Responsabilidade Social é um compromisso individual

out/2018

A responsabilidade social é um compromisso de todos. Ao assumirmos isso, o exercício da cidadania sai do campo da teoria e vai para a prática. Afinal, todos podemos realizar ações em prol do coletivo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa Outras formas de trabalho 2017, 7,4 milhões de pessoas realizam trabalho voluntário no país, o equivalente a 4,4% da população com 14 anos de idade ou mais. Só na Bahia, são 540 mil pessoas dedicadas ao voluntariado, o que corresponde a 3,5% da população do estado na mesma faixa etária.

Na Santa Casa da Bahia, instituição reconhecida por sua atuação social, ética e transparente, temos hoje cerca de 200 voluntários atuantes nas unidades em diversas áreas como contadores de histórias, palhaços, músicos, aplicadores de reiki, massoterapeutas, instrutores de artesanato, pintura, culinária e dança, além daqueles que atuam no apoio administrativo.

Ser voluntário requer disponibilidade, tempo e entrega de si para ajudar outras pessoas. Mas é possível encontrar também diversas maneiras diferentes de fazer o bem. As doações em dinheiro apoiam e muitas vezes sustentam diversas instituições e, por isso, é a opção escolhida por muitas pessoas. No Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-Ba), temos cerca de 10 mil doadores mensais, que contribuem de forma significativa para o suporte oferecido às famílias das crianças e jovens na luta contra a doença. Segundo dados da Pesquisa Doação Brasil, encomendada ao Instituo Gallup pelo Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), os brasileiros doam em torno de R$ 20,00 a R$ 40,00 por mês, o que totaliza 13 bilhões de reais em doações de pessoa física por ano. O Nordeste foi apontado pelo levantamento como a segunda região do país que mais doa.

Cuidar da natureza e do ambiente que nos rodeia, atuando para garantir a sustentabilidade e um planeta melhor para as próximas gerações é outra maneira de exercitarmos nossa responsabilidade social. Segundo pesquisa realizada pela Gfk (Growth for Knowledge), cresceu a preocupação do brasileiro com o impacto ambiental dos produtos que consome. 57% dos entrevistados declaram que se sentem culpados quando fazem algo que desrespeita o meio ambiente e também 53% afirmaram que onde e como um produto é produzido é muito importante para eles na hora de decidir o que levam para casa.

Portanto, existem diversas maneiras de nos conectarmos com o próximo e exercitarmos nosso compromisso social. Assuma sua responsabilidade na construção de um mundo melhor e vá para o campo de ação!

Roberto Sá Menezes

Roberto Sá Menezes

Colunista

Provedor da Santa Casa da Bahia, fundador e presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA), membro do Conselho Fiscal da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID) e do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil (CMB).

 

Mais artigos

Davi: um símbolo de representatividade e superação no BBB24

A vitória de Davi no Big Brother Brasil 24 representa um marco importante para a representatividade do país. Davi, um jovem negro, mostrou que é possível que pessoas de diferentes origens tenham espaço e voz na mídia e na sociedade. Sua vitória não apenas quebra...

ler mais

O conhecimento é inovador e ilimitado

Todos sabem o quanto sou apaixonada pela temática de inovação e empreendedorismo. Além disso, nos últimos anos me interesso cada vez mais em participar de eventos nessa área, a fim de buscar refletir sobre o estado da arte de todas as áreas. Um evento de inovação...

ler mais

Desafios de branding para empreendedores

Eu sou consultar e empreendedor e por isso enfrento desafios grandes em relação à construção das minhas marcas (Objeto Dinâmico, essa não existe mais, a Branding Dinâmico – consultoria, a Baitech agência focada em tecnologia, e a Bait agência 360º). Obviamente, em...

ler mais

junte-se ao mercado