Reputação, um valor que pode te levar mais longe
O Uber e o Airbnb são tecnologias disruptivas e, como tal, foram responsáveis por remodelar o mercado e redefinir padrões de consumo e comportamento. Uma das questões que torna relativamente segura a contratação de serviço entre desconhecidos é a possibilidade de fornecedores e consumidores avaliarem mutuamente a relação comercial estabelecida neste contrato. O conjunto de estrelas recebidas forma uma média que corresponde à reputação construída naquele grupo social. Alguma vez você já pensou que pode estar sendo avaliado por suas entregas e postura profissional tanto quanto um motorista do Uber? É bem verdade que talvez essa avaliação ainda não aconteça de forma sistemática e pública. Mas, de maneira casual, certamente sim. O que é possível, então, ser feito visando construir uma boa reputação profissional?
A reputação é formada por um conjunto de variáveis que estão relacionadas à competência, à eficiente execução de trabalhos, ao comportamento no trabalho e à qualidade da entrega. Ter uma boa reputação amplia o grau de confiabilidade das pessoas e a confiança é base fundamental das relações. Se confiamos, também reconhecemos, compartilhamos, colaboramos e podemos ser influenciados ou, em um movimento contrário, influenciar. Atualmente, muitas são as ferramentas disponíveis para trabalhar a reputação. As redes sociais talvez sejam as melhores e mais acessíveis. E, entre elas, o Linkedin se destaca. Não apenas por estar focado em negócios e relações profissionais, mas também por estar estruturado de forma que permita a emergência de seu conjunto qualitativo.
Antes de começar, é necessário ter muito claro seu foco profissional e os diferenciais competitivos. O seu posicionamento precisa estar estampado no título profissional, no resumo e nos posts e artigos que escreve. Isso permitirá que suas competências técnicas sejam avaliadas. Imagens reveladas por meio de fotografias e vídeos reforçam a sua postura e imagem pessoal, bem como a forma como interage em grupos e em comentários com colegas. O cuidado que tem como a linguagem também diz muito sobre você. Não tenha vergonha de solicitar recomendações a quem já foi testemunha de bons projetos e trabalhos. Depoimentos autênticos reforçaram a qualidade das entregas e comprometimento. Por fim, construa uma forte rede de valor que possibilite conexões interessantes em sua área. Doar um pouco do seu tempo, por exemplo, para mentorar pessoas que precisam de apoio quase sempre é uma ótima oportunidade.
Esse conjunto de ações pode depor contra você, caso o demonstrado nas redes seja falso ou apresente conflito no que está exposto em outras redes sociais. Por isso, trabalhe para deixar a sua imagem integralmente alinhada, respeitando a linguagem natural de cada ambiente. Ainda que seus pares não possam conferir estrelas ao profissional que você é, fazer bem o que é certo trará mais brilho a sua carreira.
Matéria publicada originalmente no Site Bahia Notícias na edição de 16 de julho de 2019

Alessandra Calheira
Colunista
Atuou como criativa e redatora publicitária quando foi laureada com um Leão no Festival Internacional de Cannes, com uma medalha no Clube de Criação de São Paulo, Top de Marketing da ADVB, entre outros.
SEPARAÇÃO não é um BICHO PAPÃO (não deveria ser)
A lei do divórcio (6.515/1977), sancionada em 26 de dezembro de 1977, foi responsável por mudanças profundas na sociedade brasileira. Antes dela, o casamento era pautado pelo vínculo indissolúvel, e, por isso, muitas pessoas se mantinham juntas, mesmo quando...
Por um letramento histórico e racial na propaganda
Adoro passear na cidade e observar as propagandas que estão em todos os lugares. Dos outdoors duplos e triplos que visam impactar de forma estratégica seu público-alvo, aos cartazes de quando andamos nas ruas em pequenos centros comerciais. Gosto de observar o que as...
Comporte-se e liberte-se!
São muitas variáveis que percorrem o entorno dos consumidores e, quando se trata de entender seu comportamento, testar opções pode ser mais adequado considerando um ambiente em constantes mudanças. Além das análises tradicionais que, atualmente, muitos softwares de...
Se o seu algoritmo é branco, a culpa é sua
Em setembro deste ano assisti a uma palestra da atriz e apresentadora Regina Casé, direcionada para uma turma de artistas, criativos, formadores de opinião e empresários de todo o país. Entre ponderações, risadas e provocações, uma fala me atiçou à reflexão: não cabe...
Se a sua marca não tem um propósito, está na hora de ter
Chegamos ao ponto de virada. Segundo Antonio Guterres (Secretário Geral da ONU) nós entramos na era da “ebulição global”, ou seja, deixamos o estágio de “aquecimento global” – há predições sobre 2023 ser o ano mais quente em centenas de anos. Além disso, alguns...
2024 | o ano das (re) descobertas
Ei! Se apresse! Você está preparado para 2024? O futuro está cada vez mais próximo e é importante estarmos preparados para as mudanças que estão por vir. O ano de 2024 promete ser um marco em diversos aspectos, desde avanços tecnológicos até transformações sociais e...
junte-se ao mercado