Diversidade nas empresas: real ou fake?
Se você, sua empresa ou marca nunca ouviram falar do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), saiba que estão perdendo grandes oportunidades de contribuir com o planeta, com as pessoas e, porque não dizer, com os negócios.
Mas afinal, o que representam essas três letras e o que temos a ver com isso?
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um resumo bastante compreensível sobre o tema: os ODS são um conjunto de 17 metas estabelecidas pela ONU “para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
Dentro dessas metas, temos uma específica sobre Igualdade de Gênero, representada pelo ODS 5, e uma que fala sobre Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), que visa promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos.
E porque estou falando sobre tudo isso? Primeiro porque é, de fato, uma agenda bastante importante. Nos últimos dois anos, o número de companhias que buscaram implementar alguma ação ESG (maneira de avaliar as práticas das empresas com base em suas políticas Ambientais, Sociais e de Governança) em seus processos cresceu vertiginosamente, segundo especialistas do setor. Um dos fatores que fez o tema florescer foi a pandemia.
De olho em todo esse movimento, é visível que alguns temas têm ganhado projeção dentro das organizações, sendo um deles Diversidade e Inclusão. Muitas companhias já possuem até comitês com foco específico nesse assunto.
Em termos de negócios, recente pesquisa do Instituto Akatu, em parceria com a Globescan, mostrou que 50% dos brasileiros consideram que a falta de contribuição das empresas impacta numa vida menos sustentável, enquanto a média mundial no índice é de 34%. Ou seja, os consumidores estão mais críticos em relação ao desempenho socioambiental das empresas.
Acompanhando essas tendências e observando o cenário que tem se desenhado no Brasil, decidi, junto com a rede que compõe a Youpper Insights, lançar um movimento pela real diversidade dentro das empresas.
Vivemos o desafio corporativo de transformar as equipes – principalmente em cargos C-Level. É preciso acabar com essa visão míope e rasa do que, de fato, representa a diversidade. Diversidade não é cumprir cotas, mas realmente acreditar no poder que diferentes pessoas, experiências e visões podem trazer ao negócio. É chegada a hora de se abrir para o novo, para a informação, se despir da ignorância e se propor a compreender o quanto o mundo tem gritado por uma sociedade mais igualitária.
Uma marca moderna e adaptável não apenas comercializa e entrega soluções para a diversidade, mas também promove a inclusão, gera oportunidades reais e carrega em sua essência as pessoas como o propósito central do seu negócio.
Somos uma rede formada com o objetivo de agregar e somar na construção de uma sociedade com diálogos interativos, colaborativos e com tendências sobre diversidade étnica, cultural e social.
Neste movimento, queremos, junto com as empresas, criar iniciativas de inclusão, consumo consciente, representatividade e contribuição para um mundo onde haja o suficiente para todos e para sempre.
Tem ideias e quer contribuir para este futuro mais sustentável que desejamos construir? Junte-se a nós.

Diego Oliveira
Colunista
Legado da Diversidade: A Transformação Pessoal Além das Empresas
A era da diversidade e inclusão nas empresas, que ganhou destaque nas últimas décadas, trouxe mudanças significativas na forma como as organizações operam e enxergam seus colaboradores. No entanto, há quem acredite que essa fase esteja chegando ao fim, levantando...
O Real Valor de Saber e Ter um Propósito: Uma Reflexão Provocadora
Em tempos em que a superficialidade parece dominar nossas interações e decisões, surge uma pergunta inquietante: o que realmente significa ter um propósito? A vida moderna, repleta de distrações e aparências, muitas vezes nos leva a correr atrás de objetivos que, no...
Geração Z e o Movimento Feed Zero: Autenticidade e Saúde Mental na Era Digital
A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e o início de 2010, está moldando a forma como nos relacionamos com o mundo digital. Uma das características mais marcantes dessa geração é a familiaridade com a tecnologia: enquanto os...
O Casulo Digital: Como o Celular Nos Afasta de Nossa Essência
Vivemos em uma era em que, paradoxalmente, a conexão digital nos desconecta de nossa essência. Cada vez mais, nos vemos presos a um "casulo" invisível, representado pelo nosso celular, que nos isola da realidade ao nosso redor. Em vez de usarmos a tecnologia como uma...
Spocalipse: O Papel da Humanidade em Tempos de Transformação e Esperança
Vivemos tempos de grandes transformações e desafios, o que leva muitos a questionar se estamos diante de um momento "apocalíptico". A sensação de estar no limiar de uma grande mudança, seja ela ambiental, social ou tecnológica, é amplificada pela velocidade com que os...
Acolhimento e Fé: O Poder de Unir Corações
Acolher é um ato de empatia e humanidade que transcende qualquer crença religiosa. Independentemente de nossa fé ou das doutrinas que seguimos, todos temos a capacidade de oferecer e receber acolhimento, um gesto que está no cerne do que significa ser humano. A fé,...
junte-se ao mercado