A liderança feminina e o nosso papel transformador neste cenário
Desde que iniciei a CRIATIVOS – minha agência de relações públicas e assessoria de imprensa –, lá em 2016, grande parte dos nossos clientes são de empresárias, empreendedoras ou negócios liderados por mulheres.
Por acaso, ou não, temos dialogado com importantes nomes associados a serviço, varejo e pesquisa, validando e experienciando os números referentes à presença feminina no empreendedorismo e espaços de poder.
Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020, principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, dos 52 milhões de empreendedores brasileiros, 57% são mulheres. De acordo com a pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME), mulheres empreendem mais tarde do que os homens, mas possuem maior grau de escolaridade: enquanto 37,5% das empreendedoras concluíram uma pós-graduação, somente 15% dos homens possuem a mesma titulação.
Disciplinadas, resilientes, flexíveis e com forte perfil de equipe, as mulheres que atendo apresentam características diferenciadas acerca dos detalhes e anseios para o sucesso. Talvez – e muito provavelmente, pela necessidade de mostrar competência em ambientes altamente misóginos e discriminatórios, as mulheres se tornam mais sensíveis a assuntos associados a diversidade e transformação nos ambientes de trabalho, assim como mais atentas e capacitadas ao desenvolvimento e exercício do próprio trabalho.
Segundo a pesquisa da RME, entre as empresas que possuem mulheres como líderes e funcionários contratados, 84% têm ao menos metade de mulheres na equipe, contra 56% dos negócios geridos por homens, reforçando o diferencial transformador que há na liderança feminina.
Com forte direcionamento para questões associadas à diversidade e transformação social, aqui na CRIATIVOS temos visto o quanto esse enviesamento tem sido um diferencial no diálogo com essas players. Exigentes em toda a cadeia de fornecedores, um dos princípios que atendemos nesse cenário é o de possuir equipe diversa quanto às mais variadas características, fornecendo assim um ambiente acolhedor, empático e inclusivo.
Mais ágeis na hora de inovar em seus negócios, segundo uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 11% das mulheres ouvidas afirmaram ter promovido algum tipo de inovação nos negócios em meio à última crise, contra 7% dos homens.
Apesar de tantos avanços, o Fórum Econômico Mundial (FMI) estima que serão necessários ainda 136 anos para que homens e mulheres vivam em par de igualdade nos ambientes de negócios, o que nos coloca em alerta sobre qual é o nosso papel empresarial a fim de diminuir essa estimativa e promover a tão necessária e emergente equidade social.
_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.
![Rodrigo Almeida](https://abmp.com.br/wp-content/uploads/2022/10/icon_rodrigo_almeida.png)
Rodrigo Almeida
Colunista
Relações Públicas, Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial, Professor Universitário e Diretor da agência CRIATIVOS.
Preparado para os próximos seis meses? Não desperdice tempo – foque em você!
Quando olhamos para o futuro, é essencial estarmos preparados para os desafios que estão por vir. Os próximos seis meses podem ser decisivos em nossas vidas, e é fundamental estarmos focados em nós mesmos, em nossos objetivos e em nosso desenvolvimento pessoal e...
O Despertar para a Verdadeira Vivacidade: Não Estar Morto Não Significa Estar Vivo
Viver não é apenas uma questão de existência física, mas sim de plenitude, propósito e significado. O simples fato de estar respirando não garante uma verdadeira sensação de vida. Muitas vezes, nos encontramos presos em uma rotina monótona, onde a mera sobrevivência...
Axé para quem é de Axé! Axé, Anitta!
A perda de seguidores após uma revelação religiosa pode ser encarada como um verdadeiro livramento divino. Aqueles que se afastam de nós nesse momento estão apenas mostrando que não estavam verdadeiramente alinhados com nossos valores e crenças mais profundas. É...
Não era amor. Era pix. A relação por interesse.
Em um mundo cada vez mais movido por interesses e conveniências, é comum nos depararmos com relacionamentos que se baseiam em trocas e benefícios mútuos, em detrimento de sentimentos genuínos e conexões emocionais reais. O que antes era conhecido como amor, agora...
Davi: um símbolo de representatividade e superação no BBB24
A vitória de Davi no Big Brother Brasil 24 representa um marco importante para a representatividade do país. Davi, um jovem negro, mostrou que é possível que pessoas de diferentes origens tenham espaço e voz na mídia e na sociedade. Sua vitória não apenas quebra...
O Mundo dos Robôs: Onde Termina a Humanidade e Começa a Tecnologia?
O avanço da tecnologia tem levantado questões sobre o futuro da humanidade e se estamos nos aproximando de um mundo dominado por robôs. Com o crescimento da inteligência artificial e da automação, muitas pessoas se perguntam se já nos tornamos robôs ou se estamos...
junte-se ao mercado