Responsabilidade Social é um compromisso individual

out/2018

A responsabilidade social é um compromisso de todos. Ao assumirmos isso, o exercício da cidadania sai do campo da teoria e vai para a prática. Afinal, todos podemos realizar ações em prol do coletivo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa Outras formas de trabalho 2017, 7,4 milhões de pessoas realizam trabalho voluntário no país, o equivalente a 4,4% da população com 14 anos de idade ou mais. Só na Bahia, são 540 mil pessoas dedicadas ao voluntariado, o que corresponde a 3,5% da população do estado na mesma faixa etária.

Na Santa Casa da Bahia, instituição reconhecida por sua atuação social, ética e transparente, temos hoje cerca de 200 voluntários atuantes nas unidades em diversas áreas como contadores de histórias, palhaços, músicos, aplicadores de reiki, massoterapeutas, instrutores de artesanato, pintura, culinária e dança, além daqueles que atuam no apoio administrativo.

Ser voluntário requer disponibilidade, tempo e entrega de si para ajudar outras pessoas. Mas é possível encontrar também diversas maneiras diferentes de fazer o bem. As doações em dinheiro apoiam e muitas vezes sustentam diversas instituições e, por isso, é a opção escolhida por muitas pessoas. No Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-Ba), temos cerca de 10 mil doadores mensais, que contribuem de forma significativa para o suporte oferecido às famílias das crianças e jovens na luta contra a doença. Segundo dados da Pesquisa Doação Brasil, encomendada ao Instituo Gallup pelo Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), os brasileiros doam em torno de R$ 20,00 a R$ 40,00 por mês, o que totaliza 13 bilhões de reais em doações de pessoa física por ano. O Nordeste foi apontado pelo levantamento como a segunda região do país que mais doa.

Cuidar da natureza e do ambiente que nos rodeia, atuando para garantir a sustentabilidade e um planeta melhor para as próximas gerações é outra maneira de exercitarmos nossa responsabilidade social. Segundo pesquisa realizada pela Gfk (Growth for Knowledge), cresceu a preocupação do brasileiro com o impacto ambiental dos produtos que consome. 57% dos entrevistados declaram que se sentem culpados quando fazem algo que desrespeita o meio ambiente e também 53% afirmaram que onde e como um produto é produzido é muito importante para eles na hora de decidir o que levam para casa.

Portanto, existem diversas maneiras de nos conectarmos com o próximo e exercitarmos nosso compromisso social. Assuma sua responsabilidade na construção de um mundo melhor e vá para o campo de ação!

Roberto Sá Menezes

Roberto Sá Menezes

Colunista

Provedor da Santa Casa da Bahia, fundador e presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA), membro do Conselho Fiscal da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID) e do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil (CMB).

 

Mais artigos

Ansiedade, estresse e correria – entre Chronos e Kairós

A experiência da ansiedade só é “divertidamente” nos filmes da Disney. Na vida real, cobra um pedágio altíssimo e requer maturidade emocional e resiliência. É sintomático que a animação “Divertidamente 2”, do estudio Pixar, tenha atingido um estrondoso êxito e muitos...

ler mais

“Não espere ficar tudo bem pra ser feliz!”

Você já pensou o quanto de autorização pessoal pra ser feliz você se oferece? Quando é que, finalmente, você vai poder dizer: “Ah! Agora eu posso!” Se você ficar esperando estar tudo bem na sua vida pra poder celebrar, sorrir, curtir e agradecer, vai passar parte dela...

ler mais

Marca: Porto.

Há cerca de dois meses, deixei o Brasil e vim para a Europa, trazendo comigo a curiosidade de um estudante de marcas e estratégia. Foi assim que Porto me capturou, não só pela riqueza cultural, mas pelo seu posicionamento tão marcante. Este texto difere dos...

ler mais

Brasil, país dos influencers!

Não somos mais só o país do futebol ou do samba; somos, também, o país dos influenciadores e das redes sociais.  Atente-se aos dados: de acordo com relatório do Influency.me – 84% das pessoas contam com as mídias sociais no momento da decisão de compra (fonte: ODM...

ler mais

Consumo insustentável na sociedade do excesso

Recentemente, fui convidado pelo Instituto Multiversidad Popular, em Posadas, na capital da Província de Missiones, na Argentina, para falar para os alunos de curso de pós-graduação. A missão da “Multi”, como a instituição é carinhosamente conhecida, é difundir...

ler mais

junte-se ao mercado