Entrevista: Alfredo Soares – Empreendedor, sócio da Vtex e Head Global SMB
“A internet é hub de ferramentas que permite você atrair, nutrir, converter e reter seus clientes. Não adianta colocar produto lá. É obrigatório se mexer. Isso é fundamental para o sucesso.”
Em apenas três anos, sua empresa, a XTECH Commerce, transacionou R$ 547 milhões em vendas. Em 2017, foi adquirida pela VTEX. Na mesma época, o designer, publicitário e empreendedor Alfredo Soares fundou a startup Socialrocket que, sob sua gestão, chegou a 150 mil usuários, em sete países.
Em sua trajetória, que já conta com mais de dez anos de experiência, é considerado como um dos principais especialistas em vendas online do Brasil. Hoje, é sócio-diretor da VTEX, a maior plataforma de e-commerce da América Latina, com presença global em mais de 35 países, onde atua como líder da unidade de negócios SMB, administrando marcas como Loja Integrada, XTECH e Go Commerce que, juntas, contam com mais de 800 mil lojas virtuais criadas e R$1.2 bilhõesem vendas por ano.
É autor do livro “Bora Vender” e tem mais de 150 palestras no portfolio.
ABMP: Você foi de algumas centenas a um faturamento de R$8 milhões em apenas dois anos, tudo isso através do e-commerce. Como isso aconteceu? Você enxergou um grande gap no setor ou tudo foi na base da ousadia mesmo?
A.S: Nossa solução atendia o mercado de e-commerce, mas nossa venda também era 80% online. Na verdade, a frase que mais acredito é: não se vende na internet, se usa a internet para vender. Ela permite escalabilidade para qualquer negócio. A melhor forma de vender através dela é com conteúdo e de pessoas para pessoas. Em três anos, saímos de 0 para R$547 milhões em vendas através da nossa tecnologia.
ABMP: “Não venda pela internet, use a internet para vender”. O que você quer dizer com essa frase?
A.S: A internet é hub de ferramentas que permite você atrair, nutrir, converter e reter seus clientes. Não adianta colocar produto lá. É obrigatório se mexer. Isso é fundamental para o sucesso.
ABMP: Seu livro, “Bora vender”, é um sucesso em vendas. Na sua opinião, o que as pessoas mais buscam nele?
A.S: Acho que as pessoas buscam mais aprender através de uma história de verdade, e não somente da prática. O livro é um guia de insights e está toda hora se jogando para ação. Apesar de ser para negócios e vendas, o livro traz um guia para montar sua loja virtual, além de ter, claro, um lado motivacional.
ABMP: Para o empreendedor que quer montar o seu negócio online, qual o “beabá” básico, o caminho essencial a ser seguido tanto para quem já tem um comércio físico ou que vai começar do zero?
A.S: Primeiro, definir muito bem seu público alvo. Não se abre negócio online sem investir em mídia para trazer o público para seu site.
ABMP: Qual a importância das mídias sociais para o sistema e-commerce, seja para divulgação ou como canal de venda, tendo o Facebook e Instagram como plataformas de venda também?
A.S: As redes sociais são essenciais. É possível atrair e nutrir clientes através dela. A dica importante é que cada rede tem seu objetivo é estilo. Pessoas se conectam mais fácil com pessoas. Então, muitas vezes um embaixador vai funcionar melhor do que o insta da sua marca.
ABMP: Nenhum vendedor escapa mais do e-commerce, mas como fica esta relação com o ainda pouco conhecido m-commerce? Qual a diferença?
A.S: Na verdade m-commerce já vem crescendo muito. Porém, mais importante que isso é o Mobile Marketing. Acho que vivemos uma era do social selling. O bom vendedor precisa conseguir criar engajamento, dominar a atenção e, para isto, usar as redes para se comunicar.
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