Mãe Menininha o poder real
No aniversário de 113 anos de Mãe Menininha, passei 3 dias filmando os festejos, que envolvia o lançamento de um selo num dia, de um livro sobre ela no outro e um show na Concha acústica com vários artistas. O interessante foi conhecer mais um pouco de Mãe Menininha através da visão de pessoas diferentes, via as entrevistas que fizemos na época, muito bem conduzida por Rafaela Carrijo. O senador Antônio Carlos Magalhães disse que gostava muito de privar de sua sabedoria e que a Bahia não tinha um Papa, mas tinha uma Papisa, Mãe Menininha era a Papisa da Bahia. Dona Canô disse que Zezinho, seu marido, ficou muito impressionado e disse que ela era uma pessoa que enxergava longe. Na época, preocupados que estavam com o que tinha acontecido a Caetano e o exílio, foi tranquilizada por ela que disse: “ Dona Canô, não se preocupe com Caetano, a senhora vai ver como ele vai voltar”, dando a entender que ele ia voltar forte, melhor do que quando tinha saído. Um momento impactante dessa fala, foi quando dona Canô disse olhando para a Câmara, que falando sobre feitiço, Mãe Menininha disse para ela : “ Não existe feitiço minha filha, o que existe é olho grande, inveja “. Gal Costa, também fala sobre a capacidade de Mãe Menininha enxergar longe, dizendo que ela enxergava através das paredes e que quando esteve a primeira vez com Mãe Menininha, viu ela se agigantar, crescer, uma luz poderosa. Olhando com Tanira e Déa, filhas da Casa, essa entrevista, Tanira falou sobre a “ olhar através das paredes”, dizendo que Menininha dentro do quarto, sabia se tinha alguém mexendo nas panelas dela lá na cozinha e sem ouvir ruído algum gritava : “ Oi menina, olha quem está mexendo aí nas minhas panelas “. Ela sabia de tudo que estava acontecendo em sua volta e controlava do quarto. Maria Bethânia diz que o que mais gostava era privar da companhia dela e ficarem horas em silêncio. “ Mãe Menininha me ensinou a gostar do silêncio e até hoje eu sempre busco momentos de silêncio, eu preciso deles.” Complementando, o historiador Francisco Sena, citou Jorge Amado para descreve-la. O escritor falou que Mãe Menininha era a maior expressão do povo baiano e a descreveu da seguinte maneira : “ Na Bahia existe uma mulher que não possuindo nada, não sendo rica, não tendo nenhum posto, não mandando na política, não sendo cardeal, não sendo revestida de nenhum desses falsos poderes, detém o poder real que provém do povo “

Sérgio Siqueira
Colunista
Formado em Administração de Empresas pela Ufba com especialização em programação visual , marketing institucional , propaganda e eventos. Gerente de Criação e Produção e desenvolvimento de projetos e campanhas institucionais e culturais da Rede Bahia.
Mais artigos
O Poder do Neuromarketing para Impulsionar Vendas Imobiliárias
No competitivo mercado imobiliário brasileiro, a decisão de adquirir um imóvel vai além de uma simples transação financeira. Compreender a fundo o comportamento do consumidor é crucial para o sucesso nas vendas. É nesse contexto que o neuromarketing imobiliário se...
Autenticidade é Rei: Construindo Relações Verdadeiras em Tempos de IAe Algoritmos
Recentemente, ouvi do meu terapeuta que, em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, onde algoritmos moldam nossas interações e decisões, a autenticidade se destaca como uma qualidade inestimável. Neste cenário, a relação entre o indivíduo e as marcas torna-se...
As pessoas constróem os inícios, mas não se importam com a construção dos finais.
Os relacionamentos contemporâneos são marcados por muitos rótulos e a decisão do momento de usá-los, ou não. Vocês já conhecem os termos “olhantes”, “curtantes”, “conversantes”, “contatinhos”, “ficantes”, “ficante premium”, “ficante premium plus”, “p. amigo”, “b....
Eu ou o planeta? O dilema do consumo na era da urgência climática
Em algum momento, todos nós já nos pegamos nesse dilema: consumo ou preservação? O conforto do agora ou a sobrevivência do amanhã? A pergunta, embora pareça simples, é um dos grandes paradoxos do nosso tempo. Afinal, até que ponto o peso de salvar o planeta deve cair...
Do “feeling” à ciência: como o Neuromarketing e a IA estão revolucionando a publicidade
Quem é publicitário das antigas, como eu (lá se vão 27 anos de profissão! rs), aprendeu a usar o que chamamos de feeling para interpretar as respostas das pesquisas tradicionais, pois sabíamos que o dado frio não gera emoção. Nos pautávamos, já naquela época, por essa...
Que soprem os bons ventos
O Verão é a alta estação para a maior parte do Brasil e são muitas as possibilidades disponíveis. Dentro do nosso estado, o verão acontece de diferentes formas e em muitos destinos, mas cabe destacar o verão de Salvador que a cada ano oferece novas e antigas...
junte-se ao mercado