Moraes Moreira e o problema do meio

fev/2017

Resultado de imagem para moraes moreira

Na Bahia é preciso saber chegar. Aqui é melhor pedir licença aos orixás, pedir para que abram seus caminhos, principalmente quando se tratar de algo importante a realizar. Moraes Moreira me chamou certa feita para junto com ele organizar o seu trio que sairia domingo, segunda e terça de carnaval. Como bom baiano, dias antes da saída, ele foi ao Gantois saber das coisas e da festa. Fui junto, principalmente com medo de algo dar errado e ouvir a célebre frase : tá vendo, você devia ter ido comigo, fui. Aproveitei para tomar um passe de descarrego, me preparando para a empreitada, enquanto Moraes jogava os búzios com mãe Cleuza. Já de volta para o hotel perguntei a ele o que mãe Cleuza tinha dito e ele me respondeu que ela tinha falado que ia ser um grande carnaval, um dos melhores que ele faria, apenas teria um problema no meio. Fiquei com aquilo na cabeça. Domingo saímos e foi muito bom , muito bom mesmo. Moraes se saiu excelentemente bem, som bom , trio no horário, tudo nos conforme. Na segunda almoçamos juntos, comentamos a primeira saída e ficamos de nos encontrar as 8 da noite no hotel, o trio sairia as 10. Pouco antes do horário marcado o telefone tocou em minha casa, era a produção dizendo que Moraes tinha perdido a voz e o trio não iria sair naquela noite, um médico já estava a caminho, para medica-lo. Era o problema do meio que apareceu no jogo. Foi complicado não ter saído, mas só restava esperar a última noite e o grande carnaval que mãe Cleuza tinha previsto e também que a injeção aplicada pelo médico desse certo. Na terça tudo se confirmou. Moraes saiu as 10 horas em ponto em direção a Castro Alves e só parou de tocar a 1 hora da tarde do outro dia, com a banda exaurida e arrastando os últimos foliões até o Largo dos Aflitos. Nunca ninguém tinha saído da Praça depois de Dodô e Osmar. Nesse dia Moraes dobrou o homem do pau elétrico e após um duelo musical de horas e horas com Armandinho, debaixo de um sol de rachar, o velho Osmar capitulou :

“ Moreira, você quer matar o velho, tô seguindo!”

Pela primeira vez a tradição foi quebrada e Moraes Moreira encerrou o carnaval naquele ano. Coisas do orixás. Moreira estava elétrico, não quis ir nem para o hotel descansar da maratona, saltamos do trio, ele dispensou o motorista e fomos comer um meninico de carneiro e uma feijoada ali mesmo na Carlos Gomes. Na volta não conseguimos táxi e vimos um Kombi cortada, com carroceria de camionete repleta de verduras e demos uma boa grana para o cara nos levar até o hotel . Foi engraçado ver as cara de espanto das pessoas, com a gente chegando naquele hotel 5 estrelas, os dois, literalmente em cima de mangas, abóboras, batatas, aipim etc .Grande carnaval!

Sérgio Siqueira

Colunista

Formado em Administração de Empresas pela Ufba com especialização em programação visual , marketing institucional , propaganda e eventos. Gerente de Criação e Produção e desenvolvimento de projetos e campanhas institucionais e culturais da Rede Bahia.

Mais artigos

Ansiedade, estresse e correria – entre Chronos e Kairós

A experiência da ansiedade só é “divertidamente” nos filmes da Disney. Na vida real, cobra um pedágio altíssimo e requer maturidade emocional e resiliência. É sintomático que a animação “Divertidamente 2”, do estudio Pixar, tenha atingido um estrondoso êxito e muitos...

“Não espere ficar tudo bem pra ser feliz!”

Você já pensou o quanto de autorização pessoal pra ser feliz você se oferece? Quando é que, finalmente, você vai poder dizer: “Ah! Agora eu posso!” Se você ficar esperando estar tudo bem na sua vida pra poder celebrar, sorrir, curtir e agradecer, vai passar parte dela...

Marca: Porto.

Há cerca de dois meses, deixei o Brasil e vim para a Europa, trazendo comigo a curiosidade de um estudante de marcas e estratégia. Foi assim que Porto me capturou, não só pela riqueza cultural, mas pelo seu posicionamento tão marcante. Este texto difere dos...

Brasil, país dos influencers!

Não somos mais só o país do futebol ou do samba; somos, também, o país dos influenciadores e das redes sociais.  Atente-se aos dados: de acordo com relatório do Influency.me – 84% das pessoas contam com as mídias sociais no momento da decisão de compra (fonte: ODM...

Consumo insustentável na sociedade do excesso

Recentemente, fui convidado pelo Instituto Multiversidad Popular, em Posadas, na capital da Província de Missiones, na Argentina, para falar para os alunos de curso de pós-graduação. A missão da “Multi”, como a instituição é carinhosamente conhecida, é difundir...