40 anos em 4 meses: o que o período da pandemia me revelou

jul/2020

Este mês, completo quatro anos como empreendedor nas áreas de comunicação e marketing e também meus 40 anos de vida.

 

O número quatro veio com tudo, não apenas para mim, mas também na numerologia – é ele quem rege o ano de 2020. E o que dizem os astrólogos sobre esse fato? Que significa um período de transformações, mudanças e reestruturação. Acredito que nem os mais famosos futurólogos, astrólogos etc pensariam que essa previsão seria tão literal e arrebatadora.

 

Astrologia e crenças à parte, decidi elencar aqui 40 coisas que aprendi/descobri nesse 2020 ao avesso, e que fizeram eu repensar meus 40 anos de vida e os 4 de empreendedor em 4 meses – desde coisas simples do dia a dia até as mais filosóficas e profundas.

 

  1. Propósito se tornou, mais do que nunca, a palavra do momento. Mas só tem validade se, de fato, for real e verdadeiro.
  2. Ajudar o próximo é mais do que agir em benefício do outro, mas em benefício de si próprio.
  3. Pesquisa é essencial para definir rotas, principalmente em tempos difíceis.
  4. Olho no olho, mesmo que no virtual, faz toda a diferença. Nenhum software substitui a relação entre as pessoas.
  5. Aprendemos a ter um novo olhar sobre o tempo e o que fazer com ele.
  6. Em alguns casos, é possível trabalhar de qualquer lugar e, muitas vezes, ser mais produtivo do que estar 8 horas em um escritório.
  7. Lideranças tiveram que aprender a confiar mais em seus colaboradores e na execução de suas tarefas.
  8. Tivemos de aprender a conviver com a gente mesmo e, em alguns casos, isso gerou muita ansiedade
  9. Netflix é vida.
  10. Livros são vida.
  11. Música é essencial – mas isso já era antes da pandemia.
  12. Meditação ajuda muito, em diversos momentos e em diferentes situações.
  13. A escadaria do prédio é uma ótima academia.
  14. Aprendi a me alimentar melhor e em horários decentes. Isso não é uma novidade, mas a pandemia me proporcionou essa mudança.
  15. Lives, lives e mais lives….ah, e webinars também.
  16. Reuniões em plataformas digitais que até então quase ninguém usava.
  17. Marcas e empresas tiveram de readaptar e reorganizar sua forma de se comunicar.
  18. Algumas não entenderam e se deram mal.
  19. Muitas compreenderam como se conectar e arrasaram.
  20. Diversidade não é #
  21. Descobrimos quem realmente é essencial em nossas vidas.
  22. Uma nova forma de investir em mídia nas redes sociais e o seu poder para as marcas.
  23. O poder das marcas nas redes, principalmente nas que não inibem ações que envolvem preconceitos.
  24. Todos os dias temos o que celebrar e agradecer, não precisamos de grandes acontecimentos para fazer isso.
  25. A pandemia me fez ter mais certeza de qual é o meu Plano A.
  26. Meu papel como professor vai muito além da sala de aula.
  27. A cada dia reafirmo que a grande essência e o que faz a diferença em qualquer área de atuação é entender de gente.
  28. Temos chance de renascer nesse momento chamado pandemia.
  29. Aprendemos a compartilhar as dores humanas.
  30. Descobrimos que o mundo tem muito mais negacionista do que poderíamos imaginar.
  31. Como especialistas em comunicação e marketing, tivemos de descobrir onde o nosso público estava durante a pandemia.
  32. Mas também nos deparamos com negacionistas e e entender que, muitas vezes, nossas reclamações significam nada perto do que o não , aprendo a cada dia, no envolvimento com alunos
  33. Definitivamente, entendemos o significado de conteúdos relevantes.
  34. Revisitamos nossas histórias por meio de fotos e acontecimentos que nos marcaram antes da pandemia.
  35. Reaprendemos a ligar para as pessoas, mesmo que por meio de aplicativo.
  36. Nos irritamos mais.
  37. Mas também aprendemos a ser mais generosos com a gente mesmo e com o próximo.
  38. Vimos o amor brotar, exercitamos torná-lo mais explícito e a verbalizá-lo.
  39. Não temos controle de nada.
  40. Mas temos a certeza de que dias melhores virão.

E você, o que aprendeu/descobriu durante esse período de pandemia?

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights. Publicitário e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projetos pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda.
Mais artigos

Conecchão: eu era, eu sou ou eu serei?

Todo e qualquer lugar do mundo é um berço de conhecimento pra mim. Os Brasis dentro do Brasil são como salas de aulas... e a Bahia, sem dúvida, é uma das minhas aulas prediletas. Aqui nasceram seres humanos extraordinários, como o terapeuta indígena Ubiraci Pataxó. E,...

ler mais

A vida é agora

Já vi este título em alguns status de WhatsApp de amigas e amigos. Realmente, parece mesmo palavras de um “status” do tempo presente, mas que conversa com o passado e flerta com o futuro. É onde nos pegamos com nossas verdades e dilemas: a vida é agora? No livro...

ler mais

Coerência na essência

Sempre digo que de nada vale a teoria sem a prática. Isso se aplica ao “meu mundo da coleta e análise de dados” mas, essencialmente, se aplica à vida. As tendências nos levam para inovação, inclusão, equidade, diversidade... e então, as empresas e seus profissionais...

ler mais

23 horas

“Ninguém vai fazer por você o que nem você está fazendo”. Esta frase não é da minha autoria, na verdade não sei quem merece o crédito. O fato é que eu gosto dela, me inspira. E nos últimos dias ouvi uma outra que está fazendo sininho na minha mente até agora: “Meu dia...

ler mais

junte-se ao mercado