uma curtição chamada São João

jun/2021

Pelo segundo ano consecutivo, não será possível sentir os aromas das festas juninas nas ruas ou em espaços onde costumávamos “pular a fogueira” ou “dançar a quadrilha”. Assim como o trabalho e os estudos, as celebrações tradicionais tiveram que se transformar, literalmente, em festa caseira.

As ideias criativas têm se espalhado Brasil afora. De lojas de decoração às marcas de alimentos e bebidas, as empresas têm acompanhado o ritmo das adaptações domésticas. Como consumidor ou como profissional da área de comunicação e marketing, observo todos os esforços para manterem vivas as tradições, a alegria diante do caos, como também a sustentação financeira num cenário de grandes incertezas.

A Tok Stok, por exemplo, investiu em uma campanha atraindo os olhadores para os móveis temáticos, inspirando seus clientes a montarem um clima de Festa Junina dentro de seus lares. As produtoras de alimentas estão distribuindo receitas tradicionais ou inovadoras, influenciando os cardápios das famílias. As lojas de decorações têm publicizado que o São João tradicional tem a fogueira como símbolo, e com ela, uma boa conversa à sua volta. Na falta dela, alguns elementos da festa podem ser reproduzidos com a vantagem do conforto de casa, passando a conversa para sala, quintal ou varanda com bancos, poltronas e almofadas.

A era das lives permenece viva e tende a causar tráfego nas mídias online no dia 24 de junho! Artistas do mundo sertanejo retomaram suas rotinas de ensaios, enquanto igrejas católicas organizam encontros híbridos (fiéis dentro e fora das igrejas).

Interessante que, com a imaginação associada a poucos itens, é possível impactar significativamente a comemoração nas residências, criando um espaço para trocas e risadas. Reúna em casa a música, as roupas temáticas e os seus pratos favoritos para recriar em casa o ar de São João em detalhes. Pra mim, como um fã desta festa, o importante é manter a chama acesa dentro de nós!

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights. Publicitário e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projetos pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda.
Mais artigos

O Casulo Digital: Como o Celular Nos Afasta de Nossa Essência

Vivemos em uma era em que, paradoxalmente, a conexão digital nos desconecta de nossa essência. Cada vez mais, nos vemos presos a um "casulo" invisível, representado pelo nosso celular, que nos isola da realidade ao nosso redor. Em vez de usarmos a tecnologia como uma...

ler mais

Acolhimento e Fé: O Poder de Unir Corações

Acolher é um ato de empatia e humanidade que transcende qualquer crença religiosa. Independentemente de nossa fé ou das doutrinas que seguimos, todos temos a capacidade de oferecer e receber acolhimento, um gesto que está no cerne do que significa ser humano. A fé,...

ler mais

A Dança da Inclusão: Gestos que transformam

A importância de convidar, tirar para dançar e dar carona de volta em um baile vai muito além das ações em si; elas simbolizam a essência da diversidade e inclusão que a sociedade tanto almeja. Num mundo onde muitas vezes as diferenças são vistas como barreiras, esses...

ler mais

junte-se ao mercado