Quem é o gênio da lâmpada
As conversas sobre o retorno ao trabalho presencial começaram a chamar muito minha atenção. Por motivos óbvios e outros nem tanto, há pessoas que simplesmente abominam a ideia de retornar à rotina do escritório. Desde março de 2020, quando a pandemia de covid-19 se alastrou pelo Brasil, muitos profissionais têm trabalhado de forma remota. A adoção do home office por diversas empresas do País foi uma tentativa de diminuir as taxas de transmissão do novo coronavírus.
Ao longo dessa adaptação, pessoas adotaram animais domésticos, outras engordaram, outras ainda criaram novos hábitos de exercícios e teve também quem vendeu o automóvel antigamente utilizado para os deslocamentos profissionais. Enfim, há uma infinidade de razões para não querer de volta à rotina presencial.
Mas enquanto evoluía neste artigo, resolvi mudar o foco e fazer uma breve investigação sobre o que nosso povo quer para este ano. Começando pelas pessoas próximas a mim, a lista de desejos contempla todas aquelas palavras que dizemos aos nossos entes queridos entre o Natal e o Ano Novo: saúde, paz, prosperidade, amor etc etc etc.
Como um bom pesquisador, busquei referências para entender se o que eu tenho escutado está de fato perto da realidade. Acessei os dados de um estudo desenvolvido pela 7waves, uma startup que oferece um aplicativo gratuito desenvolvido para o apoio ao planejamento e conquista de metas. A empresa usou a base de dados da sua plataforma e listou os objetivos mais desejados pelos brasileiros em 2022.
A análise foi feita com 16.119 usuários ativos no aplicativo, com representatividade proporcional em todos os estados brasileiros, segundo o último Censo do IBGE, de 2010. Também foram considerados usuários da População Economicamente Ativa, ou seja, de 15 a 65 anos de idade. Assim, foram analisados 30.604 objetivos inseridos no aplicativo de 1° de janeiro de 2020 a 30 de novembro de 2021 que tenham expectativa de conclusão ao longo de 2022.
Os resultados encontrados somam sete objetivos:
1 – Guardar dinheiro (50,75%). Aqui inclui Quitar dívidas (23,02%); Reduzir despesas (16,19%); Guardar dinheiro na poupança (9,92%); e Fazer previdência (4,45%).
2 – Buscar novos conhecimentos (35,85%). Neste item temos Aprender inglês (14,35%); Começar a graduação (9,71%); Realizar uma pós-graduação (2,41%); Fazer intercâmbio em um país de língua inglesa; e Tirar a carteira de habilitação (1,74%).
3 – Cuidar da saúde (30,90%). Isso aqui não poderia ficar de fora! As informações são Praticar atividades físicas (12,22%); Emagrecer (6,04%); Ter uma alimentação saudável (5,91%); e Cuidar da saúde mental (3,64%).
4 – Evoluir na carreira (26,70%), inclui Ser promovido (10,58%); Conseguir um emprego (8,13%); e Prestar concurso público (2,18%).
5 – Adquirir bens (20,80%) significa ter a casa própria (9,59%); Comprar um carro (7,42%); Adquirir um celular (1,94%); e Comprar uma moto (1,84%) (1.455.611)
6 – Viajar (6,99%), ou seja, relaxar e se divertir em um lugar diferente.
7 – Abrir o próprio negócio (5,81%) – Com um mercado repleto de oportunidades, 5,81% dos usuários têm como meta abrir o próprio negócio em 2022.
Em 1952, quando foi lançado o filme Aladdin and His Lamp (Gênio da Lâmpada em português) certamente alguns dos itens acima não eram tão debatidos como atualmente. No entanto, percebo que são desejos que – de alguma forma – sempre estiveram presentes em nossas vidas. Agora, em 2022, cabe a nós não deixar tudo isso a cargo de um gênio de conto de fadas, porque da nossa realidade, só nós mesmos podemos cuidar!

Diego Oliveira
Colunista
Legado da Diversidade: A Transformação Pessoal Além das Empresas
A era da diversidade e inclusão nas empresas, que ganhou destaque nas últimas décadas, trouxe mudanças significativas na forma como as organizações operam e enxergam seus colaboradores. No entanto, há quem acredite que essa fase esteja chegando ao fim, levantando...
O Real Valor de Saber e Ter um Propósito: Uma Reflexão Provocadora
Em tempos em que a superficialidade parece dominar nossas interações e decisões, surge uma pergunta inquietante: o que realmente significa ter um propósito? A vida moderna, repleta de distrações e aparências, muitas vezes nos leva a correr atrás de objetivos que, no...
Geração Z e o Movimento Feed Zero: Autenticidade e Saúde Mental na Era Digital
A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e o início de 2010, está moldando a forma como nos relacionamos com o mundo digital. Uma das características mais marcantes dessa geração é a familiaridade com a tecnologia: enquanto os...
O Casulo Digital: Como o Celular Nos Afasta de Nossa Essência
Vivemos em uma era em que, paradoxalmente, a conexão digital nos desconecta de nossa essência. Cada vez mais, nos vemos presos a um "casulo" invisível, representado pelo nosso celular, que nos isola da realidade ao nosso redor. Em vez de usarmos a tecnologia como uma...
Spocalipse: O Papel da Humanidade em Tempos de Transformação e Esperança
Vivemos tempos de grandes transformações e desafios, o que leva muitos a questionar se estamos diante de um momento "apocalíptico". A sensação de estar no limiar de uma grande mudança, seja ela ambiental, social ou tecnológica, é amplificada pela velocidade com que os...
Acolhimento e Fé: O Poder de Unir Corações
Acolher é um ato de empatia e humanidade que transcende qualquer crença religiosa. Independentemente de nossa fé ou das doutrinas que seguimos, todos temos a capacidade de oferecer e receber acolhimento, um gesto que está no cerne do que significa ser humano. A fé,...
junte-se ao mercado