I(NOVA)R

ago/2023

Inovar… fazer algo diferente, algo disruptivo.

Inovar… fazer algo nunca feito, inédito e inquietante.

Inovar… empreender, ter sucesso e ser bem-sucedido.

Tais definições de inovar são as mais pré-concebidas na sociedade em geral. Mas pouco tem se refletido sobre o real sentido de inovação. Afinal, a inovação vai muito além, entretanto inovar compreende todas as definições acima sim.

A inovação, por si só, significa fazer algo diferente do que foi feito, sair da zona de conforte ou de simples processos burocráticos. A inovação é para facilitar a vida das pessoas, independente de ter os mesmos resultados. Pois inovar consiste em otimizar tempo, processos e tomada de decisão. Inovar busca melhorar o bem-estar das pessoas, beneficiando-as com melhorias na sua rotina e vida.

Além disso, o pré-conceito de que inovar está exclusivamente relacionado a empreender não deve mais existir em qualquer dicionário. Inovar hoje é obrigatório, seja em empresas privadas, públicas e até de 3º setor. A inovação ultrapassou os limites de startups e empreendedores, e hoje inovar é obrigação a todos.

No mesmo sentido, a inovação pessoal também se torna essencial. Afinal, devemos ser disruptivos em nossa vida e buscarmos fazer as coisas de forma diferente. Sem isso, dificilmente seguiremos adiante ou subiremos nos degraus da vida. Devemos, também, inovar na nossa vida profissional…. fazer as coisas diferentes, empreender em nossa carreira buscando mais conhecimento e novas competências.

Inove-se, é a palavra do presente…. Inove-se hoje e agora, para estar preparado para o futuro. Inovar é se adaptar, se autotransformar, buscando aprimorar a sua vida e, sobretudo, aumentando seu bem-estar. Quem não se inova, não acompanha o que está acontecendo ao seu redor. Inove-se e arrisque-se a conhecer o novo, aquilo que seria impensável. Saia da sua zona de conforto, seja no trabalho, no seu dia a dia, nas opções de lazer. Saia da rotina, INOVE-SE.

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Fred Mette

Fred Mette

Colunista

Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de inovação, empreendedorismo e novos modelos de negócios. Possui com experiência em consultoria, mentorias, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Atualmente é professora, coordenadora do curso de Administração e diretora acadêmica nacional de negócios e tecnologia da ESPM.

Mais artigos

Axé para quem é de Axé! Axé, Anitta!

A perda de seguidores após uma revelação religiosa pode ser encarada como um verdadeiro livramento divino. Aqueles que se afastam de nós nesse momento estão apenas mostrando que não estavam verdadeiramente alinhados com nossos valores e crenças mais profundas. É...

ler mais

Não era amor. Era pix. A relação por interesse.

Em um mundo cada vez mais movido por interesses e conveniências, é comum nos depararmos com relacionamentos que se baseiam em trocas e benefícios mútuos, em detrimento de sentimentos genuínos e conexões emocionais reais. O que antes era conhecido como amor, agora...

ler mais

O furar bolhas necessário se cada dia

Você ainda acredita que furar bolhas é mimimi? Acorde, viu! Furar bolhas é fundamental para se tornar um profissional completo e capaz de agregar valor em sua área de atuação. Ao se manter restrito em um determinado ambiente, sem buscar experiências e conhecimentos...

ler mais

O que o povo não sabe, não destrói.

Ei! O que você anda postando em redes sociais digitais? Até que ponto é válido postarmos tudo o que fazemos? Bora refletir. Em tempos de redes sociais digitais, é comum nos depararmos com a tentação de compartilhar cada detalhe de nossa vida online. No entanto, é...

ler mais

junte-se ao mercado