Reputação, um valor que pode te levar mais longe
O Uber e o Airbnb são tecnologias disruptivas e, como tal, foram responsáveis por remodelar o mercado e redefinir padrões de consumo e comportamento. Uma das questões que torna relativamente segura a contratação de serviço entre desconhecidos é a possibilidade de fornecedores e consumidores avaliarem mutuamente a relação comercial estabelecida neste contrato. O conjunto de estrelas recebidas forma uma média que corresponde à reputação construída naquele grupo social. Alguma vez você já pensou que pode estar sendo avaliado por suas entregas e postura profissional tanto quanto um motorista do Uber? É bem verdade que talvez essa avaliação ainda não aconteça de forma sistemática e pública. Mas, de maneira casual, certamente sim. O que é possível, então, ser feito visando construir uma boa reputação profissional?
A reputação é formada por um conjunto de variáveis que estão relacionadas à competência, à eficiente execução de trabalhos, ao comportamento no trabalho e à qualidade da entrega. Ter uma boa reputação amplia o grau de confiabilidade das pessoas e a confiança é base fundamental das relações. Se confiamos, também reconhecemos, compartilhamos, colaboramos e podemos ser influenciados ou, em um movimento contrário, influenciar. Atualmente, muitas são as ferramentas disponíveis para trabalhar a reputação. As redes sociais talvez sejam as melhores e mais acessíveis. E, entre elas, o Linkedin se destaca. Não apenas por estar focado em negócios e relações profissionais, mas também por estar estruturado de forma que permita a emergência de seu conjunto qualitativo.
Antes de começar, é necessário ter muito claro seu foco profissional e os diferenciais competitivos. O seu posicionamento precisa estar estampado no título profissional, no resumo e nos posts e artigos que escreve. Isso permitirá que suas competências técnicas sejam avaliadas. Imagens reveladas por meio de fotografias e vídeos reforçam a sua postura e imagem pessoal, bem como a forma como interage em grupos e em comentários com colegas. O cuidado que tem como a linguagem também diz muito sobre você. Não tenha vergonha de solicitar recomendações a quem já foi testemunha de bons projetos e trabalhos. Depoimentos autênticos reforçaram a qualidade das entregas e comprometimento. Por fim, construa uma forte rede de valor que possibilite conexões interessantes em sua área. Doar um pouco do seu tempo, por exemplo, para mentorar pessoas que precisam de apoio quase sempre é uma ótima oportunidade.
Esse conjunto de ações pode depor contra você, caso o demonstrado nas redes seja falso ou apresente conflito no que está exposto em outras redes sociais. Por isso, trabalhe para deixar a sua imagem integralmente alinhada, respeitando a linguagem natural de cada ambiente. Ainda que seus pares não possam conferir estrelas ao profissional que você é, fazer bem o que é certo trará mais brilho a sua carreira.
Matéria publicada originalmente no Site Bahia Notícias na edição de 16 de julho de 2019
![Alessandra Calheira](https://abmp.com.br/wp-content/uploads/2019/08/alessandra_calheira.png)
Alessandra Calheira
Colunista
Atuou como criativa e redatora publicitária quando foi laureada com um Leão no Festival Internacional de Cannes, com uma medalha no Clube de Criação de São Paulo, Top de Marketing da ADVB, entre outros.
Ansiedade, estresse e correria – entre Chronos e Kairós
A experiência da ansiedade só é “divertidamente” nos filmes da Disney. Na vida real, cobra um pedágio altíssimo e requer maturidade emocional e resiliência. É sintomático que a animação “Divertidamente 2”, do estudio Pixar, tenha atingido um estrondoso êxito e muitos...
“Não espere ficar tudo bem pra ser feliz!”
Você já pensou o quanto de autorização pessoal pra ser feliz você se oferece? Quando é que, finalmente, você vai poder dizer: “Ah! Agora eu posso!” Se você ficar esperando estar tudo bem na sua vida pra poder celebrar, sorrir, curtir e agradecer, vai passar parte dela...
Marca: Porto.
Há cerca de dois meses, deixei o Brasil e vim para a Europa, trazendo comigo a curiosidade de um estudante de marcas e estratégia. Foi assim que Porto me capturou, não só pela riqueza cultural, mas pelo seu posicionamento tão marcante. Este texto difere dos...
Preparado para os próximos seis meses? Não desperdice tempo – foque em você!
Quando olhamos para o futuro, é essencial estarmos preparados para os desafios que estão por vir. Os próximos seis meses podem ser decisivos em nossas vidas, e é fundamental estarmos focados em nós mesmos, em nossos objetivos e em nosso desenvolvimento pessoal e...
Brasil, país dos influencers!
Não somos mais só o país do futebol ou do samba; somos, também, o país dos influenciadores e das redes sociais. Atente-se aos dados: de acordo com relatório do Influency.me – 84% das pessoas contam com as mídias sociais no momento da decisão de compra (fonte: ODM...
Consumo insustentável na sociedade do excesso
Recentemente, fui convidado pelo Instituto Multiversidad Popular, em Posadas, na capital da Província de Missiones, na Argentina, para falar para os alunos de curso de pós-graduação. A missão da “Multi”, como a instituição é carinhosamente conhecida, é difundir...
junte-se ao mercado