Linha de chegada invisível

out/2020

Muita coisa neste ano ocorreu de forma prematura e/ou compulsória, não é verdade?

Aderir ao homeoffice; conviver com o companheiro ou companheira dentro de casa 24h; inserir as crianças ao homeschooling; abrir mão dos funcionários domésticos; aumentar as compras online… Enfim, se estas já não eram rotinas, passaram a ser obrigatoriamente.

Estes exemplos me dão a entender que não é novidade já fazermos planos para 2021! Sim, enquanto celebramos a entrada da Primavera de 2020, a cabeça está no Verão, Outono e Inverno do próximo ano.

Este é um ótimo momento para uma reflexão que me visita 24h, até quando estou correndo: saibamos e sejamos inteligentes em tirar proveito de tudo que estamos passando neste período.

E por falar em corrida, uma atividade que está em minha vida há muitos anos, sinto-me como se estivesse me preparando para uma maratona, mas com linha de chegada invisível. Ou seja, tenho que me preparar, mas não sei onde irei chegar.

Já que fazer planos e análises é imprescindível, mesmo diante de uma pandemia que se estende, não dá para ficarmos parados, especialmente com nossos aprendizados. Por exemplo: como nós (profissionais de comunicação e marketing) enxergamos o trabalho junto ao consumo, consumidor e mercado? Estamos com a oportunidade de nos explorarmos, esquecermos o jeitinho “sempre foi assim” e aplicarmos o que realmente acreditamos.

Outra questão: quantas pessoas encontraram seu verdadeiro “plano A” no meio disso tudo? Venda de brigadeiro, prática de meditação, curso de diversas naturezas etc. Quem se atentou está fazendo seu dever correto: vivenciar o que estamos chamando de velho normal.

Como atuar no novo normal sendo que estamos amarrados ao velho normal? O que seria esse novo normal? Eu prefiro dizer “Viva o Anormal!”, porque tudo que chamamos de normal sempre foi questionado e nada criativo. Por isso vale tanto a pena correr sem ao menos saber direito onde e como estará a linha de chegada.

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights. Publicitário e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projetos pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda.
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