A vida é agora

fev/2021

Já vi este título em alguns status de WhatsApp de amigas e amigos. Realmente, parece mesmo palavras de um “status” do tempo presente, mas que conversa com o passado e flerta com o futuro. É onde nos pegamos com nossas verdades e dilemas: a vida é agora?

No livro Gandhi – O Despertar dos Humilhados, podemos observar o quanto esse líder espiritual transformou o século XX na Índia. Será preciso “ouvi-lo” para que a humanidade sobreviva ao século XXI? Sua mensagem, ele gostava de dizer, era sua vida. E essa vida é, visivelmente, transparente. Porque sua paixão pela verdade o conduziu a divulgar, por meio de escritos quase cotidianos, a evolução de seu caráter, seus sentimentos, seus problemas, sua doutrina, sua ética, sua prática, sua estratégia, suas diretrizes (…)

Me proponho a discorrer sobre o hoje e dedico várias linhas à uma figura histórica do passado? Faz sentido?  Sim, pra mim faz todo sentido. Afinal de contas, é preciso viver bem o hoje constrói o legado do passado e alimenta os resultados do futuro.

Outro dia, em uma das minhas aulas às alunas e alunos de um curso de MBA, o desafio era debater as tendências de consumo dos próximos anos. Eu, como um amante dos dados levantados por meio de pesquisas, me atrevi a apresentar o que diz o mercado internacional. O “resumo da ópera” é tão óbvio, mas ainda assim causador de surpresas – não só a mim, como também às e aos estudantes:

2021 será um ano com foco na saúde mental, sustentabilidade e compromisso com a verdade, sob a ótica de 3 valores: 

  1. Viver mais e melhor
  2. Foco na saúde 
  3. A casa como um refúgio 

Minha gente, tem questões mais cotidianas do que estas acima? Tudo isso é só uma outra forma de dizer que A VIDA É AGORA!!!

Viver mais e melhor – é agora!

Foco na saúde – é agora!

A casa como refúgio – é agora!

A história conta que Gandhi lutava sem armas para resolver “hoje” os problemas que seriam agravados no futuro. Num momento no qual “procrastinar” não era um verbo da moda, esse pequeno grande homem ensinava um ditado desafiador: nunca deixa para amanhã o que você pode fazer hoje!

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights. Publicitário e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projetos pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda.
Mais artigos

uma curtição chamada São João

Pelo segundo ano consecutivo, não será possível sentir os aromas das festas juninas nas ruas ou em espaços onde costumávamos “pular a fogueira” ou “dançar a quadrilha”. Assim como o trabalho e os estudos, as celebrações tradicionais tiveram que se transformar,...

ler mais

Viagem a um passado presente

Meio do ano chegando e a gente começa a avaliar o que fizemos da vida (ou o que ela fez de nós) na primeira metade de 2021. São tantas coisas a dizer – e a escrever – e, por isso, vou me ater ao último mês: maio. As efemêrides são elementos quase obrigatórios do mundo...

ler mais

Conecchão: eu era, eu sou ou eu serei?

Todo e qualquer lugar do mundo é um berço de conhecimento pra mim. Os Brasis dentro do Brasil são como salas de aulas... e a Bahia, sem dúvida, é uma das minhas aulas prediletas. Aqui nasceram seres humanos extraordinários, como o terapeuta indígena Ubiraci Pataxó. E,...

ler mais

Coerência na essência

Sempre digo que de nada vale a teoria sem a prática. Isso se aplica ao “meu mundo da coleta e análise de dados” mas, essencialmente, se aplica à vida. As tendências nos levam para inovação, inclusão, equidade, diversidade... e então, as empresas e seus profissionais...

ler mais

junte-se ao mercado