40 anos em 4 meses: o que o período da pandemia me revelou
Este mês, completo quatro anos como empreendedor nas áreas de comunicação e marketing e também meus 40 anos de vida.
O número quatro veio com tudo, não apenas para mim, mas também na numerologia – é ele quem rege o ano de 2020. E o que dizem os astrólogos sobre esse fato? Que significa um período de transformações, mudanças e reestruturação. Acredito que nem os mais famosos futurólogos, astrólogos etc pensariam que essa previsão seria tão literal e arrebatadora.
Astrologia e crenças à parte, decidi elencar aqui 40 coisas que aprendi/descobri nesse 2020 ao avesso, e que fizeram eu repensar meus 40 anos de vida e os 4 de empreendedor em 4 meses – desde coisas simples do dia a dia até as mais filosóficas e profundas.
- Propósito se tornou, mais do que nunca, a palavra do momento. Mas só tem validade se, de fato, for real e verdadeiro.
- Ajudar o próximo é mais do que agir em benefício do outro, mas em benefício de si próprio.
- Pesquisa é essencial para definir rotas, principalmente em tempos difíceis.
- Olho no olho, mesmo que no virtual, faz toda a diferença. Nenhum software substitui a relação entre as pessoas.
- Aprendemos a ter um novo olhar sobre o tempo e o que fazer com ele.
- Em alguns casos, é possível trabalhar de qualquer lugar e, muitas vezes, ser mais produtivo do que estar 8 horas em um escritório.
- Lideranças tiveram que aprender a confiar mais em seus colaboradores e na execução de suas tarefas.
- Tivemos de aprender a conviver com a gente mesmo e, em alguns casos, isso gerou muita ansiedade
- Netflix é vida.
- Livros são vida.
- Música é essencial – mas isso já era antes da pandemia.
- Meditação ajuda muito, em diversos momentos e em diferentes situações.
- A escadaria do prédio é uma ótima academia.
- Aprendi a me alimentar melhor e em horários decentes. Isso não é uma novidade, mas a pandemia me proporcionou essa mudança.
- Lives, lives e mais lives….ah, e webinars também.
- Reuniões em plataformas digitais que até então quase ninguém usava.
- Marcas e empresas tiveram de readaptar e reorganizar sua forma de se comunicar.
- Algumas não entenderam e se deram mal.
- Muitas compreenderam como se conectar e arrasaram.
- Diversidade não é #
- Descobrimos quem realmente é essencial em nossas vidas.
- Uma nova forma de investir em mídia nas redes sociais e o seu poder para as marcas.
- O poder das marcas nas redes, principalmente nas que não inibem ações que envolvem preconceitos.
- Todos os dias temos o que celebrar e agradecer, não precisamos de grandes acontecimentos para fazer isso.
- A pandemia me fez ter mais certeza de qual é o meu Plano A.
- Meu papel como professor vai muito além da sala de aula.
- A cada dia reafirmo que a grande essência e o que faz a diferença em qualquer área de atuação é entender de gente.
- Temos chance de renascer nesse momento chamado pandemia.
- Aprendemos a compartilhar as dores humanas.
- Descobrimos que o mundo tem muito mais negacionista do que poderíamos imaginar.
- Como especialistas em comunicação e marketing, tivemos de descobrir onde o nosso público estava durante a pandemia.
- Mas também nos deparamos com negacionistas e e entender que, muitas vezes, nossas reclamações significam nada perto do que o não , aprendo a cada dia, no envolvimento com alunos
- Definitivamente, entendemos o significado de conteúdos relevantes.
- Revisitamos nossas histórias por meio de fotos e acontecimentos que nos marcaram antes da pandemia.
- Reaprendemos a ligar para as pessoas, mesmo que por meio de aplicativo.
- Nos irritamos mais.
- Mas também aprendemos a ser mais generosos com a gente mesmo e com o próximo.
- Vimos o amor brotar, exercitamos torná-lo mais explícito e a verbalizá-lo.
- Não temos controle de nada.
- Mas temos a certeza de que dias melhores virão.
E você, o que aprendeu/descobriu durante esse período de pandemia?
![Diego Oliveira](https://abmp.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ft_diego_oliveira_perfil.png)
Diego Oliveira
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