A modernização de empresas tradicionais é possível?
Já inicio o texto com a resposta a esta inquietante provocação: Não só é possível, como é necessária. No segundo mandato à frente da Santa Casa da Bahia, com 470 anos de história, posso lhes dizer que modernizar processos, imagem, tecnologias e pensamentos, são fundamentais para toda organização que está no mercado e pretende ter um futuro longínquo. Afinal, seja qual for a área de atuação, mas sobretudo no campo da saúde, a concorrência e os avanços não esperam.
As empresas mais tradicionais têm o desafio de se atualizar e essa não costuma ser uma tarefa fácil, nem simples. É um processo que requer investimento e leva tempo. As instituições seculares, por exemplo, normalmente são formadas por profissionais experientes, mas nem sempre atualizados. A atração de jovens profissionais, participando e contribuindo com novas ideias, tende a contribuir para acelerar mudanças. Ter à frente gestores atualizados, independente da idade, é fundamental para conduzir este processo entre diferentes gerações. Uma gestão que entenda a importância da modernização, mas que também saiba lidar com os desafios que fatalmente serão encontradas no caminho, é fundamental.
E não me refiro, necessariamente, a mudanças bruscas de posicionamento. É possível modernizar-se sem perder a tradição, a fim de sobreviver de forma competitiva no mercado. A chegada das startups, a velocidade das mudanças, a entrada de capital estrangeiro, a explosão de aplicativos e recursos tecnológicos em geral… Este cenário exige criatividade e a implementação de inovações, complementando e atualizando o modelo de negócio tradicional.
Muitos são os exemplos de empresas tradicionais que não se adaptaram e se tornaram obsoletas, mas as que entenderam a importância de atender às novas demandas dos consumidores e do mercado, se consolidaram mais fortes do que nunca. O setor hoteleiro, de transporte e os bancos, por exemplo, tiveram que se adaptar às novas demandas dos consumidores, modernizando-se. No setor da saúde e na área social não é diferente.
É preciso estar atento às demandas e necessidades do consumidor, agir local e pensar global. Esta deve ser a nova mentalidade da cultura corporativa. Estar atualizado, estabelecer parcerias, buscar certificações de credibilidade, envolver e estimular colaboradores são partes fundamentais deste processo.
E como falar em inovação sem digitalização? A transformação digital é uma realidade necessária para todas instituições. Para se manter competitivo, é necessário unir tecnologia e competência humana, oferecendo modernidade, como é o caso da cirurgia robótica, da certificação HIMSS (Hospital sem Papel), da própria acreditação internacional – com protocolos atualizados e exigentes, mas que focam no principal: a segurança do paciente.
Desta forma, é oferecida uma melhor experiência de consumo, melhora-se a eficiência em processos, percebe-se resultados mais efetivos e aumenta-se a participação no mercado, garantindo uma modernização consciente, planejada e bem sustentada.

Roberto Sá Menezes
Colunista
O poder da comunicação na luta contra a crise climática
Você já parou para pensar em como o que consumimos e como nos comunicamos podem influenciar o planeta? Parece complexo, mas essa relação é mais próxima do que imaginamos. Em tempos de crise climática, os desafios vão além das mudanças ambientais — eles também...
Que soprem os bons ventos
O Verão é a alta estação para a maior parte do Brasil e são muitas as possibilidades disponíveis. Dentro do nosso estado, o verão acontece de diferentes formas e em muitos destinos, mas cabe destacar o verão de Salvador que a cada ano oferece novas e antigas...
Legado da Diversidade: A Transformação Pessoal Além das Empresas
A era da diversidade e inclusão nas empresas, que ganhou destaque nas últimas décadas, trouxe mudanças significativas na forma como as organizações operam e enxergam seus colaboradores. No entanto, há quem acredite que essa fase esteja chegando ao fim, levantando...
Do Planejamento à Ação: Abraçando o Presente e Construindo um Futuro Mais Real
Quem nunca sonhou com o futuro ou se perdeu em memórias do passado? É natural que a mente humana viaje no tempo. No entanto, a vida se desenrola no presente. A neurociência, com nomes como Jon Kabat-Zinn e Daniel Goleman à frente, nos mostra que o cérebro, ao focar em...
Por que distribuir livros virou ativação de marca para o TikTok?
TikTok anunciou que até o dia 17 de dezembro de 2024, a sua livraria ficará localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista (SP/SP), e funcionará das 10h às 20h de segunda a sexta, e das 12h às 20h durante o fim de semana. A delícia dessa ação – que está...
Lute pela vida sem deixar de vivê-la
São tantas as demandas contemporâneas, que, muitas vezes, ficamos robotizados na vida, e não sentimos. Um esforço tão grande em dar conta dos boletos, das obrigações e necessidades da casa, trabalho, filhos, família, que, num ímpeto de sermos competentes, nos...
junte-se ao mercado