Da tela do celular ou do laptop direto para o PDV
Dizer que o digital veio para ficar não é nenhuma novidade, é algo que já vem sido espalhado aos quatro ventos há muito tempo. Mas será que a evolução das empresas nesse planejamento para aderir ao universo online foi tão rápida quanto a consolidação desse mercado? Uma coisa é certa: quem se programou está faturando muito.
Do mercadinho do bairro às grandes marcas e marketplace, algo que a pandemia do novo coronavírus trouxe para todos foi a oportunidade de iniciar ou expandir seu relacionamento com os clientes por meio do ambiente digital.
E para aqueles que não se programaram e ainda não aderiram, ou estão nessa de forma tímida, a palavra de ordem é: agilize-se.
Recente pesquisa da Ebit Nielsen apontou que a receita do e-commerce cresceu 42% durante a pandemia, entre março e abril, quando considerado o mesmo período em 2019. Das pessoas que fizeram alguma aquisição de produto ou serviço online, 31% disseram que estrearam nesse tipo compra na quarentena.
Outro dado interessante é o registrado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que mostra que, entre 12 e 20 de março deste ano, algumas lojas virtuais tiveram crescimento de mais de 180% em operações nos segmentos de alimentos e saúde.
Qualquer um está apto a levar seu negócio ou marca para o ambiente digital? No atual cenário eu diria que sim. Todo mundo saber fazer? Com certeza não. Mas para aqueles que ainda não estão usufruindo das oportunidades do momento e querem ampliar ou manter suas vendas, há milhares de conteúdos na web com dicas valiosas de como proceder e passar a ter o digital como uma importante ferramenta. Afinal, hoje em dia é possível criar um e-commerce funcional em questão de horas, e uma boa dica é optar por plataformas que ofereçam serviços de logística, controle de estoque e pagamentos em um único lugar.
Se existia algum medo do ato da compra on-line, hoje ele não existe mais, se tornou necessário pelo cenário em que o mundo vive. No Brasil, mesmo com a abertura escalonada do comércio em muitas cidades a partir da próxima semana, os órgãos de saúde ainda orientam as pessoas a ficarem em casa, desde que possível. E, ficando em casa, a janela para o mundo está na tela do celular ou do computador.
Isso traz um desafio para os varejistas, que mesmo reabrindo suas lojas físicas, podem demorar a recuperar a clientela de antes. Os hábitos de consumo já estão, há muito tempo, em transição contínua e, com a Covid-19, se transformaram mais rápido ainda, exigindo do varejo inovações e reinvenções para o cenário atual e pós-pandemia. Então, se a empresa quer se manter viva, não há outra forma senão aderir ao digital. E essa adesão pode ser mais simples e barata do que se pensa. Pode ser um clichê o que vou dizer, mas como tudo na vida, o mais difícil é dar o primeiro passo. Feito isso, migrar para a corrida será muito mais orgânico e veloz.
Muitas pessoas têm usado esse período para refletir e reavaliar inúmeros pontos em suas vidas, e isso vale também para os negócios. Mas neste momento, e, principalmente, no caso do varejo, o refletir tem de seguir junto com o agir, caso contrário pode ser muito tarde quando a tomada de decisão for efetivada. Se até hoje você não tinha seu negócio no ambiente online, chegou a hora. Assuma essa realidade e vá adiante, sem olhar para trás.
![Diego Oliveira](https://abmp.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ft_diego_oliveira_perfil.png)
Diego Oliveira
Colunista
Preparado para os próximos seis meses? Não desperdice tempo – foque em você!
Quando olhamos para o futuro, é essencial estarmos preparados para os desafios que estão por vir. Os próximos seis meses podem ser decisivos em nossas vidas, e é fundamental estarmos focados em nós mesmos, em nossos objetivos e em nosso desenvolvimento pessoal e...
O Despertar para a Verdadeira Vivacidade: Não Estar Morto Não Significa Estar Vivo
Viver não é apenas uma questão de existência física, mas sim de plenitude, propósito e significado. O simples fato de estar respirando não garante uma verdadeira sensação de vida. Muitas vezes, nos encontramos presos em uma rotina monótona, onde a mera sobrevivência...
Axé para quem é de Axé! Axé, Anitta!
A perda de seguidores após uma revelação religiosa pode ser encarada como um verdadeiro livramento divino. Aqueles que se afastam de nós nesse momento estão apenas mostrando que não estavam verdadeiramente alinhados com nossos valores e crenças mais profundas. É...
Não era amor. Era pix. A relação por interesse.
Em um mundo cada vez mais movido por interesses e conveniências, é comum nos depararmos com relacionamentos que se baseiam em trocas e benefícios mútuos, em detrimento de sentimentos genuínos e conexões emocionais reais. O que antes era conhecido como amor, agora...
Davi: um símbolo de representatividade e superação no BBB24
A vitória de Davi no Big Brother Brasil 24 representa um marco importante para a representatividade do país. Davi, um jovem negro, mostrou que é possível que pessoas de diferentes origens tenham espaço e voz na mídia e na sociedade. Sua vitória não apenas quebra...
O Mundo dos Robôs: Onde Termina a Humanidade e Começa a Tecnologia?
O avanço da tecnologia tem levantado questões sobre o futuro da humanidade e se estamos nos aproximando de um mundo dominado por robôs. Com o crescimento da inteligência artificial e da automação, muitas pessoas se perguntam se já nos tornamos robôs ou se estamos...
junte-se ao mercado