Comemorações Institucionais: 470 anos a serviço do bem
De acordo com dados do Sebrae divulgados no fim do ano passado, o percentual de sobrevivência de empresas no Brasil é preocupante. A cada quatro abertas, uma fecha antes de completar dois anos de existência no mercado. Estes 25% representam não apenas o momento atual, mas, sobretudo, o desafio inerente em gerenciar uma empresa e fazê-la crescer. Neste cenário, comemorar 470 anos de fundação de uma instituição filantrópica tem um significado muito importante e é motivo de muito orgulho.
Desde 1549, a Santa Casa da Bahia está a serviço do bem, ao lado da população baiana, se reinventando e se atualizando na gestão de um projeto que começou há mais de quatro séculos em uma casa de taipa, mas que hoje é mais complexa do que muitas empresas grandes do setor privado. Com unidades de negócio bem estabelecidas em áreas distintas, como saúde, educação, cultura, cemitério e ação social, que formam atualmente um quadro composto por mais de seis mil colaboradores, muitos são os motivos para comemorar.
Em um ano de celebração, faz-se necessário planejar uma programação com ações e realizações que marquem o período. É muito comum, por exemplo, desenvolver uma marca comemorativa. Em datas significativas, vale ainda marcar com um selo especial dos Correios. O fundamental mesmo é se comunicar com a sociedade e também com o mercado em geral, que devem saber que este é um ano especial, gerando o reconhecimento esperado.
Para isso, vale planejar campanhas e acionar parceiros importantes que, ao longo dos anos, fizeram parte da história da instituição. O relacionamento com o mercado, aliás, é muito importante ser mantido em todo o período, não apenas em anos comemorativos. Assim, a imagem é construída e formada.
Em 2018, o Hospital Santa Izabel e o GACC-Ba destacaram suas comemorações e, este ano, o jornal Correio e a Santa Casa. São exemplos de instituições que se planejaram para datas importantes com eventos e projetos ao longo dos meses. Assim, durante todo o ano, é possível desenvolver as diferentes ações relacionadas. Lembre-se: com gestão, dedicação e comunicação, um ano comemorativo tem tudo para ser marcante.

Roberto Sá Menezes
Colunista
Provedor da Santa Casa da Bahia, fundador e presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA), membro do Conselho Fiscal da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID) e do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil (CMB).
Mais artigos
Não fique vendo a vida passar. Acompanhe o desfile.
Não sei vocês, mas tenho tido cada vez mais a impressão de que as pessoas não sabem o que seguir, e então, na dúvida, ficam onde estão. Nos disseram que após a pandemia o mundo estaria diferente e as pessoas esbanjariam humanidade. Sim, o mundo ficou diferente, mas,...
E se estiver tudo dando certo, só que em silêncio?
Esses dias eu estava escutando um podcast. Na verdade, escutar podcast é algo que mais tenho feito ultimamente. Às vezes para aprender, às vezes para me distrair, às vezes só para sentir que tem alguém pensando alto do outro lado também. E foi numa dessas escutas...
Do Brincar à Realidade: A Necessidade de Acolher Crianças Reais
Em um mundo repleto de incertezas e dilemas existenciais, somos constantemente bombardeados por comportamentos e tendências que, muitas vezes, nos afastam do que realmente importa. A recente popularidade dos bebês Reborn — bonecos hiper-realistas que imitam...
O Poder do Neuromarketing para Impulsionar Vendas Imobiliárias
No competitivo mercado imobiliário brasileiro, a decisão de adquirir um imóvel vai além de uma simples transação financeira. Compreender a fundo o comportamento do consumidor é crucial para o sucesso nas vendas. É nesse contexto que o neuromarketing imobiliário se...
Do “feeling” à ciência: como o Neuromarketing e a IA estão revolucionando a publicidade
Quem é publicitário das antigas, como eu (lá se vão 27 anos de profissão! rs), aprendeu a usar o que chamamos de feeling para interpretar as respostas das pesquisas tradicionais, pois sabíamos que o dado frio não gera emoção. Nos pautávamos, já naquela época, por essa...
Que soprem os bons ventos
O Verão é a alta estação para a maior parte do Brasil e são muitas as possibilidades disponíveis. Dentro do nosso estado, o verão acontece de diferentes formas e em muitos destinos, mas cabe destacar o verão de Salvador que a cada ano oferece novas e antigas...
junte-se ao mercado