Outubro não é o começo do fim

out/2026

Chegamos a outubro.

E talvez uma das primeiras sensações seja aquela velha frase: “O ano está acabando.”

Mas será?

Gosto de pensar no início do último trimestre de uma maneira diferente. Em vez de enxergar outubro como o começo do fim, por que não tratá-lo como o começo de um novo ciclo?

Temos três meses pela frente. E três meses podem não ser suficientes para fazer tudo o que imaginamos em janeiro, mas são tempo suficiente para rever escolhas, mudar rotas, abandonar o que perdeu sentido e, principalmente, começar.

Só que antes de pensar no que ainda falta fazer, talvez exista uma pergunta mais importante:

O que eu colhi até aqui é fruto do que plantei?

Parece óbvio. Nem sempre é.

Passamos boa parte do ano olhando para resultados: faturamento, crescimento, carreira, projetos, relacionamentos, reconhecimento, metas alcançadas ou não. Celebramos algumas conquistas e nos frustramos com aquilo que não aconteceu.

Mas raramente voltamos algumas casas para observar as sementes.

Porque toda colheita conta uma história.

Às vezes queremos colher presença, mas plantamos ausência. Queremos reconhecimento, mas não comunicamos aquilo que fazemos. Queremos crescimento, mas repetimos exatamente os mesmos movimentos. Queremos novos resultados mantendo antigas escolhas.

E há também o contrário.

Talvez você tenha plantado muito durante 2026 e ainda não tenha colhido. Nem toda semente respeita o calendário das nossas metas. Existem projetos, relações, movimentos profissionais e decisões que precisam de tempo para amadurecer.

Por isso, outubro pode ser um excelente momento não apenas para medir resultados, mas para interpretar o caminho.

 

Antes da próxima meta, algumas perguntas

 

O que eu disse que faria em janeiro e realmente fiz?

O que comecei e abandonei pelo caminho?

O que continua fazendo sentido?

O que estou mantendo apenas porque um dia decidi que deveria fazer?

Quais escolhas me trouxeram até aqui?

E talvez a mais desconfortável:

Se eu continuar fazendo exatamente o que estou fazendo hoje, chegarei onde desejo chegar?

Planejamento não deveria ser um documento que construímos no início do ano e revisitamos em dezembro para descobrir o quanto erramos.

Planejar é um exercício cotidiano.

É observar, interpretar, decidir, agir, aprender e recalcular.

Dia após dia.

No mundo dos negócios, fazemos isso o tempo inteiro com marcas, produtos e empresas. Analisamos indicadores, comportamento do consumidor, mudanças de mercado, concorrência e performance. Criamos dashboards sofisticados para entender o que aconteceu e projetar o próximo movimento.

Talvez devêssemos fazer o mesmo conosco.

Não para transformar a vida em uma planilha de desempenho, mas para recuperar algo que a velocidade frequentemente nos tira: consciência sobre nossas próprias escolhas.

Três meses também podem mudar uma história

 

Existe uma armadilha perigosa quando chegamos ao último trimestre: acreditar que aquilo que não aconteceu até setembro deve ser empurrado para o próximo ano.

“Em janeiro eu começo.”

Janeiro ganhou uma responsabilidade enorme sobre nossas vidas.

Mas quem disse que novos ciclos precisam começar no primeiro dia do ano?

Um novo ciclo pode começar numa terça-feira qualquer.

Pode começar depois de uma conversa.

Depois de uma decisão.

Depois de reconhecer que determinado caminho não faz mais sentido.

Ou simplesmente no dia em que você resolve parar de esperar as condições perfeitas.

Talvez outubro seja exatamente esse momento.

Não para entrar numa corrida desesperada tentando cumprir em três meses uma lista construída nove meses atrás. Mas para escolher, com mais consciência, o que merece ocupar os próximos 90 dias.

Menos quantidade. Mais intenção.

Menos ansiedade pelo resultado. Mais coerência na escolha.

Menos “preciso dar conta de tudo”. Mais “o que realmente importa agora?”.

E o que você está plantando hoje?

Há uma diferença importante entre olhar para trás com culpa e olhar para trás com consciência.

O passado não precisa servir para nos condenar. Pode servir para nos ensinar.

Se a colheita não foi aquela que imaginávamos, talvez seja hora de rever as sementes, o terreno, o cuidado, o tempo dedicado — e até reconhecer aquilo que simplesmente não estava sob nosso controle.

Mas existe uma parte que continua sendo nossa: a próxima escolha.

Outubro chegou.

Ainda existem novembro e dezembro.

Mas talvez a pergunta nem seja “o que ainda consigo realizar em 2026?”.

Talvez seja:

O que eu preciso começar a plantar agora para me tornar, construir ou viver aquilo que desejo colher depois?

Porque o último trimestre não precisa ser apenas a reta final de um ano.

Pode ser o primeiro capítulo do próximo ciclo.

E, antes de perguntar qual será a sua próxima colheita, vale olhar para as próprias mãos e perceber:

O que você está plantando hoje?

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Diego Oliveira é pensador em marketing, professor e coordenador acadêmico da ESPM, além de doutorando em Comportamento do Consumidor. Colunista do Meio & Mensagem, Let’s Go e ABMP, e palestrante na ETD, pesquisa e debate temas como Brasil Plural, protagonismo digital e comunicação em tempos de incerteza.

Criador dos movimentos Isokan e Qual é o seu Plano A?, além do projeto #DiegoQueDisse, acredita nos múltiplos Brasis — diversos, potentes e em movimento — e conecta inovação, diversidade e impacto social para transformar dados em cultura, decisões mais humanas e caminhos de futuro.

Mais artigos

Menos IA, mais IE

Recentemente, em uma conversa com Pedro Dornas, profissional e aluno da ESPM, falávamos sobre a quantidade de encontros, cursos, palestras e debates que vêm sendo realizados para discutir Inteligência Artificial. Em determinado momento, surgiu uma provocação simples:...

ler mais

Fui ver Anitta. Encontrei uma aula de gestão, fé e respeito.

Minha decisão de ir ao último show desta temporada de Equilibrium, de Anitta, foi de última hora. Daquelas decisões que a gente toma sem elaborar muito. Eu tinha acabado de formar meus alunos em São Paulo quando resolvi comprar uma passagem. Vim encontrar quem eu...

ler mais

Atrair, reter e fidelizar: o marketing que praticamos na vida

Aprendemos no marketing que uma marca precisa saber atrair, reter e fidelizar. Mas, quanto mais observo a vida e as relações, mais percebo que essa lógica não pertence apenas aos negócios. Ela está em praticamente tudo: na nossa casa, no trabalho, nas amizades, nos...

ler mais

O Ritmo dos Dias e a Arte do Não

Ontem mesmo estávamos limpando o glitter do Carnaval, prometendo que o ano finalmente começaria. Piscou, e o cheiro de milho assado e fumaça de fogueira já anunciava o São João. Mais um piscar de olhos e as bandeirinhas mudam de cor, a Copa do Mundo bate à porta e a...

ler mais

junte-se ao mercado