Sobre Valores e Valores
Entre as décadas de 80 e 90, uma empresa chamada Talent estava entre as 15 maiores agências de propaganda do país. Para quem não sabe, a Talent foi responsável por criar, durante os anos 80, o clássico “Bonita Camisa Fernandinho” para a marca de Camisas US Top e a campanha memorável “Não é assim nenhuma Brastemp” que mesmo depois de tanto tempo, volta e meia recebe uma nova roupagem.
Apesar do seu mérito criativo, a Talent se destacava realmente por ser uma das melhores agências de Planejamento do mundo. Devia isso ao talento incontestável do seu sócio fundador, Júlio Ribeiro que, além de ser um planejador incrível tinha convicções muito sólidas. Ao fundar a Talent, Júlio prometeu que jamais faria propaganda para empresas de cigarro, bebidas alcoólicas ou governos. Costumava dizer que todos esses faziam muito mal as pessoas. Foi fiel aos seus valores até o final da sua vida, mesmo reconhecendo ter perdido muito dinheiro com essa sua decisão.
Os anos passaram e a Propaganda Brasileira se firmou entre as melhores do mundo. Foi responsável por construir marcas memoráveis e grandes impérios. Como acontece em todas as partes do mundo, é também associada ao estímulo de hábitos consumistas que torna rapidamente obsoleto quase tudo o que compramos, fomentando o desequilíbrio social e ambiental, dizem os mais críticos. Há tempos a propaganda sente necessidade de se reinventar.
Eis que o futuro chega, surge a pandemia e Deus, que na bíblia do Kotler recebe o nome de Forças Macroambientais, resolve sacudir a poeira e acelerar vários processos, especialmente os tecnológicos, ecológicos e sociais. As questões que envolvem sustentabilidade têm sido debatidas constantemente em todo o mundo. Todos observamos a resposta do planeta ao turismo predatório ou as queimadas na Amazônia e Pantanal. As pautas da diversidade nunca foram tão imperativas.
Neste novo mundo não pode haver espaço para o racismo, machismo, homobofia e todas as formas de preconceitos que estruturaram a nossa sociedade desde que o mundo é mundo. Está na hora do reset. A SEMESP propôs resetarmos a educação em seu último congresso. O movimento Imperative 21, grupo formado por grandes empresas globalizadas, está propondo resetar o próprio capitalismo. E onde está você? Onde estamos nós publicitários neste contexto de reviravoltas e transformações?
A que tipo de negócios você como profissional e/ou empresário da propaganda deseja associar o seu saber, o seu tempo e a sua energia de agora em diante? Não seria a hora de aproveitar a nuvem de poeira para espanar tudo o que nos faz mal e também aos outros? Não seria a hora de entrar mesmo na caverna não apenas para nos autoavaliarmos enquanto indivíduos, mas avaliarmos as configurações mais profundas das atividades profissionais e os seus impactos em todo o ecossistema? Eu acredito verdadeiramente que a propaganda, por meio das escolhas e capacidade consultora que possui, tenha força suficiente para fazer a roda econômica e social girar em outra direção. Pode me chamar de Poliana. Ou melhor, de Júlio Ribeiro.
![Alessandra Calheira](https://abmp.com.br/wp-content/uploads/2019/08/alessandra_calheira.png)
Alessandra Calheira
Colunista
Ansiedade, estresse e correria – entre Chronos e Kairós
A experiência da ansiedade só é “divertidamente” nos filmes da Disney. Na vida real, cobra um pedágio altíssimo e requer maturidade emocional e resiliência. É sintomático que a animação “Divertidamente 2”, do estudio Pixar, tenha atingido um estrondoso êxito e muitos...
“Não espere ficar tudo bem pra ser feliz!”
Você já pensou o quanto de autorização pessoal pra ser feliz você se oferece? Quando é que, finalmente, você vai poder dizer: “Ah! Agora eu posso!” Se você ficar esperando estar tudo bem na sua vida pra poder celebrar, sorrir, curtir e agradecer, vai passar parte dela...
Marca: Porto.
Há cerca de dois meses, deixei o Brasil e vim para a Europa, trazendo comigo a curiosidade de um estudante de marcas e estratégia. Foi assim que Porto me capturou, não só pela riqueza cultural, mas pelo seu posicionamento tão marcante. Este texto difere dos...
Preparado para os próximos seis meses? Não desperdice tempo – foque em você!
Quando olhamos para o futuro, é essencial estarmos preparados para os desafios que estão por vir. Os próximos seis meses podem ser decisivos em nossas vidas, e é fundamental estarmos focados em nós mesmos, em nossos objetivos e em nosso desenvolvimento pessoal e...
Brasil, país dos influencers!
Não somos mais só o país do futebol ou do samba; somos, também, o país dos influenciadores e das redes sociais. Atente-se aos dados: de acordo com relatório do Influency.me – 84% das pessoas contam com as mídias sociais no momento da decisão de compra (fonte: ODM...
Consumo insustentável na sociedade do excesso
Recentemente, fui convidado pelo Instituto Multiversidad Popular, em Posadas, na capital da Província de Missiones, na Argentina, para falar para os alunos de curso de pós-graduação. A missão da “Multi”, como a instituição é carinhosamente conhecida, é difundir...
junte-se ao mercado