Entrevista: Renata Benigna – Diretora de Mídia da Visa
“A análise de dados permite que as empresas tomem decisões mais informadas e personalizem suas estratégias de marketing para maximizar os resultados.“
Profissional com 14 anos de experiência em Mídia Online e Off-line nos segmentos de tecnologia de pagamento e telecomunicações. A trajetória no ambiente digital foi marcada pela liderança de projetos de Marketing Mix Modeling e ROI Analytics, gestão de equipe de Mídia de Performance e pela implementação do Ecommerce.
Professora da ESPM nos cursos de pós-graduação, graduação em Administração e Extensão (férias), nas disciplinas de Comunicação Integrada, Estratégias de Marketing Digital, Mídias Sociais e Marketing de Influência, Planejamento Online e Off-line e Trabalho de Conclusão de Curso.
Doutoranda em Administração, Mestrado em Comportamento do Consumidor pela ESPM e Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (UNIP).
ABMP: Pode nos explicar o que é o Marketing Mix Modeling e como ele funciona?
RB: O Marketing Mix Modeling é uma abordagem que analisa todas as variáveis de marketing que podem impactar as transações e a continuidade do relacionamento do consumidor com uma marca. Isso inclui desde o “churn” — o cancelamento de assinaturas ou a perda de clientes — até a análise de reclamações nos canais de atendimento ao cliente (SAC), e o impacto do investimento em mídia tanto pela empresa quanto pela concorrência.o.
ABMP: Como a inteligência artificial e o machine learning estão sendo integrados ao MMM
RB: O MMM é uma ferramenta poderosa para avaliar o retorno das campanhas de mídia, pois considera uma vasta gama de indicadores, como percepção de imagem da marca, volume de sentimento positivo, e até mesmo a interação entre diferentes produtos. O MMM oferece uma recomendação robusta ao olhar para várias variáveis de marketing simultaneamente, garantindo uma análise mais precisa e estratégica do investimento em mídia.
ABMP: Para empresas que estão começando a explorar o marketing orientado por dados, por onde você sugere começar
RB: A escolha do modelo ideal depende das necessidades específicas de cada empresa e da quantidade de informações disponíveis.Não importa o tamanho da empresa, o fundamental é ser uma empresa voltada para dados, e como primeiro passo, as empresas utilizem ferramentas básicas de análise de dados, como o Google Analytics, para monitorar o tráfego do site, identificar as fontes de origem das visitas e entender melhor o comportamento do consumidor.
No cenário atual, é impossível fazer marketing ou mídia de forma eficaz sem o apoio de dados. A análise de dados permite que as empresas tomem decisões mais informadas e personalizem suas estratégias de marketing para maximizar os resultados.
Entrevista: Priscila Araújo – Sócia da INS Mkt Digital
"Nosso diferencial está pautado na entrega de soluções personalizadas, sob demanda adequada para cada cliente. " ...
Entrevista: Fábio Almeida – Managing Director – Biggie
"O equilíbrio entre explorar novas tendências e aproveitar ao máximo as ferramentas já disponíveis será essencial. O olhar humano, criativo e crítico, continuará sendo o diferencial que garantirá autenticidade e competitividade em um mercado em constante evolução." ...
Entrevista: Dinho Júnior – Apresentador e criador de conteúdo
"Minha função como criador vai além de entreter. Eu me sinto responsável por compartilhar práticas saudáveis com minha audiência. Falo frequentemente sobre a importância de limitar o tempo online e sobre como o mundo offline também é muito prazeroso. Nosso bem-estar...
Entrevista: Joyce do Vale – Gerente de Planejamento, Inteligência de Mercado e Branded Content do Grupo Jaime Câmara
"As marcas devem identificar os momentos críticos que influenciam a decisão de compra. Compreender as ocasiões em que o consumidor está mais propenso a comprar permite alinhar a comunicação com essas situações específicas, aumentando a eficácia das campanhas." ...
Entrevista: Renata Fernandes – Escritora e Empreendedora
"No fundo queremos o mesmo, fazer com que o nosso público se sinta único. Não à toa valorizamos a experiência, além do produto em si. O caminho precisa ser proporcionar, tanto na publicidade quanto na literatura, experiências únicas que farão o consumidor se apaixonar...
Entrevista: Carlos Sérgio Falcão – Presidente da Winners Engenharia Financeira e Líder do Business Bahia
"O Summit fortalece ainda mais o compromisso do selo Made in Bahia. O fator de maior relevância é unir pensamentos, ideias, propostas e relações para o fortalecimento das cadeias produtivas em nosso Estado. Pretendemos incluí-lo no calendário de eventos corporativos...
junte-se ao mercado