Me respeite. Eu sou favela.
Confesso que tentei criar um outro título para este artigo, mas foi uma missão quase impossível não considerar o nome do estudo recentemente realizado pela Youpper Insights.
O orgulho e a satisfação já eram imensos por ter feito parte da organização do SCREAM – Salvador Creativity anda Media Festival, que chegou à sua quarta edição dias 3 e 4 de dezembro; e a honra foi maior ainda por ter tido a oportunidade de apresentar uma nova pesquisa em primeira mão para o público que nos acompanhava presencial e virtualmente.
Compreender o comportamento dos consumidores sempre esteve presente dentre meus propósitos. E me aproximar da população que forma a maioria dos residentes de nosso país, é uma persistência quase divina. O Brasil (ou brasis) é caracterizado pela cultura que circula nas periferias de todos os cantos e, mais do que isso, cresce ou decresce a partir dos impactos que atingem essa população.
Não por acaso, é de extrema importância investigar a relação que as marcas estabelecem com os consumidores das favelas desta nação. E, com a proliferação da Covid-19, dialogar com os mais atingidos pela pandemia tornou-se uma urgência.
Há dois anos eu já tinha liderado o estudo “Os invisíveis”, também apresentado no SCREAM, que foi praticamente uma primeira onda de levantamento de dados. Agora, em 2021, aprofundamos ainda mais e captamos informações que podem orientar futuras campanhas de comunicação… e mais, podem contribuir para uma relação genuína entre clientes e empresas.
Dentre os “achados” temos:
- 42% dos entrevistados se sentem representados por grandes marcas;
- 68% acreditam que as marcas pensam neles ao produzirem seus produtos.
Quando o assunto é moradia:
- 58% se sentem satisfeitos;
- 22% tem orgulho;
- 13% sente insegurança;
- 3% expressa vergonha.
O que mais me chama atenção – mas não é uma surpresa pra mim – é que 80% dos moradores de favelas se sentem valorizados, 18% preferiram não opinar e apenas 2% se sentem usados. Do ponto de vista das campanhas publicitárias, há quase uma unanimidade: 90% quer pessoas reais nas peças de comunicação.
É isso! Como eu sempre digo: gente gosta de gente!
Do ponto de vista econômico-social, vejo que temos muito ainda a avançar (o próprio debate que aconteceu durante a apresentação do estudo demonstrou isso); entretanto, é possível enxergar que evoluímos nos diálogos em torno da valorização e respeito aos territórios periféricos. Nós, enquanto profissionais de mídias, temos a missão de estar atentos não só aos números, mas principalmente ao que “as ruas nos fala”.

Diego Oliveira
Colunista
Conectando-se com as Raízes: A Importância de Buscar e Respeitar a Ancestralidade em 2024
À medida que nos aproximamos do final de 2023, é essencial reservar um momento para refletir sobre tudo o que vivenciamos ao longo deste ano. Foi um período repleto de desafios, mudanças e aprendizados, que nos moldaram e nos fizeram crescer como indivíduos. Nesse...
2024 | o ano das (re) descobertas
Ei! Se apresse! Você está preparado para 2024? O futuro está cada vez mais próximo e é importante estarmos preparados para as mudanças que estão por vir. O ano de 2024 promete ser um marco em diversos aspectos, desde avanços tecnológicos até transformações sociais e...
CURAr a alma
A cura da alma é um processo fundamental para o bem-estar e a plenitude do ser humano. Assim como cuidamos do nosso corpo físico, é igualmente importante cuidar da nossa saúde mental, emocional e espiritual. A alma é o centro de nossas emoções, pensamentos e...
Seja INSTRUMENTO de CURA
Em um mundo repleto de cicatrizes e feridas, é evidente que estamos em uma busca constante por cura. Não apenas a cura física, mas também a cura emocional, espiritual e social. O mundo precisa de cura, precisa de um bálsamo que possa aliviar as dores e restaurar a...
Ei! Bora refletir sobre a importância em se (re)conectar?
Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, é fácil perder de vista a importância de se reconectar com nós mesmos e com os outros ao nosso redor. A vida moderna é repleta de distrações e demandas constantes, o que muitas vezes nos leva a negligenciar nossa...
O poder da fé que você carrega
A fé é um elemento fundamental na vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela pode ser definida como a crença em algo ou alguém, mesmo sem ter provas concretas ou evidências tangíveis. A importância da fé está presente em diversas áreas da vida, desde a...
junte-se ao mercado