A liderança feminina e o nosso papel transformador neste cenário
Desde que iniciei a CRIATIVOS – minha agência de relações públicas e assessoria de imprensa –, lá em 2016, grande parte dos nossos clientes são de empresárias, empreendedoras ou negócios liderados por mulheres.
Por acaso, ou não, temos dialogado com importantes nomes associados a serviço, varejo e pesquisa, validando e experienciando os números referentes à presença feminina no empreendedorismo e espaços de poder.
Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020, principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, dos 52 milhões de empreendedores brasileiros, 57% são mulheres. De acordo com a pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME), mulheres empreendem mais tarde do que os homens, mas possuem maior grau de escolaridade: enquanto 37,5% das empreendedoras concluíram uma pós-graduação, somente 15% dos homens possuem a mesma titulação.
Disciplinadas, resilientes, flexíveis e com forte perfil de equipe, as mulheres que atendo apresentam características diferenciadas acerca dos detalhes e anseios para o sucesso. Talvez – e muito provavelmente, pela necessidade de mostrar competência em ambientes altamente misóginos e discriminatórios, as mulheres se tornam mais sensíveis a assuntos associados a diversidade e transformação nos ambientes de trabalho, assim como mais atentas e capacitadas ao desenvolvimento e exercício do próprio trabalho.
Segundo a pesquisa da RME, entre as empresas que possuem mulheres como líderes e funcionários contratados, 84% têm ao menos metade de mulheres na equipe, contra 56% dos negócios geridos por homens, reforçando o diferencial transformador que há na liderança feminina.
Com forte direcionamento para questões associadas à diversidade e transformação social, aqui na CRIATIVOS temos visto o quanto esse enviesamento tem sido um diferencial no diálogo com essas players. Exigentes em toda a cadeia de fornecedores, um dos princípios que atendemos nesse cenário é o de possuir equipe diversa quanto às mais variadas características, fornecendo assim um ambiente acolhedor, empático e inclusivo.
Mais ágeis na hora de inovar em seus negócios, segundo uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 11% das mulheres ouvidas afirmaram ter promovido algum tipo de inovação nos negócios em meio à última crise, contra 7% dos homens.
Apesar de tantos avanços, o Fórum Econômico Mundial (FMI) estima que serão necessários ainda 136 anos para que homens e mulheres vivam em par de igualdade nos ambientes de negócios, o que nos coloca em alerta sobre qual é o nosso papel empresarial a fim de diminuir essa estimativa e promover a tão necessária e emergente equidade social.
_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Rodrigo Almeida
Colunista
Relações Públicas, Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial, Professor Universitário e Diretor da agência CRIATIVOS.
Além do Cargo
Em um ambiente corporativo, muitas vezes nos deparamos com a tendência de rotular as pessoas com base em seus cargos e funções. Contudo, essa visão pode ser extremamente limitada e prejudicial tanto para o desenvolvimento individual quanto para a dinâmica da equipe. A...
Legado da Diversidade: A Transformação Pessoal Além das Empresas
A era da diversidade e inclusão nas empresas, que ganhou destaque nas últimas décadas, trouxe mudanças significativas na forma como as organizações operam e enxergam seus colaboradores. No entanto, há quem acredite que essa fase esteja chegando ao fim, levantando...
O Real Valor de Saber e Ter um Propósito: Uma Reflexão Provocadora
Em tempos em que a superficialidade parece dominar nossas interações e decisões, surge uma pergunta inquietante: o que realmente significa ter um propósito? A vida moderna, repleta de distrações e aparências, muitas vezes nos leva a correr atrás de objetivos que, no...
Geração Z e o Movimento Feed Zero: Autenticidade e Saúde Mental na Era Digital
A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e o início de 2010, está moldando a forma como nos relacionamos com o mundo digital. Uma das características mais marcantes dessa geração é a familiaridade com a tecnologia: enquanto os...
O Casulo Digital: Como o Celular Nos Afasta de Nossa Essência
Vivemos em uma era em que, paradoxalmente, a conexão digital nos desconecta de nossa essência. Cada vez mais, nos vemos presos a um "casulo" invisível, representado pelo nosso celular, que nos isola da realidade ao nosso redor. Em vez de usarmos a tecnologia como uma...
Spocalipse: O Papel da Humanidade em Tempos de Transformação e Esperança
Vivemos tempos de grandes transformações e desafios, o que leva muitos a questionar se estamos diante de um momento "apocalíptico". A sensação de estar no limiar de uma grande mudança, seja ela ambiental, social ou tecnológica, é amplificada pela velocidade com que os...
junte-se ao mercado