Entrevista: Renata Benigna – Diretora de Mídia da Visa
“A análise de dados permite que as empresas tomem decisões mais informadas e personalizem suas estratégias de marketing para maximizar os resultados.“
Profissional com 14 anos de experiência em Mídia Online e Off-line nos segmentos de tecnologia de pagamento e telecomunicações. A trajetória no ambiente digital foi marcada pela liderança de projetos de Marketing Mix Modeling e ROI Analytics, gestão de equipe de Mídia de Performance e pela implementação do Ecommerce.
Professora da ESPM nos cursos de pós-graduação, graduação em Administração e Extensão (férias), nas disciplinas de Comunicação Integrada, Estratégias de Marketing Digital, Mídias Sociais e Marketing de Influência, Planejamento Online e Off-line e Trabalho de Conclusão de Curso.
Doutoranda em Administração, Mestrado em Comportamento do Consumidor pela ESPM e Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (UNIP).
ABMP: Pode nos explicar o que é o Marketing Mix Modeling e como ele funciona?
RB: O Marketing Mix Modeling é uma abordagem que analisa todas as variáveis de marketing que podem impactar as transações e a continuidade do relacionamento do consumidor com uma marca. Isso inclui desde o “churn” — o cancelamento de assinaturas ou a perda de clientes — até a análise de reclamações nos canais de atendimento ao cliente (SAC), e o impacto do investimento em mídia tanto pela empresa quanto pela concorrência.o.
ABMP: Como a inteligência artificial e o machine learning estão sendo integrados ao MMM
RB: O MMM é uma ferramenta poderosa para avaliar o retorno das campanhas de mídia, pois considera uma vasta gama de indicadores, como percepção de imagem da marca, volume de sentimento positivo, e até mesmo a interação entre diferentes produtos. O MMM oferece uma recomendação robusta ao olhar para várias variáveis de marketing simultaneamente, garantindo uma análise mais precisa e estratégica do investimento em mídia.
ABMP: Para empresas que estão começando a explorar o marketing orientado por dados, por onde você sugere começar
RB: A escolha do modelo ideal depende das necessidades específicas de cada empresa e da quantidade de informações disponíveis.Não importa o tamanho da empresa, o fundamental é ser uma empresa voltada para dados, e como primeiro passo, as empresas utilizem ferramentas básicas de análise de dados, como o Google Analytics, para monitorar o tráfego do site, identificar as fontes de origem das visitas e entender melhor o comportamento do consumidor.
No cenário atual, é impossível fazer marketing ou mídia de forma eficaz sem o apoio de dados. A análise de dados permite que as empresas tomem decisões mais informadas e personalizem suas estratégias de marketing para maximizar os resultados.
Entrevista: Renata Fernandes – Escritora e Empreendedora
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Entrevista: Robson Wagner – CEO na W4 Comunicação
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