Entrevista: Laura Passos – Presidente da ABAP Bahia

set/2025

As mulheres estão fazendo um trabalho incrível na publicidade, e é nossa obrigação garantir as condições para que possamos ocupar esses espaços, contribuindo para a melhoria do nosso mercado                                                                                                                                                                                       

 

ABMP: Laura, ao assumir a presidência da ABAP-Bahia em maio de 2025, quais foram os principais desafios que você identificou de imediato na condução da entidade e como está lidando com esses pontos?

 

LP: Antes até de assumir a ABAP-Bahia, eu já vinha me preocupando com o fato de a publicidade baiana estar perdendo o protagonismo nos últimos anos, o curso de comunicação deixou de ser desejado pelos jovens, os anunciantes passaram a desacreditar nas agências e na eficiência das campanhas publicitárias, e a Bahia deixou de ser percebida como um celeiro de criatividade. Por isso, nossa maior missão neste mandato é fazer com nosso negócio resgate sua relevância, que sejamos reconhecidos pela eficiência da nossa entrega.

ABMP: Quais iniciativas já foram colocadas em prática desde o início da sua gestão?

LP: Tenho pouco tempo de gestão, assumi meados de maio e, desde então focamos no planejamento dos próximos 02 anos.

Ouvindo todos os associados, suas dores, suas angustias; visitamos os principais veículos de comunicação pra estreitarmos parcerias

Além disso, conseguimos promover dois grandes eventos para nosso mercado: trouxemos nosso ministro da comunicação Sidônio Palmeira, publicitário baiano e ex presidente da nossa entidade, para um bate papo com os associados e agora estamos trazendo 03 grandes anunciantes, mulheres da comunicação, para outro bate papo.

Se conseguirmos unir nosso mercado, trazer os anunciantes mais pra perto de nós e resgatar o orgulho da nosso negocio, já estarei satisfeita.

 

ABMP:Quais são os principais projetos e metas que sua gestão pretende implementar ao longo do biênio 2025–2027? Há alguma iniciativa em planejamento que você possa antecipar?

LP: Como falei, nosso foco é a valorização do nosso negócio. Todo o planejamento, ações e projetos que estamos construindo têm esse objetivo.

Quero que, ao final desses dois anos, as agências de propaganda da Bahia sintam orgulho e que nosso mercado esteja entre os principais mercados de comunicação do Brasil. 

 

ABMP: Sobre o primeiro evento oficial “Café com o Ministro Sidônio Palmeira”, ocorrido em julho de 2025, marcou a abertura oficial da sua presidência. Como foi esse momento inaugural para você e qual mensagem ou resultado esse encontro trouxe para o ecossistema publicitário da Bahia?

 

LP: Esse evento foi um sucesso, não só pela presença de todo o nosso mercado: fornecedores, veículos, representantes de várias entidades estavam lá prestigiando, mas também por termos tido a honra de, pela primeira vez, trazer o ministro da comunicação para um bate papo com o nosso mercado. 

 

ABMP: Sua eleição representa, também, uma renovação simbólica com uma diretoria totalmente feminina. Como você enxerga a importância desse marco para a diversidade e representatividade no setor publicitário estadual?

LP: Depois de 25 anos, termos uma mulher à frente da entidade, é mais que merecido, é um reconhecimento às mulheres que hoje representam a maioria dos profissionais.

Era preciso haver a participação efetiva das mulher como fruto do nosso trabalho. As mulheres estão fazendo um trabalho incrível na publicidade, e é nossa obrigação garantir as condições para que possamos ocupar esses espaços, contribuindo para a melhoria do nosso mercado.

 

Outras entrevistas

Entrevista: Paulo Coelho – Presidente do Sinapro Bahia

"É gratificante perceber que o mercado enxerga no Sinapro-Bahia uma entidade viva, relevante, capaz de promover o diálogo e fortalecer as relações entre agências, clientes e parceiros. Essa energia que veio do Enapro nos inspira a começar o trabalho com disposição...

ler mais

Entrevista: André Mascarenhas – Presidente do Sinapro-Bahia

"O Enapro é da Bahia para todo o Brasil. Um local capaz de inspirar, conectar e onde as pessoas queiram estar."                                                                                                                                                             ...

ler mais

Entrevista: Cristiana Chaves – Grupo de Mídia da Bahia

"Nossa proposta é manter o grupo como um espaço vivo e ativo, pautado por temas relevantes e pela escuta atenta das demandas do mercado. A curadoria de conteúdo será essencial, assim como o estímulo à participação dos membros. Vamos promover enquetes, compartilhar...

ler mais

Entrevista: Rafael Linhares – A Linhares

"Fazer a nova identidade visual de uma empresa que é quase centenária não foi nada fácil. O nosso desejo é unir a tradição de uma empresa pioneira e inovadora com a nova forma de comercializar uma mídia que está mais atual do que nunca. Novos formatos de mídia...

ler mais

Entrevista: Márcio Lima – Presidente da CUFA Bahia

"O Cri.ativos da favela chega pra romper essas barreiras, oferecendo ferramentas concretas e valorizando talentos que já existem nas favelas. "                                                                                                                             ...

ler mais

Entrevista: Virginia Paschoal – CEO da Newtab

"Equilibrar criatividade e performance é uma das nossas características. Utilizamos ferramentas de análise de dados para entender o comportamento do consumidor e ajustar nossas estratégias rapidamente. "                                                                 ...

ler mais

junte-se ao mercado