Entrevista: Ticiano Cortizo – Gerente de marketing do Shopping Bela Vista

jun/2022

“As ações promocionais, através da realização de nossos eventos e patrocínio de outros, colaboram com a materialização da cultura em nosso shopping e presença da marca na vida e no cotidiano dos baianos. Já somos reconhecidos por ter o melhor São João da cidade, devido aos anos de realização do Arraiá do Bela.”         

                                                                                                                                                                        

Já já completa 10 anos que o Shopping Bela Vista chegou e vem participando da vida dos baianos, especialmente dos soteropolitanos. Nessa década, muita coisa aconteceu. Entre os acontecimentos mais marcantes, sem dúvida, as edições de São João figuram no topo. Hoje, o centro de compras patrocina o Galinho, transforma todos os anos a praça central num pedaço do interior, e realiza ações diversas, como venda de ingressos para festas, arraiás, apresentações musicais e ofertas especiais.

Para entender melhor o que o Shopping Bela Vista planeja para 2022, a ABMP conversa com o gerente de marketing do centro de compras, Ticiano Cortizo. Além de falar sobre a programação de eventos, ele dá detalhes da parceria com o Galinho, hoje principal festival junino de Salvador.

ABMP: Cada centro de compras enxerga um período festivo de uma maneira. Alguns são mais tradicionais no Natal, outros ganham notoriedade pela atuação no Carnaval. No caso do Bela Vista, um dos pontos altos é o de festa junina. A programação sempre chama a atenção e atrai muitos visitantes. Como vocês estão se organizando para as celebrações deste ano?

TC: Esse ano o Bela Vista está preparando um grande evento. Transformamos nossa Praça Central numa verdadeira cidade do interior. Além de uma decoração e cenografias lindas e ricas, temos jogos e brincadeiras como roda gigante, touro mecânico, arremessos de argolas e teste de força. Temos uma barraca vendendo todos os produtos típicos juninos, como bolos, mingaus, licores, amendoim, doces e salgados. O grande palco vem recebendo grandes nomes e atrações de nosso São João. São 31 bandas que se apresentam todos os dias, até 26 de junho, das 18h às 19h.

O Boteco do Bela também está com apresentações musicais tematizadas para o período, sempre às quintas-feiras, sábados e domingos, das 19h às 21h.

ABMP: Quais são os principais pilares da comunicação do shopping no período junino? Por que promover ações e estar no calendário regional? O que isto representa para a instituição, além das vendas?

TC: O Bela Vista possui um mix de comunicação muito eficiente para o período. Além de uma intensa divulgação em nossas redes sociais com mais de 310.000 seguidores, realizamos o marketing direto com nossa base de mais de 250.000 clientes cadastrados, além de ativar nosso time exclusivo de 10 digital influencers. Ao mesmo tempo, utilizamos nosso plano de mídia, que contempla televisão, rádios e outdoor.

As ações promocionais, através da realização de nossos eventos e patrocínio de outros, colaboram com a materialização da cultura em nosso shopping e presença da marca na vida e no cotidiano dos baianos. Já somos reconhecidos por ter o melhor São João da cidade, devido aos anos de realização do Arraiá do Bela. Dito isso, as vendas são consequência da atração do target correto, através de ações e eventos aderentes a esse público.

ABMP: O shopping, inclusive, é um dos patrocinadores oficiais do Galinho, evento de forte tradição, promovido pela TV Aratu, que abre os festejos juninos no estado. De que forma e por que o Bela entrou como patrocinador do projeto?

TC: O Shopping Bela Vista é patrocinador desde 2019, sendo esse o quarto ano consecutivo, o que foi uma enorme alegria para mim, que entrei aqui em agosto de 2020. O Arraiá do Galinho complementa todos os nossos objetivos de homenagear um dos momentos mais importantes de nossa cultura raiz, que é o São João. Ter nossa marca associada a um evento do porte e da importância como o Galinho é muito relevante para nossa estratégia de branding.

Curioso que, coincidentemente, já conhecia o projeto há muitos anos. Já havia patrocinado o Galinho durante seis anos consecutivos quando fui gerente de marketing de outro shopping em Salvador. Sempre fui um fã, entusiasta do formato e resultados atingidos.

ABMP: Por ser uma época festiva, muitos consumidores vão aos centros de compras para se divertir e também adquirir produtos. Não à toa, é um dos períodos mais importantes para os lojistas, especialmente os do Nordeste. Qual a expectativa do Bela Vista em relação ao comportamento do público neste ano?

TC: Pretendemos superar em 15% de vendas o ano de 2019, que foi o melhor ano de nossa história. Lembrando que em 2020 os shoppings estavam em lockdown total e, em 2021, estávamos abertos, mas ainda com muitas restrições. Esse ano temos tudo para realizarmos um São João maravilhoso para todos, lojistas e clientes.

ABMP: Mas o consumidor não quer mais apenas comprar. Quer experiência, interação, sair do shopping com mais que sacolas. O centro de compras pensou nisso, vai promover momentos Galinho no shopping pra que as duas marcas interajam mais?

TC: Esse é um dos pontos mais importantes da parceria entre o Shopping Bela Vista e o Grupo Aratu. Não se trata apenas do patrocínio de um evento. O Galinho vem pra dentro do Bela Vista em diversos momentos. Temos um ponto de vendas dos ingressos para o Galinho, que recebe frequentemente a visita de influencers e do querido mascote do evento, sempre acompanhados de um trio nordestino, que alegra a todos que passam por perto. Graças à parceria com o Galinho, tivemos no último domingo de maio uma tarde dedicada às apresentações de quadrilha, uma tradição que precisamos manter viva. Teremos ainda alguns flashes de nossas programações musicais dentro da programação da TV Aratu. Enfim, a sinergia entre o Galinho e o Arraiá do Bela é total!

Outras entrevistas

Entrevista: Robson Wagner – CEO na W4 Comunicação

"A chave para uma comunicação eleitoral efetiva é construir uma campanha autêntica e adaptável, que utilize todas as ferramentas e plataformas disponíveis para criar uma conexão genuína com o eleitorado, enquanto promove uma participação ativa e contínua na...

ler mais

Entrevista: Gilson Freitas – Sócio Idealizador Camarote Ondina

"Esperamos que o Camarote Ondina se destaque no mercado como um provedor de serviços de qualidade, buscando entender as necessidades e preferências individuais dos nossos clientes. "                                                                                     ...

ler mais

Entrevista: Daniel Ribeiro – Publicitário

"A premissa básica é trabalhar com a verdade e manter a equipe preparada para essa comunicação de mão-dupla que o digital permite. Ou seja, entender que o meio digital, mais do que ser uma janela para falar, é um local para se ouvir "                                 ...

ler mais

junte-se ao mercado