O que você pode fazer que ninguém sabe fazer tão bem quanto você na empresa?

set/2024

O que você pode fazer que ninguém sabe fazer tão bem quanto você na empresa?
Se você não sabe responder, trabalhe duro para descobrir; esse vai ser seu grande diferencial.

A maioria das pessoas quando começa a faculdade e também no mercado de trabalho, conhece diversas pessoas talentosas, com visões diferenciadas e inovadoras. Mas isso não é o suficiente. Pergunto quantas delas tiveram sucesso profissional sem disciplina, compromisso, construção de bons relacionamentos e sem uma excelente ética de trabalho. Que eu conheça ou me lembre, nenhuma.

O mundo é extremamente competitivo e estas pessoas não podem acreditar que apenas com o seu talento irão conquistar o sucesso profissional. Será necessário “dar duro” e focar nesses quatro pilares para se diferenciarem. Penso em quantos idiotas existem sem talento mas que, sabiamente, utilizam estes pontos para conquistarem espaços no mercado de trabalho apenas pelo fato de cumprirem as tarefas.

A rotina de qualquer ofício existe e não é feita apenas de processos que gostamos, porém é exatamente neste momento em que se destaca quem tem excelência em todas as esferas. Aprendi que para essa rotina ser mais leve e prazerosa, devo começar o meu dia de trabalho com os compromissos menos interessantes por estar cheia de energia e deixar os mais desafiadores para quando já estou esmorecendo. Assim, sempre estou mais motivada para o dia seguinte.

Filha de um pai que era de família alemã e que sempre procurou a excelência, disciplina, adaptação e resiliência (o que muito me orgulha) e minha mãe, irmã de sete irmãos e que teve uma educação diferenciada no que tange organização e respeito ao próximo (o que também muito me orgulha); a disciplina na minha casa sempre foi exigida. Mas não falo de uma disciplina rígida ou que limita, e sim a que ensina que através da organização e planejamento, ela liberta. Com o esporte aprendi a pactuar um compromisso comigo e, dessa forma, acordo bem cedo todos os dias sem reclamar e com paixão, pois tenho dedicação com minha saúde física e mental. Já a ética, foi-me apresentada quando nasci por meus pais, cultivada por minha família diariamente e sempre comprovando o quanto ela precisa ser inquestionável. Trabalhei junto ao Sr. Fernando Carvalho (que não precisa apresentações mas, para quem não o conhece, sugiro procurar sobre sua história) grande ser humano, e ouvi uma frase que dimensiona a ética: “Não existe ninguém 99% honesto” (ou você é 100% honesto ou você não é). Por último, e talvez para muitos o mais difícil, coloco a construção de relacionamentos baseado na confiança e parceria. Ter a sorte de encontrar pessoas que nos ajudam a crescer, abrindo portas no nosso caminho e que, da forma que podemos, fazemos o mesmo por elas… essa sorte eu tive na minha vida. Deixo aqui o meu agradecimento a todos os que contribuíram e aos que contribuem comigo.

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Verena Kirchhoff

Verena Kirchhoff

Colunista

Com mais de 25 anos de experiência em marketing e vendas, Verena já passou por grandes agências e Incorporações como Odebrecht, Morya – Grupo ABC, Propeg, Lojas Insinuante, Previ, Kontik, dentre outras. Na Outsmarting, Verena é sócia e responsável pelos Novos Negócios da agência.

Mais artigos

Acolhimento e Fé: O Poder de Unir Corações

Acolher é um ato de empatia e humanidade que transcende qualquer crença religiosa. Independentemente de nossa fé ou das doutrinas que seguimos, todos temos a capacidade de oferecer e receber acolhimento, um gesto que está no cerne do que significa ser humano. A fé,...

ler mais

A Dança da Inclusão: Gestos que transformam

A importância de convidar, tirar para dançar e dar carona de volta em um baile vai muito além das ações em si; elas simbolizam a essência da diversidade e inclusão que a sociedade tanto almeja. Num mundo onde muitas vezes as diferenças são vistas como barreiras, esses...

ler mais

Axé para quem é de Axé! Axé, Anitta!

A perda de seguidores após uma revelação religiosa pode ser encarada como um verdadeiro livramento divino. Aqueles que se afastam de nós nesse momento estão apenas mostrando que não estavam verdadeiramente alinhados com nossos valores e crenças mais profundas. É...

ler mais

junte-se ao mercado