outros vendem lenços” são adágios conhecidos de todos. Com o coronavírus não tem sido diferente, mas além de algumas oportunidades, a pandemia tem provocado uma série de ações por parte das empresas...

ler mais

junte-se ao mercado