Dia Internacional da Mulher: anúncios sem texto e contexto

mar/2017

 

Quanto mais a mulher se empenha pela igualdade e em especial em ser valorizada e reconhecida pelo seu talento, mais a propaganda insiste em desqualifica-la com anúncios sem texto e contexto, a maioria em tons rosa ou similares, que são publicados todo ano nos jornais e nas mídias sociais a pretexto de homenageá-la na data de referência do Dia Internacional da Mulher, 08 de março. Tenho impressão que em algumas agências a pauta entra na criação, mais ou menos, assim:

–Crie qualquer coisa aí para o Dia da Mulher.

–Sim, mas quem, é o cliente?

– Depois a gente resolve e se não tiver a gente assina e pede uma cortesia ao jornal.

O fato é que com raras exceções a galera viaja na maionese e produz peças publicitárias que ao contrário de valorizar a mulher, são um insulto, quanto não banais ou apenas formais para cumprir a pauta. As assinadas pelas agências de propaganda conseguem ser as piores, já que falta a autocrítica, o questionamento, o olhar do cliente, chato, mas sempre oportuno e necessário. Cito aqui algumas dessas “perolas”:

– “Mulher. Você é a cerveja de meu copo”. (Assina: agência de propaganda)

–  “A mulher só não é mais perfeita por que não fomos nós que criamos”. (Assina: agência de propaganda).

– “Na Terra de Iracema, Raquel de Queiroz e Maria da Penha, as mulheres sempre foram destaque”. (Assina: governo estadual)

– “Mulher é tão interessante, que mesmo brava é linda”. (Assina: agência de propaganda)

– “Só uma mulher sabe o que é perder a chave dentro da própria bolsa”. (Assina: prefeitura de capital)

– “Mulheres são a harmonia perfeita entre briefing e criação” (Assina: agência de propaganda)

– “Por traz da beleza existe a força criadora do mundo”. (Assina: clínica de áudio)

– “Com 50,1% as mulheres são maioria em São Luiz. Engraçado. Nós também”. (Assina: concessionária de veículos)

– “Uma mulher de salto é poderosa, mas uma mulher de joelhos é invencível”. (Assina: candidato a prefeito, bispo de uma igreja)

– “Dia internacional do…Em cinco minutinhos fico pronta” (assina: agência de propaganda)

– “Bolsa. Um assunto que elas dominam com propriedade”. (Assina: uma faculdade)

Criar anúncios institucionais em datas comemorativas não é uma coisa simples, os criativos sabem disso, há a tendência ao lugar comum, ao modismo do discurso (este ano o tema será o empoderamento, ou, você duvida?) e aos chavões de todos os tempos e nesse caso específico do Dia Internacional da Mulher (assim como também o do Dia da Secretaria que se comemora em 30 de setembro, é campo (in) fértil para isso). E a intenção não foi o trocadilho.

Cria-se por criar, sem texto e pior sem contexto. Como se não precisasse.

 

 

Nelson Cadena

Nelson Cadena

Colunista

Escritor, jornalista e publicitário.

Mais artigos

Por um letramento histórico e racial na propaganda

Adoro passear na cidade e observar as propagandas que estão em todos os lugares. Dos outdoors duplos e triplos que visam impactar de forma estratégica seu público-alvo, aos cartazes de quando andamos nas ruas em pequenos centros comerciais. Gosto de observar o que as...

ler mais

Comporte-se e liberte-se!

São muitas variáveis que percorrem o entorno dos consumidores e, quando se trata de entender seu comportamento, testar opções pode ser mais adequado considerando um ambiente em constantes mudanças. Além das análises tradicionais que, atualmente, muitos softwares de...

ler mais

Se o seu algoritmo é branco, a culpa é sua

Em setembro deste ano assisti a uma palestra da atriz e apresentadora Regina Casé, direcionada para uma turma de artistas, criativos, formadores de opinião e empresários de todo o país. Entre ponderações, risadas e provocações, uma fala me atiçou à reflexão: não cabe...

ler mais

Se a sua marca não tem um propósito, está na hora de ter

Chegamos ao ponto de virada. Segundo Antonio Guterres (Secretário Geral da ONU) nós entramos na era da “ebulição global”, ou seja, deixamos o estágio de “aquecimento global” – há predições sobre 2023 ser o ano mais quente em centenas de anos. Além disso, alguns...

ler mais

2024 | o ano das (re) descobertas

Ei! Se apresse! Você está preparado para 2024? O futuro está cada vez mais próximo e é importante estarmos preparados para as mudanças que estão por vir. O ano de 2024 promete ser um marco em diversos aspectos, desde avanços tecnológicos até transformações sociais e...

ler mais

Suas pausas também são seu trabalho!

Você já pensou sobre isso? Se, não, com certeza já sentiu  aumentar sua produtividade, após um período de descanso.  Mas, por que, então, você não se permite pausar mais vezes?  Eu já até imagino a resposta: por culpa, né?! A incrível sensação de sentir culpa, por...

ler mais

junte-se ao mercado