40 anos em 4 meses: o que o período da pandemia me revelou
Este mês, completo quatro anos como empreendedor nas áreas de comunicação e marketing e também meus 40 anos de vida.
O número quatro veio com tudo, não apenas para mim, mas também na numerologia – é ele quem rege o ano de 2020. E o que dizem os astrólogos sobre esse fato? Que significa um período de transformações, mudanças e reestruturação. Acredito que nem os mais famosos futurólogos, astrólogos etc pensariam que essa previsão seria tão literal e arrebatadora.
Astrologia e crenças à parte, decidi elencar aqui 40 coisas que aprendi/descobri nesse 2020 ao avesso, e que fizeram eu repensar meus 40 anos de vida e os 4 de empreendedor em 4 meses – desde coisas simples do dia a dia até as mais filosóficas e profundas.
- Propósito se tornou, mais do que nunca, a palavra do momento. Mas só tem validade se, de fato, for real e verdadeiro.
- Ajudar o próximo é mais do que agir em benefício do outro, mas em benefício de si próprio.
- Pesquisa é essencial para definir rotas, principalmente em tempos difíceis.
- Olho no olho, mesmo que no virtual, faz toda a diferença. Nenhum software substitui a relação entre as pessoas.
- Aprendemos a ter um novo olhar sobre o tempo e o que fazer com ele.
- Em alguns casos, é possível trabalhar de qualquer lugar e, muitas vezes, ser mais produtivo do que estar 8 horas em um escritório.
- Lideranças tiveram que aprender a confiar mais em seus colaboradores e na execução de suas tarefas.
- Tivemos de aprender a conviver com a gente mesmo e, em alguns casos, isso gerou muita ansiedade
- Netflix é vida.
- Livros são vida.
- Música é essencial – mas isso já era antes da pandemia.
- Meditação ajuda muito, em diversos momentos e em diferentes situações.
- A escadaria do prédio é uma ótima academia.
- Aprendi a me alimentar melhor e em horários decentes. Isso não é uma novidade, mas a pandemia me proporcionou essa mudança.
- Lives, lives e mais lives….ah, e webinars também.
- Reuniões em plataformas digitais que até então quase ninguém usava.
- Marcas e empresas tiveram de readaptar e reorganizar sua forma de se comunicar.
- Algumas não entenderam e se deram mal.
- Muitas compreenderam como se conectar e arrasaram.
- Diversidade não é #
- Descobrimos quem realmente é essencial em nossas vidas.
- Uma nova forma de investir em mídia nas redes sociais e o seu poder para as marcas.
- O poder das marcas nas redes, principalmente nas que não inibem ações que envolvem preconceitos.
- Todos os dias temos o que celebrar e agradecer, não precisamos de grandes acontecimentos para fazer isso.
- A pandemia me fez ter mais certeza de qual é o meu Plano A.
- Meu papel como professor vai muito além da sala de aula.
- A cada dia reafirmo que a grande essência e o que faz a diferença em qualquer área de atuação é entender de gente.
- Temos chance de renascer nesse momento chamado pandemia.
- Aprendemos a compartilhar as dores humanas.
- Descobrimos que o mundo tem muito mais negacionista do que poderíamos imaginar.
- Como especialistas em comunicação e marketing, tivemos de descobrir onde o nosso público estava durante a pandemia.
- Mas também nos deparamos com negacionistas e e entender que, muitas vezes, nossas reclamações significam nada perto do que o não , aprendo a cada dia, no envolvimento com alunos
- Definitivamente, entendemos o significado de conteúdos relevantes.
- Revisitamos nossas histórias por meio de fotos e acontecimentos que nos marcaram antes da pandemia.
- Reaprendemos a ligar para as pessoas, mesmo que por meio de aplicativo.
- Nos irritamos mais.
- Mas também aprendemos a ser mais generosos com a gente mesmo e com o próximo.
- Vimos o amor brotar, exercitamos torná-lo mais explícito e a verbalizá-lo.
- Não temos controle de nada.
- Mas temos a certeza de que dias melhores virão.
E você, o que aprendeu/descobriu durante esse período de pandemia?

Diego Oliveira
Colunista
Autenticidade é Rei: Construindo Relações Verdadeiras em Tempos de IAe Algoritmos
Recentemente, ouvi do meu terapeuta que, em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, onde algoritmos moldam nossas interações e decisões, a autenticidade se destaca como uma qualidade inestimável. Neste cenário, a relação entre o indivíduo e as marcas torna-se...
Além do Cargo
Em um ambiente corporativo, muitas vezes nos deparamos com a tendência de rotular as pessoas com base em seus cargos e funções. Contudo, essa visão pode ser extremamente limitada e prejudicial tanto para o desenvolvimento individual quanto para a dinâmica da equipe. A...
Legado da Diversidade: A Transformação Pessoal Além das Empresas
A era da diversidade e inclusão nas empresas, que ganhou destaque nas últimas décadas, trouxe mudanças significativas na forma como as organizações operam e enxergam seus colaboradores. No entanto, há quem acredite que essa fase esteja chegando ao fim, levantando...
O Real Valor de Saber e Ter um Propósito: Uma Reflexão Provocadora
Em tempos em que a superficialidade parece dominar nossas interações e decisões, surge uma pergunta inquietante: o que realmente significa ter um propósito? A vida moderna, repleta de distrações e aparências, muitas vezes nos leva a correr atrás de objetivos que, no...
Geração Z e o Movimento Feed Zero: Autenticidade e Saúde Mental na Era Digital
A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e o início de 2010, está moldando a forma como nos relacionamos com o mundo digital. Uma das características mais marcantes dessa geração é a familiaridade com a tecnologia: enquanto os...
O Casulo Digital: Como o Celular Nos Afasta de Nossa Essência
Vivemos em uma era em que, paradoxalmente, a conexão digital nos desconecta de nossa essência. Cada vez mais, nos vemos presos a um "casulo" invisível, representado pelo nosso celular, que nos isola da realidade ao nosso redor. Em vez de usarmos a tecnologia como uma...
junte-se ao mercado