A conexão através da comunicação
Contribuir para uma gestão mais eficiente, estabelecer canais de diálogo, promover interação, compartilhar informações com os diversos públicos. No dia a dia das organizações, a comunicação constitui um patrimônio valioso para alcançar objetivos sólidos e permanentes.
Mais do que nunca, comunicar bem não só é preciso, como é imprescindível. E para isso, a comunicação precisa assumir papel de destaque nos planejamentos organizacionais. Aquela velha crença da comunicação como área de apoio, que é a primeira a ser cortada em momentos de crise, não sobrevive mais. Muito pelo contrário. A comunicação deve ser prioridade no planejamento dos gestores em qualquer tipo de organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.
Estudar, planejar, agir e, sobretudo, saber como e quando comunicar-se. Ser estratégico significa otimizar os processos, fluxos e dinâmicas de comunicação, analisar os diferentes cenários, estabelecer objetivos, metas e indicadores de resultados, conhecer seus públicos e avaliar os diversos canais, linguagens e as melhores formas de entregar uma mensagem.
É preciso entender que nenhuma empresa vive de forma isolada, ou é autossuficiente. Todas as instituições estão inseridas em um contexto maior, de relacionamento com outras organizações, com clientes, colaboradores, entidades públicas, imprensa, parceiros e com a sociedade como um todo. A comunicação é inerente à operação de um negócio.
Esta perspectiva faz parte trabalho de gestão implantado nos últimos anos na Santa Casa da Bahia. Afinal, não existe administração sem comunicação. Temos investido em diferentes ações, desde a consolidação de uma marca padronizada e alinhada com os novos tempos – unindo tradição e inovação como fundamentos da nossa identidade, até a capacitação constante de profissionais, e também à adoção de novas ferramentas de comunicação com nossos stakeholders, inclusive com presença online.
Comunicar é relacionar-se. Estabelecer relacionamentos pressupõe, antes de mais nada, uma partilha. Aliás, este sentido é intrínseco ao da própria palavra comunicação, que deriva do latim “communicare”, que significa partilhar, participar, tornar comum.
É exatamente dessa forma que acreditamos ser necessário pensar a comunicação no contexto das organizações: conexão, formação de vínculos, criação de pontes cada vez mais sólidas com os seus respectivos públicos. Como prestadora de serviços nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência social, a Santa Casa da Bahia tem buscado estabelecer estas conexões diariamente. Acreditamos que é este o caminho.
Roberto Sá Menezes
Colunista
Provedor da Santa Casa da Bahia, fundador e presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA), membro do Conselho Fiscal da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID) e do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil (CMB).
Mais artigos
O que você pode fazer que ninguém sabe fazer tão bem quanto você na empresa?
O que você pode fazer que ninguém sabe fazer tão bem quanto você na empresa?Se você não sabe responder, trabalhe duro para descobrir; esse vai ser seu grande diferencial. A maioria das pessoas quando começa a faculdade e também no mercado de trabalho, conhece diversas...
A Quarta Revolução Industrial: Desafios, oportunidades e o futuro do trabalho
Este artigo nasce das últimas pesquisas e estudos que venho desenvolvendo durante minha especialização e o mestrado em Comunicação em Barcelona. Com base em análises aprofundadas sobre a Quarta Revolução Industrial e seus impactos, busco aqui trazer uma visão mais...
Mãe Profissional
Qual foi a última vez que você esteve no centro das suas decisões de carreira? Já parou para pensar que boa parte das suas angústias e frustrações de carreira podem ter a ver com escolhas feitas quando mais jovem e que boa parte destes incômodos tem a ver com seus...
Um pouco do (meu) mundo e um tanto de África: (meu) diário de viagem
Com 37 anos estou vivendo uma temporada na África, e vocês devem imaginar o quão desafiador é arriscar algumas experiências. Ao longo dos últimos anos tenho me colocado em lugares e situações que me causem novas sensações, descobertas, reflexões e reconhecimento. De...
Você pode desistir quando quiser.
Repita comigo: você não tem compromisso com o acerto! Seu compromisso é com você! Já pensaram o quanto quem desiste, primeiro é julgado, pra depois, reconhecido? Geralmente, quem desiste, desiste de algo, em que tem sempre outro alguém envolvido. E, em nossa...
Spocalipse: O Papel da Humanidade em Tempos de Transformação e Esperança
Vivemos tempos de grandes transformações e desafios, o que leva muitos a questionar se estamos diante de um momento "apocalíptico". A sensação de estar no limiar de uma grande mudança, seja ela ambiental, social ou tecnológica, é amplificada pela velocidade com que os...
junte-se ao mercado