Seja o seu próprio herói

out/2021

É da natureza do ser humano buscar sempre referências de pessoas, àqueles que gostaríamos de ser, ou melhor, a nossa meta de vida. Aliás, de forma geral, é muito mais fácil terceirizarmos tudo em nossa vida, afinal, colocar a responsabilidade nos outros sempre soará melhor aos nossos ouvidos. Entretanto, uma das maiores virtudes do ser humano também deveria ser assumir suas próprias atitudes.

E penso a respeito disso há muito tempo, desde o fato “até onde vão os meus sonhos”, “onde eu quero chegar com todo meu esforço e dedicação” ou até mesmo “o que eu quero para a minha vida”. E parto da lógica que, muitas vezes buscamos ideais e metas, como se fossem benckmarks, mas sabemos que ninguém é igual nesta vida e muito menos consegue se tornar igual. Aliás, ninguém é insubstituível quando nos referimos a conquistas e cargos. 

E é sobre isso que trago essa reflexão hoje, por que não mudarmos essa necessidade de terceirizarmos tudo, inclusive nossos heróis, e nos tornarmos o nosso próprio herói? Tem uma frase que eu amo muito e levo para a minha vida, e desconheço o autor (se alguém souber, favor me avisar)….

 

“but darling, in the end, you have to be your own hero because everybody is busy trying to save themselves.”

Ou seja, quando mais ou menos precisarmos devemos ter a consciência de quem a nossa maior companhia ou força deve ser nós mesmos. Devemos aprender a nos admirarmos, entendermos, amarmos e, muito mais, termos orgulho da nossa trajetória. Não importa se algo foge dos padrões, mas tudo deve fazer sentido para a gente e nada além disso.

A ilusão da companhia, a dificuldade da solidão e a necessidade de aceitação seguem sendo obstáculos humanos. Mas devemos nos dedicar a isso não como sendo essencial ao nosso sucesso e felicidade, mas sim complementar ou acessório. Neste sentido, olhar mais o EU e aprender que ninguém é mais responsável pelo nosso sucesso ou fracasso pode ser essencial para a luta diária.

Portanto, SEJA O SEU PRÓPRIO HERÓI. Busque aquilo que vai fazer você se sentir orgulhoso e feliz! Não busque por padrões, mas busque ser o seu próprio padrão…. de esforço, batalha e conquistas. Até porque estar no lugar do outro, por mais que pareça satisfatório, pode não ser tão bom quanto você pensa. Afinal, “a grama do vizinho é sempre mais verde”.

Fred Mette

Fred Mette

Colunista

Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de finanças, marketing, empreendedorismo e inovação. Possui com experiência em consultoria, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Seus interesses de pesquisa incluem, principalmente, psicologia econômica, endividamento e bem-estar financeiro. Atualmente é professora na PUCRS, onde atua como agente de inovação e coordenação de programas de MBAs

Mais artigos

O Casulo Digital: Como o Celular Nos Afasta de Nossa Essência

Vivemos em uma era em que, paradoxalmente, a conexão digital nos desconecta de nossa essência. Cada vez mais, nos vemos presos a um "casulo" invisível, representado pelo nosso celular, que nos isola da realidade ao nosso redor. Em vez de usarmos a tecnologia como uma...

ler mais

Acolhimento e Fé: O Poder de Unir Corações

Acolher é um ato de empatia e humanidade que transcende qualquer crença religiosa. Independentemente de nossa fé ou das doutrinas que seguimos, todos temos a capacidade de oferecer e receber acolhimento, um gesto que está no cerne do que significa ser humano. A fé,...

ler mais

junte-se ao mercado