Comemorações Institucionais: 470 anos a serviço do bem
De acordo com dados do Sebrae divulgados no fim do ano passado, o percentual de sobrevivência de empresas no Brasil é preocupante. A cada quatro abertas, uma fecha antes de completar dois anos de existência no mercado. Estes 25% representam não apenas o momento atual, mas, sobretudo, o desafio inerente em gerenciar uma empresa e fazê-la crescer. Neste cenário, comemorar 470 anos de fundação de uma instituição filantrópica tem um significado muito importante e é motivo de muito orgulho.
Desde 1549, a Santa Casa da Bahia está a serviço do bem, ao lado da população baiana, se reinventando e se atualizando na gestão de um projeto que começou há mais de quatro séculos em uma casa de taipa, mas que hoje é mais complexa do que muitas empresas grandes do setor privado. Com unidades de negócio bem estabelecidas em áreas distintas, como saúde, educação, cultura, cemitério e ação social, que formam atualmente um quadro composto por mais de seis mil colaboradores, muitos são os motivos para comemorar.
Em um ano de celebração, faz-se necessário planejar uma programação com ações e realizações que marquem o período. É muito comum, por exemplo, desenvolver uma marca comemorativa. Em datas significativas, vale ainda marcar com um selo especial dos Correios. O fundamental mesmo é se comunicar com a sociedade e também com o mercado em geral, que devem saber que este é um ano especial, gerando o reconhecimento esperado.
Para isso, vale planejar campanhas e acionar parceiros importantes que, ao longo dos anos, fizeram parte da história da instituição. O relacionamento com o mercado, aliás, é muito importante ser mantido em todo o período, não apenas em anos comemorativos. Assim, a imagem é construída e formada.
Em 2018, o Hospital Santa Izabel e o GACC-Ba destacaram suas comemorações e, este ano, o jornal Correio e a Santa Casa. São exemplos de instituições que se planejaram para datas importantes com eventos e projetos ao longo dos meses. Assim, durante todo o ano, é possível desenvolver as diferentes ações relacionadas. Lembre-se: com gestão, dedicação e comunicação, um ano comemorativo tem tudo para ser marcante.
Roberto Sá Menezes
Colunista
Provedor da Santa Casa da Bahia, fundador e presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA), membro do Conselho Fiscal da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID) e do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil (CMB).
Mais artigos
Viver é diferente de estar vivo
Não existe nada que nos leve de forma mais eficaz a uma reflexão da vida, do que a morte.E eu não entendo muito como existem pessoas adultas que evitam tanto entrar em contato com ela: não frequentam velórios…. pelas mais diversas justificativas… que, no fundo, não...
Do Coração à Carteira: Como as Emoções Impulsionam nossos Gastos
Tá chegando o Natal e com ele todos os apelos da indústria de consumo: Black Friday, queima de estoque, promoções, sorteios, cupons etc. É difícil resistir às tentações. Afinal, é uma delícia presentear quem amamos. A emoção nos domina, especialmente no final do ano,...
A vida em plenos passos: Reflexões sobre resiliência e inspiração
Muitas vezes, a vida tem o poder de nos surpreender com inspirações vindas de onde menos esperamos. Este texto foge um pouco da técnica habitual sobre comunicação, big data e inovação que, com frequência, guiam meus pensamentos. Hoje, quero falar sobre o que realmente...
Lentes da inclusão: compromisso real ou apenas mais um filtro de mercado?
A fotografia tem um papel fundamental na construção social, funcionando como um meio de representar, interpretar e influenciar a realidade e a identidade coletiva. Ao registrar momentos, pessoas, lugares e eventos, a fotografia não apenas preserva memórias, mas também...
Geração Z e o Movimento Feed Zero: Autenticidade e Saúde Mental na Era Digital
A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e o início de 2010, está moldando a forma como nos relacionamos com o mundo digital. Uma das características mais marcantes dessa geração é a familiaridade com a tecnologia: enquanto os...
Antecipação Estratégica ou Ansiedade Capitalista: Black Friday, Natal e outras datas
Alguém lhe disse, em agosto de 2024, que você deveria se preparar para o Black Friday (29 de novembro)? Ou por acaso, sua área de compras já encomendou as mercadorias de Natal? E como estão as atividades para o Carnaval 2025? Sobre as demandas para Páscoa de 2025, já...
junte-se ao mercado