“Eu quero ser independente!”

jan/2024

Resolvi começar a minha coluna de 2024 sobre um tema que cada vez mais é unanimidade, principalmente para os jovens, a independência. Quando conversamos com as novas gerações e perguntamos quais seus sonhos e desejos, a resposta quase sempre é, busco a minha independência. E, sempre, me questiono: “Todo mundo diz que quer ser independente, mas todo mundo aguenta ou sabe o peso de ser independente?

A independência ela pode ser desdobrada em diferentes ótimas, como: financeira, emocional, pessoal, profissional, e por aí vai. Assim, o desejo de independência será que realmente engloba todos os sentidos ou normalmente é direcionado somente à parte material? Pois o mais comum no discurso de independência é liberdade para ir e vir, e fazer o que bem entender.

Entretanto, o preço da independência é muito fácil de ser mensurável. Como comentei antes, ele é financeiro e material. Mas, e o valor da independência? Em um mundo de fantasia a independência só possui o valor positivo associado à liberdade. Porém, e o custo disto, será que todos percebem ou atribuem?

De acordo com o Dicionário Online de Português (2023), a independência é um substantivo feminino que se refere a:

  • Condição da pessoa livre, de quem não deve obediência a alguém; estado do que não depende de alguma coisa para existir: independência financeira, emocional, espiritual.
  • Estado do que ou de quem não é influenciado com facilidade; imparcialidade.
  • Caráter da pessoa que não segue ideias determinadas nem regras preestabelecidas.
  • Falta de subordinação: havia independência entre aquelas duas situações.
  • Bem-estar financeiro; prosperidade.

Percebe-se que, no sentido literal, ser uma pessoa independente só pode realmente ser algo positivo, bom e trazer felicidade. Mas, afinal, existe alguma independência que não nos deixa solitária? Essa é a minha principal reflexão, após 40 anos de idade e buscando esse sonho comum a todos jovens.

Pouco se fala sobre o peso de ser uma pessoa independente, do quanto é necessário resiliência, otimismo e autoestima. Pois, para ser livre, preciso ter certeza das minhas convicções, ser autossuficiente e, além disso, aceitar o estado da liberdade. Sim, e esse estado muitas vezes remete a solidão, a sensação de estar sozinha no “seu” mundo e se reerguer e seguir o caminho, na maioria das vezes sozinha. 

Desta forma, quando desejar ser independente, siga o seu sonho, mas saiba definir bem qual independência deseja e suporta!!!!!

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Fred Mette

Fred Mette

Colunista

Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de inovação, empreendedorismo e novos modelos de negócios. Possui com experiência em consultoria, mentorias, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Atualmente é professora, coordenadora do curso de Administração e diretora acadêmica nacional de negócios e tecnologia da ESPM.

Mais artigos

O que o povo não sabe, não destrói.

Ei! O que você anda postando em redes sociais digitais? Até que ponto é válido postarmos tudo o que fazemos? Bora refletir. Em tempos de redes sociais digitais, é comum nos depararmos com a tentação de compartilhar cada detalhe de nossa vida online. No entanto, é...

ler mais

Crescer é ótimo! Mas você está preparado para isso?!

Diz aí! Qual a sua meta para 2024? Sabemos que o planejamento é a chave para evitar quedas e garantir a fidelização dos clientes, pois é através dele que antecipamos desafios, identificamos oportunidades e construímos estratégias sólidas para manter o sucesso...

ler mais

2024 | o ano das (re) descobertas

Ei! Se apresse! Você está preparado para 2024? O futuro está cada vez mais próximo e é importante estarmos preparados para as mudanças que estão por vir. O ano de 2024 promete ser um marco em diversos aspectos, desde avanços tecnológicos até transformações sociais e...

ler mais

CURAr a alma

A cura da alma é um processo fundamental para o bem-estar e a plenitude do ser humano. Assim como cuidamos do nosso corpo físico, é igualmente importante cuidar da nossa saúde mental, emocional e espiritual. A alma é o centro de nossas emoções, pensamentos e...

ler mais

junte-se ao mercado