A vida na Matemática

dez/2022

O que seria da sua vida sem a matemática?

Nós nascemos em um número, em uma data, mês e ano.

Somos identificados como um número, seja o nosso CPF, RG ou número do nosso passaporte.

E ainda vivemos em função de números… sejam nas datas da agenda, no valor da nossa conta bancária, nos prazos de entrega e nos horários para todos nossos compromissos, sejam reuniões, academia, horário de trabalho, ou que o ônibus passa. Aliás, até o ônibus que utilizamos é identificado por um número.
Até quando estamos de férias os números nos direcionam, seja o número de um voo, os km a serem rodados, as datas que ficaremos viajando e o orçamento que temos separado para nossos gastos.

Pensando assim, nascemos, vivemos e morremos de forma totalmente racional, mensurável e tangível. Pois nossa vida toda está norteada e mapeada com números. Mas será que nossa vida é vivida desta forma? Ou melhor, será que conseguimos identificar que toda nossa vida é baseada em números?
Julgo dizer que romantizamos a matemática, ou simplesmente a ignoramos neste sentido. Poucas pessoas se dão conta do quão importantes são esses números e da forma com que deveríamos dominá-los. Poucas pessoas dão o devido valor aos números e caem na crença de que a matemática é difícil, através de uma aversão comum generalizada em relação a matemática.

Entretanto, nossa vida pessoal e a profissional seguirão sendo dominadas por ela. No trabalho precisamos de metas, dados, receita e, até mesmo, da nossa remuneração após os dias trabalhados. Uma empresa, independente do seu porte ou tempo, só se sustenta se os seus números forem positivos.
Estamos fechando o ciclo de 2022 e planejando o ano de 2023, e esse planejamento é feito como? Através de metas, objetivos mensais que buscamos e, em alguns casos, somente o desenvolvimento de alguma competência ou atividade (sem prazo). Mas, na verdade, os números nos ajudam a ser melhores. Os números nos auxiliam a conquistar o que queremos. Se não tivermos metas, prazos, dificilmente nos esforçaríamos para alcançar algo. Objetivos sem data definida são objetivos no vazio, sem prazo determinado e que acabam ficando em segundo plano. A matemática nos ajuda a priorizar aquilo que nos é importante, a identificar prioridades e atingi-las.

Portanto, meus amigos, sejam amigos dos números, amem a matemática e a dominem para o seu bem! Os números podem nos ajudar a ser pessoas melhores….

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Fred Mette

Fred Mette

Colunista

Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de finanças, marketing, empreendedorismo e inovação. Possui com experiência em consultoria, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Seus interesses de pesquisa incluem, principalmente, psicologia econômica, endividamento e bem-estar financeiro. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Administração na ESPM SP.

Mais artigos

Axé para quem é de Axé! Axé, Anitta!

A perda de seguidores após uma revelação religiosa pode ser encarada como um verdadeiro livramento divino. Aqueles que se afastam de nós nesse momento estão apenas mostrando que não estavam verdadeiramente alinhados com nossos valores e crenças mais profundas. É...

ler mais

Não era amor. Era pix. A relação por interesse.

Em um mundo cada vez mais movido por interesses e conveniências, é comum nos depararmos com relacionamentos que se baseiam em trocas e benefícios mútuos, em detrimento de sentimentos genuínos e conexões emocionais reais. O que antes era conhecido como amor, agora...

ler mais

O furar bolhas necessário se cada dia

Você ainda acredita que furar bolhas é mimimi? Acorde, viu! Furar bolhas é fundamental para se tornar um profissional completo e capaz de agregar valor em sua área de atuação. Ao se manter restrito em um determinado ambiente, sem buscar experiências e conhecimentos...

ler mais

junte-se ao mercado