Sobre Valores e Valores
Entre as décadas de 80 e 90, uma empresa chamada Talent estava entre as 15 maiores agências de propaganda do país. Para quem não sabe, a Talent foi responsável por criar, durante os anos 80, o clássico “Bonita Camisa Fernandinho” para a marca de Camisas US Top e a campanha memorável “Não é assim nenhuma Brastemp” que mesmo depois de tanto tempo, volta e meia recebe uma nova roupagem.
Apesar do seu mérito criativo, a Talent se destacava realmente por ser uma das melhores agências de Planejamento do mundo. Devia isso ao talento incontestável do seu sócio fundador, Júlio Ribeiro que, além de ser um planejador incrível tinha convicções muito sólidas. Ao fundar a Talent, Júlio prometeu que jamais faria propaganda para empresas de cigarro, bebidas alcoólicas ou governos. Costumava dizer que todos esses faziam muito mal as pessoas. Foi fiel aos seus valores até o final da sua vida, mesmo reconhecendo ter perdido muito dinheiro com essa sua decisão.
Os anos passaram e a Propaganda Brasileira se firmou entre as melhores do mundo. Foi responsável por construir marcas memoráveis e grandes impérios. Como acontece em todas as partes do mundo, é também associada ao estímulo de hábitos consumistas que torna rapidamente obsoleto quase tudo o que compramos, fomentando o desequilíbrio social e ambiental, dizem os mais críticos. Há tempos a propaganda sente necessidade de se reinventar.
Eis que o futuro chega, surge a pandemia e Deus, que na bíblia do Kotler recebe o nome de Forças Macroambientais, resolve sacudir a poeira e acelerar vários processos, especialmente os tecnológicos, ecológicos e sociais. As questões que envolvem sustentabilidade têm sido debatidas constantemente em todo o mundo. Todos observamos a resposta do planeta ao turismo predatório ou as queimadas na Amazônia e Pantanal. As pautas da diversidade nunca foram tão imperativas.
Neste novo mundo não pode haver espaço para o racismo, machismo, homobofia e todas as formas de preconceitos que estruturaram a nossa sociedade desde que o mundo é mundo. Está na hora do reset. A SEMESP propôs resetarmos a educação em seu último congresso. O movimento Imperative 21, grupo formado por grandes empresas globalizadas, está propondo resetar o próprio capitalismo. E onde está você? Onde estamos nós publicitários neste contexto de reviravoltas e transformações?
A que tipo de negócios você como profissional e/ou empresário da propaganda deseja associar o seu saber, o seu tempo e a sua energia de agora em diante? Não seria a hora de aproveitar a nuvem de poeira para espanar tudo o que nos faz mal e também aos outros? Não seria a hora de entrar mesmo na caverna não apenas para nos autoavaliarmos enquanto indivíduos, mas avaliarmos as configurações mais profundas das atividades profissionais e os seus impactos em todo o ecossistema? Eu acredito verdadeiramente que a propaganda, por meio das escolhas e capacidade consultora que possui, tenha força suficiente para fazer a roda econômica e social girar em outra direção. Pode me chamar de Poliana. Ou melhor, de Júlio Ribeiro.
Alessandra Calheira
Colunista
O que é preciso saber sobre uso de IA na propaganda eleitoral em 2024
Em janeiro deste ano, o Governo Federal lançou um programa Nova Indústria Brasil, que tem como objetivo principal aumentar a produtividade no setor industrial brasileiro e, consequentemente, gerar desenvolvimento econômico e social. A maior parte das ações do programa...
A criatividade consiste no olhar curioso ao Cotidiano
A criatividade é um elemento essencial no arsenal de qualquer comunicador, especialmente no mundo da publicidade. A todo momento, somos instruídos a exercitar esse aspecto, cultivando uma rica bagagem cultural através de visitas a museus, exposições e outras...
A potência oculta dos ritos de passagem
Vocês já repararam quantos ritos celebramos nos meses do verão? A temporada começa antes do Natal. Sagrados ou profanos, eles estão presentes nas tradicionais confraternizações que demarcam o fim do ano laboral, com os lúdicos “amigos-secretos”, típicos ritos “de...
O furar bolhas necessário se cada dia
Você ainda acredita que furar bolhas é mimimi? Acorde, viu! Furar bolhas é fundamental para se tornar um profissional completo e capaz de agregar valor em sua área de atuação. Ao se manter restrito em um determinado ambiente, sem buscar experiências e conhecimentos...
Porque Lutamos todos os dias
O 8 de março existe porque a luta não acabou e é diária. Existe por todas as mulheres que foram silenciadas. Porque ainda somos desacreditadas quando sofremos violência doméstica, sexual, financeira e psicológica. Porque ainda sofremos com a hipersexualização que...
Minhas primeiras 24h no SXSW
Esse é um sonho que está sendo realizado, minha primeira vez no SXSW! E, pelas primeiras 24h já garanto, todos deveriam vir uma vez na vida. Porém, não basta comprar passagem, ingresso e hotel. É preciso se preparar, estar com a leitura em dia e de coração aberto para...
junte-se ao mercado